Notícias

Por iniciativa do vereador Carlos Gueiros (PTB), o Bispo Dom Alexandre Barbosa Ximenes recebeu na tarde desta quinta-feira 30, o Título de Cidadão do Recife. O vereador disse que desde 1972, quando obteve o grau de bacharel em Teologia, Dom Ximenes, iniciou sua formação acumulando extenso curriculum. Já no começo de seu ministério, ainda pastor, presidiu a Aliança das Igrejas Congregacionais do Brasil, em especial a de Campina Grande na Paraíba.

Na manhã desta quinta-feira, 30, a Câmara Municipal do Recife recebeu a visita de alunos do 6º período do Curso de Jornalismo da AESO - Faculdades Integradas Barros Melo. Eles vieram conhecer o funcionamento do legislativo municipal, numa atividade proposta pela disciplina de jornalismo político. No plenário, os estudantes acompanharam palestras de profissionais que atuam nos setores legislativo, cerimonial e de imprensa da Casa de José Mariano.

Ao participar de reunião da Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 30, o diretor de projetos da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, Manoel Damasceno, disse que “a CTTU não tem palavra de rei” e admitiu fazer alterações no binário da Estrada do Arraial e do Encanamento, na Zona Norte do Recife, implantado no dia 28 de julho. Diante das numerosas reclamações contra o binário, que teria atravancado o trânsito na região, ele adiantou que o órgão já está coletando informações para fazer os ajustes necessários. “O que estiver dentro das diretrizes serão implantado, se forem pertinentes”, admitiu.

A necessidade de se adotar uma política pública de defesa da vida animal no Recife, onde existem milhares de cães e gatos abandonados, cavalos usados para arrastar carroças além do peso suportável e a prática da eutanásia animal se pratica à revelia da lei, serviu de tema para audiência pública que lotou o plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Ela foi realizada pela vereadora Aline Mariano (PSDB), na manhã desta quarta-feira, 29. Representantes de ONGs e pessoas que fazem parte do movimento social que exige respeito aos animais compareceram para discutir questões referentes ao Pacto Pela Vida Animal. “A proteção e o bem estar dos animais é um dos temas de relevância para o público em geral. Essa é uma questão ética, científica, econômica e política e que coloca o sentido da responsabilidade pública no cerne das discussões”, disse a vereadora.

Dois projetos de desafetação de logradouros públicos do Recife, que estavam em tramitação na Câmara Municipal, foram aprovados em segunda discussão durante reuniões realizadas nesta terça-feira, 28. Um deles desafeta as áreas da Rua Elias Gomes, localizado no Loteamento Pina de Dentro, no Bairro do Pina, em favor da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil. O outro, refere-se a parte da Rua da Linha, no Bairro da Imbiribeira, para viabilizar importante obra de interesse público executada pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria das Cidades, e que integra a infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014.

A pauta da plenária desta terça-feira, 28, contou com quatro Projetos de Lei que foram aprovados em primeira e segunda discussão, após a instalação de reunião extraordinária, e seguirão para sanção do Executivo. Um dos aprovados é de autoria do vereador Aerto Luna (PRP), que declara de utilidade pública o Instituto Solidare, que desenvolve programas de assistência voltados para as áreas de educação, saúde, esporte e desenvolvimento social para os cidadãos que se encontram em situação de exclusão social.

O vereador Sérgio Magalhães (PSD) disse que os serviços de varrição e coleta de lixo do Recife estão precários e que a Vital Engenharia Ambiental, prestadora de serviço da prefeitura, já demitiu cerca de 300 servidores terceirizados que prestam serviços de Limpeza Urbana na cidade de Recife. Ele fez a afirmação no plenário da Câmara Municipal, durante reunião ordinária desta terça-feira, 28. “Há rumores de que a empresa, que já demitiu centenas de garis, já tem planos demitir outros 300”, disse.

Ao elogiar a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Maria da Pompeia, que teria “dado provas de que reconhece as dificuldades da população recifense quando aceitou rever o binário da Estrada do Encanamento”, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) fez um apelo para que a gestora também melhore o acesso ao Hospital Geral de Areias (HGA). Ele fez o apelo na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira, 28.

Apenas 10,6% do dinheiro orçado para este ano foi usado, nos seis primeiros meses, pela Prefeitura do Recife. Isso significa que a PCR desembolsou, para obras e serviço, R$ 111,16 milhões dos 1,04 bilhão previstos para todo o ano de 2012. Esses números, publicados em matéria do Jornal do Commercio, foram apresentados e lamentados em plenário pela vereadora Priscila Krause, durante reunião ordinária desta segunda-feira, 27. “É um valor que está muito abaixo das expectativas. É por isso que andamos no Recife com as calçadas cheias de buraco. As escolas municipais e os postos de saúde estão em situação de calamidade”, afirmou.

O vereador Carlos Gueiros informou durante a reunião plenária desta segunda-feira, 27, que vai apresentar um projeto de lei substitutivo ao projeto 24 /2011 do Poder Executivo que desafeta, com base na Lei Orgânica, parte da rua Elias Gomes no Loteamento Pina de Dentro, e ao mesmo tempo autoriza a alienação do domínio em favor da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil. O parlamentar decidiu modificar o projeto para deixar claro o objetivo da proposta, que segundo Carlos Gueiros é doar a área à província mantenedora da Igreja Matriz do Pina. “Não é alienação, mas uma desapropriação onerosa. Estou preparando um substitutivo. Agente altera e esta casa toma a iniciativa de fazer a doação, propor a doação gratuita”, explicou Gueiros.