Notícias

A vereadora Liana Cirne (PT) destacou, durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (26), a inclusão e atuação do Brasil na agenda de meio ambiente no mundo. Para ela, o País avançou na pauta desde a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O Brasil já está dando lição para o mundo em relação aos primeiros objetivos de desenvolvimento sustentável", disse ela. A parlamentar também repercutiu a visita ao Recife da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, na semana passada. “O Brasil caminha para uma nova era”.

A polêmica sobre a descriminalização do aborto, que veio à tona com o voto favorável da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, foi debatida no plenário da Câmara do Recife, na reunião desta terça-feira (26). O vereador Ivan Moraes (PSOL) defendeu a descriminalização da interrupção voluntária da gravidez nas primeiras 12 semanas de gestação, concordando com os argumentos da ministra. O parlamentar afirmou que, no ano passado, 17 mil crianças de até 14 anos foram obrigadas a levar a gravidez adiante por terem o seu direito de abortamento negado. Ele também falou sobre banco de embriões no Brasil.

Na manhã desta terça-feira (26), o vereador Hélio Guabiraba (PSB) discutiu o requerimento nº 10803/2023, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito do Recife para determinar a construção de um “Parcão”, ao lado da unidade de saúde Professor Mário Ramos, no bairro de Casa Amarela. “Quando você usa a tribuna para reivindicar em prol dos animais da nossa cidade, é motivo de felicidade”, disse o parlamentar. A proposição foi aprovada durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.

O vereador Felipe Alecrim (PSC) dirigiu-se à tribuna, nesta terça-feira (26), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, para repudiar a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 442) que propõe a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. A proposição está em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a reunião plenária, o vereador falou também sobre hanseníase e população de rua.

O Dia Municipal do Médico Veterinário (lei 18.041/2014) foi comemorado no último dia 9 e a Câmara Municipal do Recife celebrou a data, numa iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta segunda-feira (25). Há 90 anos, segundo o parlamentar, em 9 de setembro de 1933, o Decreto nº 23.133 efetivou a primeira regulamentação da medicina veterinária no Brasil. “Pela primeira vez, foram determinados os campos de atuação e as condições para o exercício da Medicina Veterinária. Por isso, a data de publicação do decreto marca o Dia do Médico Veterinário no Brasil”. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu a solenidade.

No próximo domingo (1º), das 9h às 17h, municípios de todo o Brasil sediam as eleições para o Conselho Tutelar. A importância da mobilização e do voto popular para a escolha dos conselheiros tutelares do Recife foi o tema de um discurso proferido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) na tribuna da Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta segunda-feira (25).

Na última sexta-feira (22), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, votou pela descriminalização do aborto de gestações de até 12 semanas. Na Câmara do Recife, o voto gerou reações do vereador Fred Ferreira (PL), que ocupou a tribuna durante a reunião plenária desta segunda-feira (25) para se pronunciar contra a posição da ministra.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) contestou a denúncia de que o Parque Eduardo Campos, anunciado na semana passada pela Prefeitura do Recife, contenha irregularidades no processo de licitação. Na reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (25), na Câmara Municipal do Recife, o parlamentar afirmou que o equipamento urbano, que está sendo construído no terreno do Aeroclube, Pina, Zona Sul, foi analisado e liberado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O vereador também leu, na reunião, nota do Sindicato dos Médicos de Pernambuco sobre a saúde pública em Pernambuco.

A existência de supostas irregularidades em licitações do Gabinete de Projetos Especiais da Cidade do Recife foi alvo de um discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB) nesta segunda-feira, na Câmara Municipal. Durante a reunião plenária do Poder Legislativo, o parlamentar pediu que o Executivo reformule e reveja a forma como tem realizado licitações de grandes obras, em especial as do Parque Aeroclube Governador Eduardo Campos, a ser localizado no bairro do Pina, e do Hospital da Criança, no bairro do Caçote.

O vereador Zé Neto (PROS) revelou sua emoção ao participar, na semana passada, da solenidade de início das obras do Parque Governador Eduardo Campos, que está sendo construído no terreno do antigo Aeroclube, localizado no Pina, Zona Sul. “Eu não poderia deixar de subir a esta tribuna hoje e compartilhar a emoção da última quarta-feira. Minha emoção é duplamente justificável”, disse, na reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (25), na Câmara Municipal do Recife. Previsto para ter uma área de 11,9 hectares, o parque está sendo considerado o maior da cidade e contará com um Compaz, duas creches, uma upinha, uma biblioteca e ficará em torno dos habitacionais Encanta Moça 1 e 2.