Um programa de Combate à Obesidade e ao Sobrepeso será instituído no Recife caso seja aprovado o projeto de lei 113/2012, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), que está em tramitação na Câmara Municipal. De acordo com a proposta o programa ficará sob a coordenação de um médico endocrinologista e terá como finalidade implementar ações eficazes para a reeducação de peso, o combate à obesidade adulta, infantil e mórbida da população recifense.
O vereador Menudo (PSB) elogiou obra da prefeitura no bairro de Roda de Fogo e aproveitou para parabenizar o aniversário do prefeito João da Costa comemorado hoje (6) . “Desejo tudo de bom para o prefeito João da Costa (PT) e que ele tenha uma caminhada de sucesso. E vamos fazer justiça com que o prefeito tem feito no Recife. Estive com João da Costa no bairro de Roda de Fogo, e ali havia um estado de abandono. Ele anunciou, na época, que o panorama ia mudar e assim fez. Parcerias com Orçamento Participativo, através das plenárias, fizeram com que fosse eleita uma Academia da Cidade para aquela localidade. Mas não foi simplesmente uma Academia feita, e sim um Parque, que até arquibancada tem. Os moradores hoje tem lazer, jogam dominó, principalmente os aposentados”, disse. Menudo ainda ressaltou que os moradores querem organizar uma Comissão e convidar os vereadores para visitar o local. “A Roda de Fogo está tão feliz que convidou vereadores para participar de uma Comissão denominada Amigos do Parque da Roda de Fogo. E nós estaremos junto com eles colaborando”, completou.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) defendeu na tribuna um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional de autoria do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Segundo o parlamentar, as cidades cujos gestores não fiscalizarem a ocupação irregular de áreas de risco e ribeirinhas, não receberiam auxílio da União em casos de alagamento.
Dois projetos de lei, que têm a ver com a problemática dos alagamentos e inundações no Recife nos períodos de chuva, que nos últimos anos têm se agravado, estão na ordem do dia da reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira, 6 de novembro, às 15h. Ambos são de autoria do vereador Múcio Magalhães (PT). Um deles, o de número 90/2011, torna obrigatória a adoção de reservatórios que permitam o retardo do escoamento das águas das chuvas para a rede de drenagem do Recife. O outro, número 91/2011, obriga aos estacionamentos de carro a adoção de um piso que seja drenante ou permeável.
Dez vetos totais e parciais dados pelo Executivo a projetos de lei aprovados pela Câmara do Recife, foram rejeitados por 20 a 3 votos, na tarde desta segunda-feira 5 pelo plenário da Casa. Os projetos de lei aguardavam parecer do Executivo que se manifestou pelo veto, ora parcial ora total. A votação foi realizada em bloco, ou seja, sem a discussão de cada veto dado.
Na tarde desta segunda-feira, 5, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) chamou atenção para as obras de revitalização do Canal do Jordão. Segundo ele, moradores da comunidade reclamam da qualidade do material utilizado e da má execução do serviço.
O prefeito João da Costa encaminhou o projeto de lei número 19/2012, à Câmara Municipal do Recife, com o objetivo de modificar a lei número 17.787/2012, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Desenvolvimento do Grupo Ocupacional Segurança Municipal. Com essa matéria o Poder Executivo espera “assegurar movimentação na carreira, regras de progressão, cargos e modelo de desenvolvimento continuado dos profissionais”, disse o prefeito em sua justificativa.
Se depender do vereador Jadeval de Lima (PTN), usuários de veículos de duas rodas (motos e motonetas), poderão trafegar pela faixa exclusiva dos ônibus. Ele argumenta que o projeto de lei, em tramitação na Câmara do Recife, tem por objetivo agilizar e evitar transtornos no trânsito do Recife. “Além disso, pode reduzir os acidentes, diminuindo os engarrafamentos em certos pontos da cidade, por exemplo, a Conde da Boa Vista”.
Dois projetos de lei com objetivos que, juntos, contribuem para agilizar o atendimento médico dos pacientes e evitar medidas terapêuticas e exames desnecessários estão tramitando na Câmara Municipal do Recife. Ambos são de autoria do vereador Estéfano Menudo (PSB) e serão distribuídos às comissões temáticas. Um deles, o de número 111/2012, recomenda a afixação de grupo sanguíneo e fator RH em capacetes de usuários de motocicleta residentes no Recife. O seguinte, número 112/2012, torna obrigatória a inscrição do grupo sanguíneo e do fator RH nas fichas escolares dos alunos da rede pública e particular de ensino.
O vereador Maguari (PSB) repercutiu hoje, 31, sobre o recebimento de documento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em resposta ao pronunciamento do parlamentar sobre as vias danificadas entre os bairros UR1, Barro, Jardim São Paulo, Engenho do Meio, Detran e Guabiraba. “Após o pronunciamento realizado há alguns dias atrás, recebi a comunicação do DNIT informando que em breve seria iniciada a recuperação da BR101. Só que os trabalhos começaram de forma irregular, com material de baixa qualidade. Alguns trechos estão sendo recuperados e quero dizer que vamos acompanhar todo o trajeto porque são muitos acidentes por conta da falta de responsabilidade de recuperar a via”, disse.