Notícias

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife na reunião plenária desta terça-feira (28), para falar da situação das academias da cidade e também das políticas para assistência aos recifenses que têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em relação ao primeiro tema ele disse que falava “com um misto de alegria e tristeza” e que, sobre o segundo, lembrou que dispõe de uma proposição que visa dar mais assistência a essa população.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) discutiu o requerimento número 1648/2023, de autoria dos vereadores Pretas Juntas (PSOL) e Ivan Moraes (PSOL), que concede voto de aplausos à ação Fique Suave, idealizada e executada pela Escola Livre de Redução de Danos, pelos serviços de atenção, cuidado e acolhimento voltado às pessoas usuárias de álcool e outras substâncias psicoativas, durante os carnavais de 2020 e 2023 nas ladeiras do sítio histórico de Olinda. “Eu percebo não ter condições de dar um voto de aplauso nesse caso. O trabalho da Escola Livre de Redução de Danos pode ter sido na intenção de redução, mas o que foi visto na imprensa, e que virou caso de polícia, foi como a mensagem foi passada na ação".

O requerimento número 1204/2023, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), concede voto de protesto à Escola Livre de Redução de Danos, por fazer apologia ao uso de drogas ilícitas durante o carnaval deste ano. A proposição foi defendida pela própria autora, durante discurso na reunião plenária realizada nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal do Recife. A matéria foi aprovada em plenário por 11 votos sim e oito votos não.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (28), durante a reunião plenária, para fazer uma análise sobre o funcionamento de órgãos e setores que são de reponsabilidade do governo de Pernambuco. Ele teceu reclamações quanto à saúde, segurança, abastecimento de água, investimentos em obras e transporte público, e fez uma comparação com o novo governo Federal, funcionando há 90 dias, onde recursos já foram liberados para a capital pernambucana.

A situação de insegurança dos moradores do bairro de San Martin, mais especificamente na comunidade da Boa ideia, localizados na Zona Oeste do Recife, foi o tema do discurso do vereador Doduel Varela (PP), na reunião plenária híbrida da Câmara Municipal, realizada na manhã desta terça-feira (28). Ele disse que vem recebendo reclamações de que os moradores têm medo de sair às ruas, ressaltou também que “os arrombamentos de casa têm ocorrido constantemente e a população está aterrorizada. As pessoas não sabem mais o que fazer”, lamentou.

Os indícios de irregularidades apontados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na aquisição de 14 mil instrumentos musicais pela Prefeitura do Recife foi tema de um discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB) nesta terça-feira (28), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. No pronunciamento, além dos problemas da compra, o parlamentar apontou que mais da metade desses equipamentos estão em desuso, guardados em um galpão mantido pela Secretaria de Educação da capital.

Três comunidades do bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, serão beneficiadas pelo Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental - ProMorar Recife, da Prefeitura da Cidade, segundo informou o vereador Davi Muniz (PSB) durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (28). De acordo com o parlamentar, as três localidades que serão agraciadas são: Vila Arraes, Beira Rio e B13. Ele salientou a importância de tais investimentos, tendo em vista que estas áreas foram fortemente atingidas pelas chuvas que ocorreram em maio do ano passado.

O sofrimento da população de diversos bairros do Recife pela falta d'água nas torneiras das casas foi mencionado pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), na tribuna da Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta terça-feira (28). Ele teceu críticas à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e destacou um protesto realizado por moradores do Alto do Céu, na Zona Norte da cidade, que, segundo disse, estão há três meses sem abastecimento. “Água virou artigo de luxo”, lamentou o parlamentar.

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) discutiu o requerimento 2544/2023, de sua autoria, dirigindo indicação à Secretária de Saúde do Recife para providenciar a continuidade do atendimento de emergência na Upinha Hélio Mendonça 24 horas, localizada no bairro do Córrego do Jenipapo, na Zona Norte. O requerimento foi aprovado na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (28). “Temos informação de que a Upinha deixará de ser 24 horas. Circula na comunidade que ela foi divulgada pelo Distrito Sanitário 7. Essa restrição começaria a partir de 1º de abril”, afirmou.

A falta de um centro de referência no Recife foi motivo de um discurso proferido pela vereadora Pretas Juntas (PSOL) na tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira (28), durante a reunião plenária. De acordo com a parlamentar, algumas pessoas que convivem com a doença na capital precisam se deslocar para outros Estados para obter acesso a tratamento e a medicamentos mais avançados. Por iniciativa de Pretas Juntas, a epilepsia é tema de uma audiência pública promovida na Casa nesta tarde, às 14h30, no plenarinho.