Notícias

Conhecer a sede do Poder Legislativo da capital e os trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares. Com este objetivo, estudantes da cidade de Cortês, Mata Sul de Pernambuco, integrantes do Programa Câmara Mirim, visitaram a Câmara Municipal do Recife na manhã desta quarta-feira (5). O grupo, acompanhado da presidente da Câmara Municipal de Cortês, vereadora Letícia Borba (Republicanos), foi recebido pelo presidente da Casa de José Mariano, vereador Romerinho Jatobá (PSB).

Um reconhecimento ao esforço, zelo e dedicação do padre Paulo, que é considerado “um amigo e pai espiritual que conduz, amorosamente, os passos de seus paroquianos em direção a Deus”. Com essas palavras, o vereador Victor André Gomes (União Brasil) justificou a entrega do Título de Cidadão do Recife, na tarde desta quarta-feira (5), ao padre Paulo Dutra de Morais Barboza, natural de Timbaúba, na Zona da Mata, e que atualmente é pároco da Igreja de São Sebastião do Vasco da Gama. A reunião solene foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e lotou o plenário e as galerias da Casa de José Mariano, com a presença de muito fiéis da comunidade, localizada na Zona Norte.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) promoveu uma audiência pública, na manhã desta quarta-feira (5), no plenarinho da Casa de José Mariano, para debater o tema: Racismo no Século 21. De acordo com o parlamentar, o motivo do debate é o sofrimento do povo negro. “Não é uma luta de hoje. É de muitos anos”.

A Comissão de Políticas Públicas da Juventude da Câmara do Recife aprovou três projetos de lei Ordinária (PLO) em reunião realizada nesta quarta-feira (5), durante o último encontro do colegiado antes do recesso parlamentar do meio do ano. Estiveram presentes, na ocasião, o presidente do colegiado, o vereador Felipe Alecrim (PSC), que reforçou a importância do retorno do Parlamento Jovem na Casa de José Mariano, e os vereadores Alcides Teixeira Neto (PSB) e Ebinho Florêncio (Podemos).

O drama da falta de acesso ao direito à moradia no Recife foi tema de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta terça-feira (4), por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL). Na ocasião, foram discutidos os caminhos das políticas de moradia da capital e a problemática dos despejos – em especial, aqueles ensejados pela própria administração pública.

A Câmara do Recife aprovou, durante a reunião plenária desta terça-feira (4), o requerimento nº 7840/2023, que solicita à Prefeitura que promova concurso público para neuropediatra e psiquiatra infantil a fim de garantir o direito ao diagnóstico preciso do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O pedido, que é assinado por 17 parlamentares da Casa de José Mariano, foi defendido na tribuna por um dos autores, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos).

Na última reunião antes do recesso parlamentar do meio do ano, a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes reuniu-se na tarde desta quarta-feira (4) quando analisou e aprovou oito projetos de lei Ordinária (PLO). A vereadora Ana Lúcia, presidente do colegiado, fez uma prestação de conta das atividades realizadas neste semestre e disse que de fevereiro até hoje foram analisados e aprovadas 116 matérias legislativas. O vereador Hélio Guabiraba (PSB) participou da reunião.

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (4) o requerimento nº 7748/2023, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que sugere ao Poder Executivo alterações no Código Tributário Municipal para ampliar a lista de espaços e atividades culturais isentos de impostos. Durante a discussão da matéria, a vereadora Liana Cirne (PT) subiu à tribuna da Casa para fazer uma defesa da solicitação da colega. De acordo com ela, uma proposta similar de sua autoria já foi apresentada ao Executivo municipal e está em vias de ser protocolada na Câmara pela Prefeitura.

A vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL) ocupou a tribuna para discutir cinco requerimentos durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (4). Destas proposições, quatro são de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), versam em torno de capacitação profissional, promoção de concurso público e colocação de Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) em unidades de ensino específicas no Recife. Um outro requerimento discutido, foi assinado por 17 parlamentares e solicita concurso público para neuropediatra e psiquiatra.

Membro de uma frente parlamentar instalada na Câmara do Recife para discutir a questão do armamento da Guarda Municipal, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) levou o assunto à tribuna da Casa nesta terça-feira (4), durante a reunião plenária. Na ocasião, o parlamentar – que debatia um requerimento da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) sobre a necessidade de rondas da Guarda no Mercado de São José – defendeu o armamento como uma forma de integrar a corporação municipal à política de segurança pública.