Por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), a Câmara Municipal do Recife entregou a Medalha de Mérito Olegária Mariano à arquiteta urbanista Amélia Maria de Oliveira Reynaldo, em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (25). “Amélia, para muitos Amelinha, é uma recifense que ama o Recife desmedidamente. E talvez aí esteja uma de suas maiores qualidades. Ela vem dedicando, desde os anos 70, quando ingressou na Prefeitura Municipal, ainda estudante de arquitetura, toda a sua labuta em prol de uma cidade melhor, mais justa. Ela é humana, demasiado humana, em tudo o que faz”, disse a vereadora.
Uma entidade que auxilia a criação e articulação dos conselhos municipais de educação brasileiros recebeu uma homenagem da Câmara Municipal do Recife nesta quinta-feira (25). Requerida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a cerimônia marcou os 30 anos da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) no plenário da Casa. Autoridades políticas, educadores e gestores prestigiaram o evento, que foi presidido pelo vereador Zé Neto (PROS).
Os proprietários de terrenos baldios localizados no Recife podem vir a ser obrigados a adotar medidas de controle de possíveis focos dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus nesses locais. A medida é prevista no projeto de lei nº 198/2022, que teve um parecer pela aprovação acatado pela Comissão de Saúde da Câmara do Recife nesta quinta-feira (25). Presidido pela vereadora Natália de Menudo (PSB), o grupo se reuniu de forma remota nesta tarde para deliberar sobre seis projetos de lei em tramitação na Casa.
A pastora e escritora Ezenete Rodrigues, natural da cidade de Janaúba, de Minas Gerais, recebeu o Título de Cidadã do Recife nesta quinta-feira (25), na Câmara do Recife. A honraria foi entregue pela vereadora Michele Collins (PP), autora da proposição. Presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a solenidade contou com a presença de pastores, representantes e membros de várias igrejas evangélicas.
Locais em que a produção manual e a cultura local se aliam à geração de renda. As feiras de artesanato e gastronomia, que se tornaram uma tendência crescente no Recife com os efeitos da crise econômica, foram alvo de uma audiência pública promovida na Câmara Municipal nesta quarta-feira (24). Requisitada pelo presidente da Casa – o vereador Romerinho Jatobá (PSB) –, o evento reuniu representantes do poder público e dos organizadores e expositores. No debate no plenarinho, estiveram temas como as dificuldades da burocracia municipal e a forma de taxação das feiras.
A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta quarta-feira (24), via videoconferência, para apreciar 18 projetos de lei de autoria de diversos parlamentares. Doze propostas foram aprovadas e seis rejeitadas. O presidente do colegiado, Felipe Francismar (PSB), além dos vereadores Fabiano Ferraz (Avante) e Samuel Salazar (MDB) deram andamento aos trabalhos.
Formada para analisar as contas do Poder Executivo, exercício 2017, do então prefeito Geraldo Julio, a Comissão Mista da Câmara Municipal do Recife se reuniu de forma virtual na tarde desta quarta-feira (24) e confirmou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), aprovando as contas com ressalvas. O colegiado, que se formou exclusivamente com essa finalidade, foi composto por membros das comissões de Legislação e Justiça (CLJ) e Finanças e Orçamento (CFO).
Para fazer uma dupla homenagem - ao diretor da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular, médico Gustavo Andrade, e ao Serviço de Radiologia Intervencionista do Hospital da Restauração (HR) pelos 18 mil atendimentos realizados -, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) realizou reunião solene na tarde desta quarta-feira (24). “Esta não é uma reunião solene de caráter pessoal, mas um evento da Câmara Municipal do Recife. Uma solenidade que foi votada e aprovada pela unanimidade das vereadoras e dos vereadores do Recife. É uma justa e solene homenagem, mas também um reconhecimento ao valor de nossa saúde pública e a um grande profissional”.
Os usuários de academias ginásticas privadas do Recife poderão ganhar o direito de acessar esses espaços livremente com seus personal trainers, sem cobrança de taxas extras por parte do estabelecimento. É esse o objetivo do projeto de lei nº 110/2022, que teve o seu parecer pela aprovação acatado pela Comissão de Finanças e Orçamento nesta quarta-feira (24). Presidido pelo vereador Samuel Salazar (MDB), o grupo se reuniu de forma remota para analisar e discutir pareceres a projetos que tramitam na Casa.
Na manhã desta quarta-feira (24), o vereador Ivan Moraes (PSOL) e a vereadora Dani Portela (SOL) promoveram uma audiência pública, no plenarinho da Câmara do Recife, para debater o cumprimento da lei federal nº 13.935/2019, que trata da prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Representantes de conselhos profissionais, Prefeitura e educadores participaram do evento.