Notícias

A vereadora Aline Mariano (PSDB) denunciou, nesta segunda-feira (17), na Câmara do Recife a suspensão de diversos serviços realizados pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) por falta de funcionários. Entre eles, a suspensão de oficinas pedagógicas, elaboração do plano de enfrentamento da violência doméstica e sexual e o atraso no repasse de recursos.

Foi sancionada no Recife a lei nº. 17.621/10, que alerta sobre os riscos do Bullying nas escolas da rede pública municipal. O novo termo, ainda sem tradução para a língua portuguesa, significa o ato de zombar das pessoas, seja dentro ou fora do ambiente escolar. O autor do projeto é o vereador Estefano Menudo (PHS), que alertou em plenário, sobre o aumento no número de casos de Bullying registrados na Região Metropolitana. “É algo que tem trazido transtornos a crianças e adolescentes, e gerado até ocorrências em delegacias, onde há registros de agressão verbal, lesão corporal e até morte. Na semana passada, uma menina teve o rosto cortado por um grupo de colegas de sala”.

A grande quantidade de baronesas no Açude de Apipucos, um reflexo da poluição do local, levou o vereador Marcos Menezes (DEM) à tribuna da Casa, durante a sessão plenária desta segunda-feira (17). Ele destacou a necessidade de se rever a limpeza diária que é feita pelo Executivo na área.

Apesar de ter ressaltado a importância da realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, e do Recife ter sido escolhida uma das cidades sedes do evento, a vereadora Aline Mariano se mostrou preocupada com os gastos para a construção da Arena da Copa em São Lourenço da Mata, município da Região Metropolitana. Na sessão plenária desta segunda-feira (17), ela disse que irá apresentar um requerimento para criação na Câmara de uma comissão suprapartidária com o objetivo de incluir o legislativo na discussão.

Dentro das comemorações dos 160 anos de existência, o Teatro Santa Isabel receberá homenagem do presidente da Câmara Municipal do Recife, Múcio Magalhães (PT). No dia 18 de maio, às 15h, durante o grande expediente da reunião plenária, será entregue placa comemorativa à diretora do teatro, Simone Figueiredo. Os ex-diretores também participarão da solenidade, que contará ainda com a presença de diversas personalidades de expressão cultural do Recife.

Um assunto polêmico mobilizou vereadores, professores, pais de alunos e representantes da Secretaria Municipal de Educação do Recife nesta quarta-feira (12). A audiência pública promovida pelo vereador André Ferreira (PMDB) discutiu a educação sexual nas escolas da rede municipal. O ponto central do debate foi o livro “Mamãe como eu nasci?” distribuído pela Secretaria de Educação para alunos do ensino fundamental da rede pública. “A forma como este livro aborda o tema não traz qualquer benefício para as crianças. Ao contrário, mexe com o imaginário de pequenos que ainda não possuem o discernimento para entender as situações ali abordadas”, disse o vereador.

Entre os nove pareceres apresentados pelos vereadores da Comissão de Legislação e Justiça, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (12), foi aprovado o que obriga os hospitais e demais unidades de saúde de atendimento de urgência do Recife a terem vacina e o soro antitetânico para aplicação imediata nos casos de acidentados (de qualquer gravidade). O projeto, de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS), agora seguirá para outras comissões temáticas antes da votação em plenário.

Auxiliares e técnicos de Enfermagem do Recife, junto com servidores da Assistência Social, que estão em greve e em negociação por aumento salarial com o Executivo, lotaram a sessão plenária desta terça-feira (11). Em resposta aos profissionais da Saúde, o vereador Daniel Coelho (PV), falou sobre o encontro entre a Comissão formada na Câmara por vários parlamentares, inclusive por ele, para acompanhar a remuneração dos servidores, e o secretário da pasta, Gustavo Couto. O parlamentar fez várias críticas porque até agora não foi apresentada uma proposta de reajuste para a categoria.

Contrário ao projeto que pune quem se manifestar publicamente contra homossexuais, o vereador Luiz Eustáquio (PT), em discurso durante a sessão plenária desta terça-feira (11), comunicou a realização de uma nova audiência pública, no próximo dia 31, para discutir a proposta que tramita no Senado. “Não temos nada contra a homofobia, mas não podemos permitir que uma lei venha criminalizar pessoas com opiniões diferenciadas. É preciso discutir com a sociedade e colocar o nosso ponto de vista”. O parlamentar e vários religiosos acreditam que, com a aprovação da lei, pastores e padres serão impedidos de trabalhar já que recitam trechos bíblicos contrários aos homossexuais e poderão ser processados.

A mensagem de aumento salarial dos servidores municipais ainda não chegou à Câmara do Recife, mas técnicos e auxiliares da Saúde participaram da sessão desta terça-feira (11) para adiantar o debate e pedir a equiparação salarial da produtividade. Tal como os funcionários do IASC, eles estão há duas semanas fazendo paralisações de advertência. A vereadora Vera Lopes (PPS) defendeu o pleito. “O que estamos vendo é um verdadeiro caos. Enquanto temos uma epidemia de dengue na cidade, os técnicos e auxiliares da saúde estão em greve. As policlínicas estão lotadas e a população sente a falta destes profissionais”.