Celebrado anualmente no dia 14 de maio com o objetivo de mobilizar e combater as mudanças climáticas, o Dia Internacional do Clima foi destacado pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (15). Ele falou da importância da comemoração de datas como essa, por exemplo, para a conscientização e construção de políticas públicas voltadas ao clima. “A mudança climática tem chamado atenção da Organização das Nações Unidas (ONU), porque trata das alterações das temperaturas e padrões do clima ao longo do tempo”, disse.
O lançamento de uma plataforma destinada a verificar a realização de obras e serviços da Prefeitura, o “Fiscaliza Recife”, foi anunciado pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB) na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (15). “Essa foi uma iniciativa muito importante, pois temos quase dois anos e meio de gestão e é preciso que a gente acompanhe o andamento das promessas feitas pelo prefeito João Campos”, afirmou.
A campanha do Maio Amarelo, em prol da conscientização para a redução de acidentes no trânsito, foi reforçada pelo vereador Victor André Gomes (União Brasil), na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (15). Ele chamou a atenção para os graves acidentes viários que acontecem na cidade e criticou a ausência de informações atualizadas no Portal da Transparência da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). O Movimento Internacional de Conscientização para a Redução de Acidentes de Trânsito foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e está na 10ª edição.
A Comissão de Planejamento Urbano e Obras realizou reunião extraordinária na tarde desta quinta-feira (11) para analisar o projeto de lei do Executivo (PLE) número 18/2023. Ele altera o zoneamento da cidade, instituindo, com fundamento nos artigos 65, inciso II, 72 e 79, da Lei Complementar nº 2, de 23 de abril de 2021, a Zona Especial de Interesse Social -ZEIS 2. Com a alteração proposta, o projeto de lei visa fomentar a regularização fundiária da área denominada Conjunto Habitacional Santo Antônio, situada na Rua Zeferino Agra, número 490, no bairro do Arruda (UE20).
O Programa de Valorização de Iniciativas Juvenis (VAI Jovem Recife), da Prefeitura do Recife, ficou mais próximo de sua implementação. Na tarde desta quinta-feira (11), a Comissão de Políticas Públicas da Juventude acompanhou o parecer pela aprovação ao projeto de lei do Executivo nº 15/2023, que trata da criação do programa. O grupo, que é presidido pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), também votou a favor de uma emenda da relatoria que visa a dar maior projeção aos grupos beneficiados pela iniciativa.
Uma estratégia de saúde pública que busca controlar possíveis consequências adversas do consumo de psicoativos, lícitos ou ilícitos. Essa é a definição da redução de danos, que foi tema de uma audiência pública promovida pela Câmara do Recife na tarde desta quinta-feira (11). No evento, promovido pelos mandatos da vereadora Pretas Juntas (PSOL) e do vereador Ivan Moraes (PSOL), representantes de diversos setores da sociedade discutiram a importância das políticas de redução de danos para o Sistema Único de Saúde (SUS), em alusão ao Mês da Luta Antimanicomial.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife reuniu-se de forma remota nesta quinta-feira (11), e aprovou 13 proposições sendo, entre elas, quatro projetos de decreto legislativo e nove projetos de lei Ordinária. Sob a presidência do vereador Zé Neto (PROS), também estiveram presentes no encontro a vereadora Michele Collins (PP) e o vereador Samuel Salazar (MDB).
A conscientização para a redução de acidentes de trânsito, lembrada na campanha do Maio Amarelo, foi destacada durante reunião da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife nesta quinta-feira (11), realizada de forma remota. Sob a presidência do vereador Paulo Muniz (SD), o encontro contou com a presença dos vereadores Eduardo Marques (PSB) e Victor André Gomes (União Brasil), e fez a distribuição de sete proposições.
A implementação de classes hospitalares no Recife foi o objetivo da audiência pública promovida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), na manhã desta quinta-feira (11), no plenarinho. As classes hospitalares podem ser disponibilizadas aos estudantes que passam por tratamento médico nas unidades de saúde e precisam se ausentar das salas de aula. “A educação é direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa”, destacou a parlamentar.
Natural do Rio de Janeiro (RJ), o 1° Tenente Especialista da Aeronáutica em Guarda e Segurança Rony da Silva Ferreira é o mais novo cidadão do Recife. O Título foi concedido em uma solenidade promovida na Casa de José Mariano nesta quarta-feira (10), por iniciativa do vereador Chico Kiko (PP). O vereador Professor Mirinho (SD) presidiu a cerimônia.