Notícias

As condições de infraestrutura da Escola Municipal Anita Paes Barreto, localizada no bairro do Fundão, Zona Norte da cidade, foram criticadas pelo vereador Eduardo Moura (Novo) durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (20). Ele exibiu fotos do local. que mostraram os problemas descritos. “Isso aqui é uma fossa aberta dentro da sala de aula onde ficam professores e alunos da escola do Fundão. Outra imagem é de um vazamento de água em cima de equipamentos elétricos ligados dentro de uma sala. É uma casa apertada com três salas muito pequenas". O parlamentar aproveitou para cobrar do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) que se debruce sobre estas questões.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento número 3970/2025, de sua autoria, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (20). A proposição, dirigida ao prefeito João Campos, solicita que “seja promovida a restauração e sinalização do túmulo da escritora feminista e sufragista Martha de Holanda, localizado no Cemitério de Santo Amaro, visando o resgate e a valorização de sua história e contribuições para a literatura e para a luta pelos direitos políticos das mulheres em Pernambuco. Queremos integrar o túmulo ao cenário cultural e político do Recife”, disse. O requerimento foi aprovado. Cida Pedrosa argumentou que Martha de Holanda foi a primeira pernambucana a votar no Brasil e também a primeira mulher, junto a Edwiges de Sá Pereira, a se candidatar a deputada em Pernambuco. “Na década de 1930, ela foi candidata avulsa porque os partidos negaram-lhe legenda”, disse. “Ela foi a única mulher que representou o Brasil em 1945 na construção da Carta de Direitos Humanos e lutou pelos direitos das mulheres".

Uma ferramenta inovadora que conecta cidadãs e cidadãos aos serviços públicos e que se tornou referência nacional em tecnologia. Foi assim que o vereador Carlos Muniz (PSB) definiu o Conecta Recife, espaço virtual da Prefeitura do Recife que foi impulsionado durante a pandemia de covid-19 e se consolidou como a plataforma central dos serviços públicos da capital. Em um discurso proferido na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (20) Muniz exaltou o a iniciativa, que hoje concentra mais de 800 serviços da Prefeitura, acessíveis por meio de aplicativo próprio e WhatsApp. “O Conecta Recife é exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada de forma inteligente para aproximar o poder público do cidadão, modernizar serviços e melhorar de forma concreta a vida das pessoas”, disse.

Uma modificação relativa ao domicílio fiscal de empresas que atuam no ramo das plataformas de apostas – mais conhecidas como ‘bets’ – no Recife foi tema de debate durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (20). Em um discurso na tribuna, o líder do governo no Poder Legislativo, vereador Samuel Salazar (MDB), rebateu publicações na imprensa e nas redes sociais que afirmam que o Poder Executivo diminuiu a alíquota do Imposto Sobre Serviço (ISS) dessas empresas de 5% para 2%. De acordo com ele, bets com sede no centro do Recife já pagavam a alíquota de 2% – a mudança apenas estendeu o benefício para toda a cidade. O vereador Thiago Medina (Novo) também participou da discussão.

Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (20), o vereador Carlos Muniz (PSB) debateu o requerimento de número 3917/2025, de sua autoria, que concede voto de aplausos e congratulações a Leandro Pereira Souto, guarda civil municipal, “pelos excelentes serviços prestados ao município do Recife”. O requerimento foi aprovado. O vereador Junior de Cleto (PSB), que concedeu voto de aplauso ao mesmo homenageado na reunião de ontem, segunda-feira (19), também debateu o requerimento.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) subiu à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (19) para discutir uma série de requerimentos de sua autoria que se encontravam em votação. Dentre eles, o de nº 3.636/2025, que pede ao Poder Executivo a adoção de medidas de fiscalização permanente para garantir o cumprimento da lei municipal nº 18.978/2022 – a lei que obriga a veiculação de mensagem de combate à violência contra a mulher e ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nos shows que forem realizados no município. O pedido foi aprovado após o debate, que contou com a participação do vereador Felipe Alecrim (Novo).

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (19), vereadores debateram questões referentes à educação e à saúde da cidade. O debate foi iniciado pelo vereador Eduardo Moura (Novo), que subiu à tribuna para destacar diversos requerimentos de sua autoria que tratam dos temas. Ele recebeu apartes do vereador Felipe Alecrim (Novo) e da vereadora Natália de Menudo (PSB). Em seguida, o vereador Rinaldo Junior (PSB) também ocupou a tribuna e defendeu a gestão municipal.

O vereador Alef Collins (PP) destacou o requerimento 3907/2025, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações ao deputado federal Eduardo da Fonte, por ter sido escolhido para presidir a Federação União Progressista em Pernambuco. O assunto foi levado à tribuna na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (19). “Gostaria de parabenizar o deputado federal Eduardo da Fonte pela presidência da Federação e pelo trabalho prestado em Pernambuco. Eduardo da Fonte, junto ao também deputado federal Lula da Fonte, são os que mais fazem entregas ao setor da saúde. São equipamentos muito caros e os hospitais não têm condições de adquirir. Já foram entregues, por exemplo, um acelerador linear e um pet scan no Hospital de Câncer, além de um eletrocardiógrafo no Hospital Universitário. Temos em torno de 47 prefeituras, juntando os Partidos Progressistas e União Brasil, então estamos mostrando a força do trabalho de ambas as siglas”.

O vereador Fred Ferreira (PL) fez questão de salientar, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, um projeto de lei de sua autoria que deu origem à lei municipal nº18.696/2020, que dispõe sobre a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Recife do “Dia da Família Recifense”, a ser comemorado no primeiro domingo após o Dia Internacional da Família (15 de maio). O parlamentar disse, durante discurso realizado nesta segunda-feira (19), que a família é a base da sociedade. “A valorização da família é aquilo que há de mais importante na nossa vida. Temos que cuidar e cultivar cada vez mais. Família é onde a gente aprende a amar, ter o respeito por outras pessoas desde o início de nossas vidas, e que levamos para a vida toda. Essa Lei, antes de tudo, é uma forma de lembrar a todos que a família merece ser valorizada, cuidada e respeitada. Em nome dessa Casa, eu venho aqui, nessa tribuna, parabenizar a todas as famílias recifenses”.

Ao discutir dois requerimentos de sua autoria, ambos referentes à Torre do Zeppelin, localizada no bairro Jiquiá, Zona Oeste, o vereador Gilson Machado Filho (PL), fez uma crítica à Prefeitura do Recife, na reunião plenária realizada nesta segunda-feira (19). Ele afirmou que a gestão municipal não prioriza o turismo. “Acho que 95% dos recifenses nem sabem que a torre existe, e ela poderia ser um ponto de atração turística do Recife”. Os requerimentos, aprovados, são dirigidos à presidência da Autarquia de Limpeza Urbana (Emlurb). O de nº 3662/2025 pede limpeza e capinação nos arredores da Torre do Zepelin; e o de nº 3663/2025 solicita a pintura e a revitalização da torre. Para justificar as propostas, o vereador lembrou de fatos históricos ligados à torre. “O Recife foi o primeiro ponto da América do Sul a ser ligado com a Europa. Em 1930, o Graf Zeppelin veio até o Recife e pousou no Jiquiá, ao lado do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Hoje, a torre só está de pé por causa do Bope”, disse.