Entre as memórias afetivas que ele tem da cidade está o vendedor de cuscuz, personagem recifense que percorre as ruas, com um apito e o seu tabuleiro, nos domingos pela manhã, para anunciar que tem pão de milho, novinho e quente, para vender. Todas as vezes que o professor Evanildo Bechara, 96 anos, retorna à cidade natal, faz questão de comprar e comer a iguaria vendida na rua. Por isso, não podia ser diferente, num dia especial: na reunião solene realizada pela Câmara Municipal do Recife, no final da tarde desta quarta-feira (11), para entregar a ele a Medalha de Mérito José Mariano, foi homenageado também quando um vendedor de cuscuz entrou no plenário da Casa, para repetir o gesto que ainda hoje emociona o professor, escritor, especialista em língua portuguesa e membro da Academia Brasileira de letras (ABL).
O jornalista e empresário soteropolitano Vicente Jorge Espíndola Rodrigues é o mais novo detentor do Título de Cidadão do Recife. A honraria foi concedida pela Câmara Municipal na noite desta terça-feira (10), em cerimônia promovida no plenário do Poder Legislativo por iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB). Conduzida pelo presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), a solenidade contou com a presença de representantes do meio político, como o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Num balanço de quatro anos de trabalho – o equivalente a dois biênios – a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal do Recife constatou que obteve resultados expressivos entre os anos de 2021 a 2024: apreciou 110 projetos de lei; promoveu importantes discussões como violência contra a mulher; autonomia econômica; saúde da mulher; direitos da comunidade LGBT; violência política; acesso à moradia; realizou visitas ao Centro de Referência Clarice Lispector; e diálogos com especialistas sobre a questão da mulher, além de mediar políticas junto à Secretaria Municipal da Mulher.
Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), e com a presença da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se na tarde desta terça-feira (10), por videoconferência. O colegiado destacou que seria a última reunião do ano, apresentou um balanço dos trabalhos realizados e, além disso, analisou 14 proposições.
Pelo menos 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, representando cerca de 24% da população do país, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Recife, por sua vez, é uma das capitais com o maior número de deficientes, se comparada com as outras. Baseado em dados como esses, o vereador Tadeu Calheiros (MDB) promoveu audiência pública na tarde desta terça-feira (10), para dar efetivação das políticas públicas para pessoas com deficiência no município do Recife. O debate reuniu representantes da Associação Beneficente de Pessoas com Deficiência; Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUD); Conselho Municipal de Assistência Social; e da Defensoria Pública de Pernambuco.
O projeto de lei Ordinária de número 103/2024, que dispõe sobre a ampliação da publicidade e divulgação da Entrega Voluntária Legal de crianças e adolescentes para a adoção nas unidades públicas e privadas de saúde situadas no município do Recife, de autoria do vereador Felipe Alecrim (PSC), foi discutido nesta terça-feira (10), na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária, além do autor do projeto, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) também teceu comentários sobre a proposta.
O Recife pode ganhar um mês de conscientização para a erradicação da violência contra a mulher. Trata-se do projeto de lei Ordinária (PLO) nº 91/2024, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que institui o “Agosto Lilás”. A proposição foi aprovada em segunda votação na Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta terça-feira (10) e segue para sanção do prefeito da cidade.
A defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e elogiosas referências aos profissionais que trabalham no serviço público de saúde, sobretudo os que fazem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu Recife, foi tema de discurso do vereador Tadeu Calheiros, cujas palavras foram ratificadas pelo vereador Samuel Salazar, ambos do MDB. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (10), as categorias de socorristas, técnicos em enfermagem, paramédicos e médicos foram reconhecidas e citadas como aquelas cujos profissionais fazem a diferença na vida do cidadão brasileiro.
Dois temas foram abordados, em tom de alerta, pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (10): o primeiro foi o uso indevido de dados pessoais na internet, sem autorização das pessoas envolvidas e o segundo foi a utilização das arminhas com balas de gel, que estão sendo manuseadas por crianças e adolescentes. Ambos os assuntos, segundo a parlamentar, precisam ser amplamente debatidos.
O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (10) para repercutir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) sobre a geração de empregos com carteira assinada na capital pernambucana. Segundo o parlamentar, em novembro a cidade “registrou um saldo positivo de 1.775 novos postos de trabalho formais, sendo o décimo mês consecutivo na alta desse dado tão importante”. Coutinho disse que os resultados, puxados pelos setores de comércio e serviços, estão associados à política de geração de empregos e atração de empresas desenvolvida pela gestão do prefeito João Campos (PSB). “Com esse resultado, o Recife chegou a 99.794 empregos formais criados desde o início da gestão do prefeito João Campos. Atualmente, o estoque de empregos ativos na cidade cresceu para 562.166 vínculos de trabalho, o maior patamar da história recente da nossa cidade”, destacou.