Notícias

Celebrar os 60 anos do Rotary Largo da Paz, no bairro Afogados, considerado um dos mais tradicionais do Recife, foi o objetivo da reunião solene realizada na tarde desta segunda-feira (19), na Câmara Municipal, sob a iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu o evento. A mesa da solenidade foi composta por Anneliese Ferreira de Albuquerque, presidente do Rotary Largo da Paz, e por Mário de Oliveira Antonino, ex-diretor do Rotary.

O projeto de lei do Executivo nº 46/2022, que tramita na Câmara do Recife, foi tema de um discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL) durante a reunião plenária desta segunda-feira (19). A matéria, que foi retirada da pauta de votação na semana passada após um pedido de vista do parlamentar, trata da venda de 15 imóveis de propriedade da Prefeitura – a maior parte deles no terreno do antigo Aeroclube do Pina. De acordo com Moraes, a operação afronta a legislação municipal e o interesse público.

A Prefeitura do Recife lançou, na última quinta-feira (15), o Plano Recife Matriz da Cultura Popular (MCP), que inclui ações de valorização e preservação das tradições culturais recifenses. Na Câmara do Recife, a iniciativa recebeu elogios da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que subiu à tribuna da Casa nesta segunda-feira (19), durante a reunião Ordinária, para tratar do plano.

O vereador Doduel Varela (PP) abordou a situação de insegurança no Centro do Recife e defendeu o armamento da Guarda Municipal como alternativa para resolver o problema. Na reunião plenária híbrida desta segunda-feira (19), ele citou como exemplo da falta de segurança a morte do turista alemão que foi vítima de latrocínio na semana passada.

Os investimentos da Prefeitura do Recife no Programa Novo Asfalto, que é a nova configuração da operação tapa-buracos, foi o tema do discurso do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) na reunião plenária híbrida da Câmara do Recife nesta segunda-feira (19). O parlamentar mencionou a reportagem da jornalista Roberta Soares, publicada no final de semana no Jornal do Commercio, cujo título foi “Recife dá adeus à velha Operação Tapa-buraco e pavimenta ruas com qualidade”, e que aborda o novo programa de pavimentação da Prefeitura.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou o prefeito João Campos e a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte e Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, pelas mudanças urbanas e de tráfego que ambos vêm empreendendo no município. O parlamentar entende que são diversas as benfeitorias que o prefeito vem realizando na malha viária, com obras de pavimentação e de calçadas; e que há também melhorias no trânsito. “Estamos vendo que eles vêm valorizando o centro da cidade, mas também os subúrbios”, afirmou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (19).

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife ocorrida nesta segunda-feira (19), o vereador Professor Mirinho (SD) teceu comentários sobre a questão da segurança pública no Recife. Ele defendeu o porte de arma para a Guarda Municipal e diversos parlamentares fizeram uso do aparte para comentar o assunto.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (19), o vereador Professor Mirinho (SD) falou sobre a ação de poda de árvores, capinação e limpeza nos entornos da Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da cidade. A ação foi iniciada no sábado (17), e o parlamentar também agradeceu pela atenção do prefeito João Campos (PSB) para com a comunidade.

Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, Orquestra de Câmara de Pernambuco, Festival São João Sinfônico, Orquestra Sinfônica do Recife. Esses são alguns dos espaços que marcam a conexão de Pernambuco e sua capital com o maestro José Renato Accioly – que foi homenageado pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (15). Por iniciativa da vereadora Dani Portela (PSOL), Accioly recebeu do Poder Legislativo o Título de Cidadão do Recife em uma cerimônia que reuniu músicos, familiares e amigos no plenário da Casa. A solenidade foi presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB).

A autorização para exploração do Serviço Municipal de Táxi, mais conhecida como “praças”, que é uma atribuição da Prefeitura do Recife, foi debatida em audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (15) pela vereadora Liana Cirne (PT). O enfoque foi a concessão de “praças” para os motoristas não titularizados, ou melhor, aqueles que já fazem o serviço de taxista no dia a dia, mas não são proprietários das praças. São os chamados condutores auxiliares, que passam a vida inteira “pagando renda” aos permissionários e, assim como esses, querem ter suas próprias praças.