Promulgada em julho do ano passado, a Lei Paulo Gustavo (LPG) – como é conhecida Lei Complementar 195/2022 – vai direcionar cerca de R$ 100 milhões ao Governo de Pernambuco para editais em cultura. Entretanto, os prazos para a apresentações dos certames publicados pelo Estado provocaram reações da classe, que repercutiram na Câmara do Recife nesta segunda-feira(28). Durante a reunião plenária, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) levou o tema à tribuna ao discutir dois requerimentos de sua autoria e do vereador Ivan Moraes (PSOL).
Um caso ocorrido no último domingo (27) no município de Contagem (MG) ganhou repercussão na Câmara do Recife nesta segunda-feira (28). Durante a reunião plenária, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) demonstrou solidariedade a uma motorista de aplicativo que teria sido agredida por passageiros após uma discussão de cunho religioso. Segundo o parlamentar, a motorista foi vítima de intolerância por ser evangélica.
A vereadora Liana Cirne (PT) celebrou, durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (28), a notícia divulgada domingo, dia 27, que foi a admissibilidade do agravo regimental sobre a decisão do ministro do supremo tribunal Federal (STF). Kassio Nunes, que determinava o arquivamento de representação criminal contra o ex-presidente Bolsonaro. “Foi com alegria que tomei conhecimento dessa decisão e que foi divulgada pela Jovem Pan”, disse.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (28), o requerimento nº 8.685/2023, de autoria do vereador Ronaldo Lopes (PSC), que solicita à Autarquia de Urbanização do Recife (URB) a autorização de serviços de drenagem e pavimentação na rua Mamede Coelho, no bairro de Dois Unidos. Durante a discussão na reunião plenária, o vereador Rinaldo Junior (PSB) subiu à tribuna para se posicionar a favor do pedido e lembrar o trabalho da sua equipe na apresentação de requerimentos sobre o mesmo tema, além de diligências feitas por seu mandato para cobrar que as obras saiam do papel. Outro assunto abordado pelo vereador, na reunião, foi o Núcleo de Desenvolvimento Integral do Recife (NDI), de Areias.
Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (28), o vereador Felipe Alecrim (PSC) disse que participou do lançamento do relatório do Censo da População de Rua, construído com a Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O evento aconteceu na última sexta-feira (25), no Teatro do Parque, e marca o mês da Luta Nacional da População em Situação de Rua, lembrado no dia 19 de agosto. Além do Censo, a secretária Ana Rita Suassuna anunciou novas iniciativas destinadas à população em situação de rua.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) cobrou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (28), a realização de obras de encosta na comunidade do Brejo da Guabiraba, Zona Norte. Segundo ele, as barreiras da Rua Senador Firmino são de nível quatro e precisam da realização da serviços com urgência. “Isso significa que são quase 20 metros de barreira. A maioria das casas está rachadas”, disse. Além disso, o vereador também debateu e aprovou requerimento que solicita benfeitorias em Dois Unidos.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (28), o vereador Osmar Ricardo (PT) reforçou as críticas que vem fazendo à entrega dos apartamentos dos habitacionais Encanta Moça 1 e 2, no bairro do Pina, Zona Sul. Dessa vez, ele disse que os beneficiários que se sentiram lesados devem registrar a reclamação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). “A promotora Fernanda Nóbrega pediu para quem tem denúncia, informar a ela até o dia 31 deste mês, para poder tornar público e dar consciência a quem está fiscalizando”, afirmou.
Mesmo sendo integrante do Partido Progressistas (PP), o vereador Chico Kiko (PP) durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, desta segunda-feira (28), falou sobre o aniversário de 76 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB), celebrado no dia 6 de agosto. “Tenho uma admiração muito grande por esse partido, desde a entrada do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. E eu não poderia deixar de fazer essa singela homenagem a esse partido que tem uma história de luta e força no Estado”, disse.
Nesta segunda-feira (28), o vereador Hélio Guabiraba (PSB) subiu à tribuna na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife para enfatizar o requerimento de sua autoria, nº 9312/2023, dirigindo indicação à Emlurb para autorizar os serviços de recuperação de escadaria e de canaleta na rua Córrego José Idalino, no bairro Brejo da Guabiraba. A matéria foi aprovada por unanimidade.
A vereadora Aline Mariano (PP) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária realizada nesta segunda-feira (28), para informar que deu entrada a um requerimento de sua autoria (9518/2023) com o objetivo de que seja instalada uma Comissão de Representação Suprapartidária para o Acompanhamento da política de saúde mental. “Essa Comissão será composta por sete membros com prazo de 180 dias”, explicou a parlamentar. A vereadora também, debateu e aprovou dois requerimentos sobre saúde mental.