O vereador Luiz Eustáquio (PT) acusou na tarde desta terça-feira, 05, na Câmara do Recife, a oposição de fazer “cortina de fumaça e “espuma” ao realizar denúncias inconsistentes com o objetivo de passar imagem negativa da gestão. Ele disse que alguns vereadores de oposição praticam o denuncismo apenas para aparecer na mídia. “Eles vêm aqui afirmando que têm uma bomba sobre o Reluz e não passa de um traque de massa. São denúncias vazias. Fazem isso para se promoverem”.
A espera durou bastante. Foram necessários 50 anos para o sonho da Rádio Frei Caneca sair do papel e entrar na casa dos recifenses. Idealizador deste sonho - que nasceu num projeto promulgado pelo Legislativo em 1960 - o vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) subiu à tribuna da Câmara nesta terça-feira, 05, para falar de suas expectativas sobre o que considera um dos mais importantes instrumentos da democracia. Semana passada o prefeito do Recife, João da Costa, anunciou que o Ministério das Comunicações concedeu a outorga e a rádio começa a funcionar em dezembro, na freqüência 101,5 FM.
A Doutora Vera Lopes (PPS) declarou seu apoio à mobilização realizada pelos profissionais de saúde da rede municipal. Eles realizaram uma paralisação de advertência na manhã desta terça-feira, 5, para decidir se entrarão em greve geral. Eles querem assegurar o reajuste salarial de acordo com as determinações da Federação Nacional dos Médicos.
A merenda escolar voltou a ser tema de pronunciamento do vereador André Ferreira (PMDB). Na reunião plenária desta terça-feira, 05, o parlamentar questionou mais uma dispensa de licitação no valor de R$ 7,8 milhões publicada no Diario Oficial de hoje para a empresa SP Alimentações.
O projeto que institui o Plano Municipal de Transporte e Mobilidade foi alvo de críticas do vereador Maré Malta (PPS) na tarde desta terça-feira, 05. O parlamentar disse que participou de um fórum sobre o tema, promovido pelo Diario de Pernambuco, onde declarou que a proposta do Executivo não é um projeto e sim uma carta de intenções.
Durante a reunião desta terça-feira, 5, o vereador Múcio Magalhães (PT) parabenizou os profissionais que atuam no serviço de atendimento ao cliente, os operadores de telemarketing, cujo dia é comemorado em 4 de julho. “São uma importante peça na efetivação dos direitos do consumidor, já que o Código de Defesa do Consumidor estabelece regras que obrigam as empresas a criarem um canal de comunicação ágil e direto com os clientes”.
As comissões de Orçamento e Finanças e de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife realizaram reunião extraordinária em conjunto para discutir o projeto de lei 11/2011 do Executivo, que dispõe sobre a remuneração dos servidores efetivos e comissionados da administração direta, autarquias e fundações do Recife. “Esta é uma reunião que realizamos todos os anos, sempre que recebemos a mensagem do aumento do funcionalismo. Ela tem o objetivo de colher informações do Poder Executivo e das diversas categorias envolvidas no projeto”, explicou o vereador Carlos Gueiros (PTB), que presidiu a reunião, na manhã desta terça-feira, 5.
O presidente em exercício Marcos Menezes (DEM) leu durante a reunião plenária desta segunda-feira, 04, o projeto de lei de nº 12/2011 que institui o Plano Municipal de Transporte e Mobilidade. A matéria de autoria do Executivo e aguardada pelos parlamentares, chegou à Casa na última sexta-feira. No sábado, o presidente Jurandir Liberal convocou uma coletiva de imprensa para anunciar o projeto e a comissão responsável pela análise da proposta. Mas a decisão gerou polêmica no plenário.
O vereador Gilvan Cavalcanti (PMN) informou nesta segunda-feira, 4, na Câmara do Recife que elaborou um projeto de lei para regulamentar a profissão de flanelinhas. Segundo ele, há no meio desses profissionais muitos pais de famílias, e muitos bandidos. Ao todo são 12 artigos que deverão ser analisados pela Comissão de Segurança da Casa, onde receberá parecer.
No último dia 16 cerca de cem comerciantes que trabalham no entorno da Universidade Federal de Pernambuco participaram de uma audiência pública na Câmara para discutir o reordenamento e a reabertura de suas barracas, que foram retiradas do local pela Prefeitura do Recife desde o mês passado. Os integrantes da Associação de Barraqueiros da UFPE voltaram à Câmara e acompanharam a reunião plenária desta segunda-feira, 4, quando foi formada uma comissão parlamentar para tratar do assunto junto com o Executivo.