Presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), a Comissão de Finanças e Orçamento promoveu uma audiência pública remota nesta terça-feira (20) para debater o relatório de governança corporativa da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (AMPASS) relativo ao primeiro semestre de 2022. Na ocasião, servidores e gestores da entidade apresentaram um quadro positivo do principal fundo da previdência municipal, o Reciprev, que conta com saldo de R$ 2,3 bilhões e um superávit atuarial de R$ 104,9 milhões.
Na última reunião deste ano, na tarde desta terça-feira (20), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes aprovou 12 projetos de lei de autoria de vereadores. A reunião foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e contou com as presenças da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e do vereador Hélio Guabiraba (PSB). Ana Lúcia fez um balanço dos trabalhos e disse que há uma sintonia muito grande entre os membros participantes do colegiado, o que teria permitido, segundo ela, os seguintes resultados este ano: realização de 20 reuniões ordinárias, quatro extraordinárias e elaboração de relatorias de 233 pareceres.
Presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e com a presença da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realizou reunião na tarde desta terça-feira (20), quando aprovou sete projetos de lei Ordinária (PLO). As vereadoras também se solidarizaram com os familiares de uma grávida que foi morta a tiros pelo marido, na manhã desta terça-feira, no bairro do Malaquias, no Cabo de Santo Agostinho. Depois, ele que é policial militar, teria cometido suicídio.
O vereador Samuel Salazar (MDB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife para fazer um discurso de encerramento dos trabalhos legislativos de 2022. Líder do governo na Casa de José Mariano, o parlamentar destacou as principais ações do Executivo em prol da população da capital. No pronunciamento, Salazar teceu elogios à atuação não só à Prefeitura, mas também à Comissão Executiva da Câmara e aos demais vereadores do Recife.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (20), em primeira discussão, o projeto de lei nº 201/2022, que trata da implementação de ações de prevenção à gravidez na adolescência e de incentivo ao planejamento reprodutivo em unidades de saúde da rede pública municipal. Autor da proposta, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) subiu à tribuna da Casa para defendê-la durante a reunião plenária.
O vereador Aderaldo Pinto (PSB) parabenizou a vereadora e os vereadores que foram eleitos deputada e deputados estaduais, Dani Portela (PSOL), Renato Antunes (PL) e Júnior Tércio (PP), que foram diplomados em evento do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) na segunda-feira (19), no Teatro Guararapes, em Olinda. A governadora, vice-governadora e senadora eleitas também foram diplomadas na solenidade.
O projeto de lei do Executivo número 46/2022, que autoriza o Poder a desafetar e alienar os bens imóveis que indica, foi tema do discurso da vereadora Dani Portela (PSOL). Na reunião Ordinária híbrida da Câmara do Recife desta terça-feira (20), a parlamentar se posicionou contrária à proposição e destacou que 12 dos 15 imóveis que estão relacionados, ficam no Parque Aeroclube, no bairro do Pina, na Zona Sul.
Na última reunião plenária da Câmara do Recife deste semestre, realizada nesta terça-feira (20), o vereador Doduel Varela (PP) agradeceu por mais um ano de mandato e reiterou o compromisso com a cidade. O parlamentar aproveitou a ocasião para fazer um breve balanço dos trabalhos feitos pelo seu gabinete, com destaque para intervenções no bairro do Bongi, na Zona Oeste.
Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (20), o vereador Renato Antunes (PL), eleito deputado estadual nas últimas eleições, fez um discurso de agradecimento à Casa de José Mariano, aos funcionários, vereadores e vereadoras, além da sua família.
Deputada estadual eleita e diplomada, a vereadora Dani Portela (PSOL) se despediu da Câmara Municipal do Recife na reunião Ordinária híbrida desta terça-feira (20). Ela dedicou a passagem pela Casa à vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, que “foi tirada de nós e ocupou à tribuna daquela Câmara para dizer que não seria silenciada”. A parlamentar também agradeceu a todos os servidores da Casa de José Mariano, bem como ao parlamentares com quem vivenciou tantos momentos nos últimos dois anos.