Notícias

Gratidão foi uma palavra repetida diversas vezes pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC), ao fazer seu pronunciamento de despedida da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (27). Ele ocupou a vaga de suplente do vereador Fred Ferreira (PSC), que cumpre licença de saúde e retornará à Casa Legislativa no próximo dia três de outubro.

Garantir o reconhecimento pedagógico dos servidores não docentes, para que eles sejam tratados em condições de igualdade com os professores das escolas e creches da rede municipal, foi o tema do discurso realizado pelo vereador Osmar Ricardo (PT), na reunião plenária híbrida da Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira (27). “Temos dois projetos de lei com essa finalidade e que correspondem à questão dos servidores não docentes. Essas propostas estão em tramitação nesta Casa Legislativa”, ressaltou.

O vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (27) para cobrar mais investimentos na carreira e nas condições de trabalho dos policiais civis de Pernambuco. De acordo com ele, os membros da corporação sofrem com a infraestrutura precária das delegacias e com vencimentos defasados. “Pernambuco deixou de investir na sua Polícia. É um Estado que não tem essa política de investimento no policial civil”, afirmou.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (27), o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) falou sobre a necessidade de mais profissionais Auxiliares de Desenvolvimento Escolar (ADEs), Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e Agentes Escolares (AEs) para a Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, em Casa Amarela, Zona Norte. De acordo com o parlamentar, nesta escola, de cerca de 400 alunos, 110 têm alguma deficiência, sendo 60 com transtorno do espectro autista.

A aplicação dos recursos de campanha do candidato ao Senado Gilson Machado (PL) foi tema de um discurso proferido pela vereadora Dani Portela (PSOL) nesta terça-feira (27), durante a reunião plenária. Na tribuna da Câmara do Recife, a parlamentar questionou a destinação, por Machado, de mais de 80% das suas despesas em uma única empresa – a Unipauta Formulários Ltda. De acordo com Dani Portela, a empresa é alvo de investigações que apuram desvios de verbas públicas e fraudes em licitações.

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (27), o vereador Felipe Alecrim (PSC) comentou sobre o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de novembro, no Recife, dentro das celebrações da Semana Eucarística da Matriz da Boa Vista. Uma procissão fluvial saiu do píer do Cais da Alfândega, conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na última quinta-feira (22), como parte da programação em preparação ao Congresso.

Uma solicitação voltada para a saúde das pessoas em situação de rua foi tema de um discurso proferido pelo vereador Felipe Alecrim (PSC) durante a reunião plenária da Câmara do Recife nesta segunda-feira (26). Na tribuna do Poder Legislativo, o parlamentar defendeu a aprovação do requerimento nº 10.538/2022, de sua autoria, que indica à Secretaria de Saúde da capital que viabilize o atendimento odontológico móvel para essa população. O pedido foi aprovado pelo plenário.

De volta à Câmara do Recife após licença maternidade, a vereadora Andreza Romero (Podemos) reafirmou, na reunião Ordinária desta segunda-feira (26), o compromisso com o parlamento municipal e com a causa animal do Recife. Ela ressaltou que, mesmo afastada das obrigações com o legislativo, “o trabalho em defesa dos animais continuou e ficou cada vez mais forte”.

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) debateu o requerimento de número 10.544/2022, de sua autoria, que dirige indicação ao secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, para verificar a possibilidade de contemplar com uma creche, para as crianças da região, a comunidade do Córrego da Bica, no bairro do Passarinho. O requerimento foi aprovado na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (26).

A Câmara do Recife promoveu nesta sexta-feira (23), no plenário do Poder Legislativo, uma reunião solene para conceder o Título de Cidadão do Recife para o agrônomo e educador Avanildo Duque da Silva. A honraria, proposta pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), serviu para reconhecer a conexão de Silva com a capital pernambucana e a sua participação nos movimentos sociais ligados à agroecologia, ao campo e à educação.