Notícias

Celebrado anualmente no último domingo do mês de março, o Dia Municipal dos Jovens Cristãos integra o calendário oficial do Recife desde o ano passado, quando foi aprovada a lei nº 18.950/2022, de autoria do vereador Felipe Alecrim (PSC). Nesta segunda-feira (27), o parlamentar subiu à tribuna da Câmara Municipal para repercutir um evento promovido pelo seu mandato com líderes de movimentos de religiões cristãs no final de semana, em alusão à data.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (27) um conjunto de sete requerimentos de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) que têm como objetivo solicitar à Prefeitura ações localizadas de preparação para a estação chuvosa que se aproxima. De acordo com o parlamentar, os pedidos fazem parte de uma iniciativa do seu mandato denominada ‘Antes que Chova’, e que incluirá uma audiência pública marcada para acontecer na Casa na próxima quarta-feira, às 10h.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) subiu à tribuna da Casa nesta segunda-feira (27) para tratar de uma série de iniciativas de seu mandato que têm como finalidade melhorar as condições de vida de pessoas com deficiência no Recife. No discurso durante a reunião plenária, o parlamentar citou projetos de lei de sua autoria que tramitam no Poder Legislativo, apresentou uma cartilha de terminologias inclusivas sobre deficiências que será distribuída aos demais vereadores, e disse que a Comissão de Direitos Humanos vai abrir uma seleção para contar com um estagiário com Síndrome de Down no seu quadro de pessoal.

O requerimento nº 2197/2023, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), dirige indicação à Secretaria de Saúde para serviço de mamógrafo móvel nas comunidades de Jardim Uchôa, Beira Rio, Buriti, Monte Verdes, Alto do Pascoal, e nos bairros de Ipsep e San Martin. A parlamentar fez questão de ressaltar, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (27) que, por conta da pandemia do coronavírus, houve uma grande retenção dos exames para as mulheres. A proposição foi aprovada.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) dirigiu-se à tribuna na manhã desta segunda-feira (27), para recordar a data de 28 de maio de 2022, quando ocorreu uma grave precipitação de chuvas no Recife, e o então presidente da República, Jair Bolsonaro, “não ajudou a cidade”. Ele também comparou as diferenças de atitudes do atual Governo Federal, presidido por Luiz Inácio Lula da Silva, que já liberou recursos. O assunto foi tema do discurso do parlamentar durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) discutiu o requerimento número 2115/2023, de sua autoria, dirigindo indicação ao secretário de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti, para solicitar a criação de estúdios comunitários nas unidades do Compaz do Recife. Eles seriam usados, de acordo com a proposta, para a produção de músicas e conteúdos audiovisuais pelos jovens das comunidades periféricas da cidade.

O líder do governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), repercutiu a assinatura de ordens de serviço feitas pelo prefeito João Campos, em bairros da periferia, durante o final de semana. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (27) ele disse que acompanhou o prefeito, sábado e domingo, e pode constatar que, na Rua Rio Pardo, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, por exemplo, “ele concretizou um antigo sonho da população”, disse.

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) criticou, na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27), as ameaças que o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) teria recebido nos últimos dias, de membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele repetiu o que a imprensa vem afirmando que o senador está sendo alvo de um plano de sequestro e ameaças de morte. “Quero prestar a minha solidariedade ao senador, sua família e a todas as autoridades que se tornaram alvo deste plano”, disse.

O Dia Mundial do Grafite, celebrado hoje, 27 de março, e o Dia de Conscientização sobre Epilepsia, transcorrido ontem, 26 de março, foram datas destacadas pela vereadora Pretas Juntas (PSOL) na tribuna da Câmara do Recife durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (27). A parlamentar aproveitou para convidar a população para debater com ela políticas públicas para quem convive com epilepsia, durante audiência pública que realizará nesta terça-feira (28), no plenarinho, às 14h30.

Autor da lei municipal 19.034/2023, que foi sancionada na semana passada pelo prefeito João Campos, o vereador Chico Kiko (PP) comentou que a nova legislação foi elaborada diante da repercussão do caso do anestesista Giovanni Quintella Bezerra que estuprou mulheres durante exames obstétricos no Rio de Janeiro. "Essa lei vai garantir a segurança das mulheres nos nossos centros de saúde municipais", disse o parlamentar na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27).