O vereador Almir Fernando (PCdoB) anunciou que realizará uma audiência pública no dia 22 deste mês para debater os problemas de abastecimento de água dos bairros da Zona do Recife. “A falta de água é um grave problema enfrentado pela população. Por isso, vou debater esse tema e quero aproveitar para convidar a todos para a audiência. Ela contará com a presença do diretor Regional Metropolitano da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Flávio Coutinho”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (12).
Os 487 anos do Recife, a importância de serviços de infraestrutura na cidade e a mudança de legenda partidária foram assuntos que marcaram o pronunciamento do vereador Ronaldo Lopes (PP), nesta terça-feira (12), na Câmara Municipal. O parlamentar informou, durante a reunião plenária, que deixou o Partido Social Cristão (PSC) e assumiu a liderança do Partido Progressistas (PP) na Casa.
A vereadora Liana Cirne (PT) debateu em bloco três requerimentos de sua autoria, com o objetivo de conceder voto de aplausos e congratulações a pessoas da área jurídica e a um artista da cultura popular. Os requerimentos foram aprovados durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (12). Um desses requerimentos foi o de número 1642/2024, destinado à coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e vice-diretora da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), a desembargadora Daisy Andrade Pereira, pela coordenação da 26ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.
Na noite da última segunda-feira (11), o vereador Chico Kiko assinou sua ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O ato foi o tema de um discurso proferido na reunião plenária desta terça-feira (12) pelo parlamentar, antes filiado ao Partido Progressista (PP). Na ocasião ele teceu agradecimentos à antiga legenda e falou sobre suas perspectivas na nova sigla partidária.
A democratização do orçamento público municipal e a transparência na divulgação de dados foram os temas abordados pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (12). “Estamos cansados de ouvir a Prefeitura do Recife replicando prêmios que o Portal da Transparência ganhou, como se esses prêmios dissessem que de fato temos transparência na cidade do Recife”, afirmou. Junto às críticas, o parlamentar sugeriu três medidas que, segundo ele, podem melhorar não só a arrecadação, como também a transparência das informações.
O vereador Felipe Alecrim (Novo) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião Ordinária desta terça-feira (12), para contestar, mais uma vez, as informações sobre a emenda a um projeto de lei do Executivo que tramitou na Casa em dezembro do ano passado. A proposta do Executivo altera uma lei sobre um plano de incentivos a projetos habitacionais populares.
“Sempre fiz a defesa dos trabalhadores aqui”, disse o vereador Rinaldo Junior (PSB) durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (12). A afirmação serviu de introdução para o anúncio de um projeto de lei, de autoria do parlamentar, que objetiva punir com o encerramento do contrato, as empresas prestadoras de serviços à Prefeitura, que não pagarem os salários aos funcionários por três meses consecutivos.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) analisou o requerimento nº 1664/2024, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito do Recife para que, nas contratações de serviços de segurança e vigilância terceirizados pela administração municipal direta, seja estabelecida a reserva de 30% das vagas para a contratação de mulheres. Diversas profissionais estiveram presentes nas galerias da Casa. A parlamentar também debateu o requerimento 1711/2024 que trata das obras que irão ocorrer na Rua do Lazer, bairro da Boa Vista. Os assuntos foram abordados nesta terça-feira (12), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) disse que medidas recentes adotadas pela gestão municipal têm dificultado o acesso às informações no Portal da Transparência da Prefeitura. Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (12), ele considerou que está em curso um processo de migração do sistema financeiro no Portal, mas reclamou que “não há nenhum aviso aos visitantes do site sobre a mudança ser temporária”.
As críticas do vereador Felipe Alecrim (Novo) à tramitação de um empréstimo da Prefeitura no valor de R$ 200 milhões junto ao Banco do Brasil voltaram a ser tema de debate na Câmara do Recife nesta terça-feira (12). Durante a reunião plenária, o líder do governo, vereador Samuel Salazar (MDB), ocupou a tribuna para defender a conformidade da aprovação do empréstimo com o Regimento Interno da Casa.