Notícias

A Unidade de Pronto Atendimento com Especialidades (UPAE) da Mustardinha, Zona Oeste do Recife, cujas obras já foram concluídas, e que será entregue em breve à população, foi comemorada pela vereadora Natália de Menudo (PSB), durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (17). Ela exaltou a importância da unidade no bairro, que oferecerá mais de 10 especialidades. “A UPAE da Mustardinha é um equipamento de saúde fundamental, que tem uma abrangência muito grande, dando qualidade de vida à população recifense”, disse.

Com base em matéria publicada na coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) criticou os gastos da Prefeitura do Recife com publicidade este ano. Repetindo os dados do jornal, o parlamentar disse que houve um aumento nesse item. “O orçamento inicial da gestão era de R$ 55 milhões, um valor já absurdo mas, não contente, o prefeito resolveu turbiná-lo, aumentando em em R$ 27,5 milhões o dinheiro destinado à área”, disse o parlamentar, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (17).

Com vistas à sucessão municipal de 2024, o Partido dos Trabalhadores (PT) vai se reunir para debater quais orientações que o diretório municipal da sigla no Recife deverá seguir no pleito do próximo ano. A informação foi anunciada pelo vereador Osmar Ricardo (PT), nesta terça-feira (17), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Segundo o parlamentar, o encontro será realizado no Clube das Pás, no bairro de Campo Grande, Zona Norte, às 9h.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante reunião plenária realizada nesta terça-feira (17), para responder críticas do líder da oposição, Alcides Cardoso (PSDB), em relação a uma matéria do jornal Folha de São Paulo, publicada na coluna Painel, tendo como título: Prefeito do Recife turbina comunicação em ano pré-eleitoral.

A vereadora Aline Mariano (PP) fez um apelo “em nome dos recifenses” para que a governadora Raquel Lyra sente na mesa de negociações com os delegados de polícia do Estado, visando apresentar alternativas trabalhistas para a categoria, assim como “também expor o plano de segurança pública que já foi anunciado, mas até aqui desconhecido”. A parlamentar criticou a falta de segurança no Estado durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (17).

Na tarde desta segunda-feira (16), a Guarda Municipal do Recife foi homenageada, por meio de uma reunião solene, promovida pelo vereador Paulo Muniz (SD). “Fundada em 22 de fevereiro de 1893, é uma instituição não apenas considerada a mais antiga do Brasil, mas também um pilar fundamental na segurança e bem-estar da nossa cidade”, ressaltou o parlamentar. Na ocasião, 101 profissionais da corporação receberam um certificado pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Felipe Oliveira do Nascimento, secretário executivo de Gestão de Segurança Urbana do Recife, compôs a mesa da solenidade e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu o evento.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (16) um conjunto de três requerimentos aprovados de forma conjunta pelas vereadoras e pelos vereadores que compõem a Frente Parlamentar pelo Centro do Recife. A presidente do grupo, vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discursou na tribuna para defender as indicações ao Poder Executivo, que incluem pedidos de planos específicos para o comércio popular, cadastramento de guardadores de automóveis e ativação de corredores de comércio.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) repudiou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16), as ofensas racistas sofridas por um frentista em Curitiba (PR) e que se tornaram conhecidas a partir da divulgação de um vídeo pelas redes sociais, que teve repercussão nacional. De acordo com o parlamentar, o trabalhador, que é nordestino, também sofreu ataques xenofóbicos. “Eu fiquei muito estarrecido ao ver o vídeo onde o homem se dirigia ao frentista com insultos racistas e xenofóbicos”, disse.

A insuficiência de ônibus que atenda de forma satisfatória aos usuários do Recife foi criticada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16). Ele atribuiu o baixo contingente dos ônibus ao Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano, empresa responsável pelo gerenciamento do transporte, que retirou 200 ônibus de circulação com a justificativa de que algumas linhas de ônibus tiveram redução de frota.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou o Dia do Professor, celebrado anualmente em 15 de outubro e também tratou sobre outro tema, que foi a guerra no Oriente Médio, entre judeus e palestinos, iniciada este mês. Sobre o Dia do Professor, ela exaltou a importância da profissão para a formação da sociedade. “Eu tenho muito orgulho de ser professora. A educação é o pilar da sociedade e precisamos ser valorizados, porque nenhum profissional chegou aonde está sem ter passado pelas mãos de um professor ou professora”, disse.