Notícias

Na primeira reunião após o recesso parlamentar de julho, a Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara Municipal do Recife analisou e aprovou quatro projetos de lei e um de resolução, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (3). Um deles foi o projeto de lei do Executivo (PLE) número 21/2022, que institui o programa de parcela visando estimular a prática desportiva e a inclusão social junto às comunidades carentes, à rede pública municipal de ensino e à política municipal de esporte e lazer.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife reuniu-se, nesta quarta-feira (3), por videoconferência, e aprovou dois projetos de lei: um do Legislativo, que determina a reserva de moradia para famílias LGBTQIA+, e o outro, do Poder Executivo, que incentiva atividades de ciências, tecnologias e inovação na cidade. Além do presidente do colegiado, o vereador Luiz Eustáquio (PSB), estava presente o vice-presidente, vereador Zé Neto (PROS).

Em reunião Ordinária da Câmara do Recife realizada nesta terça-feira (2), o vereador Ivan Moraes (PSOL) chamou atenção para a burocracia enfrentada pelas pessoas que perderam tudo nas chuvas e têm direito ao auxílio emergencial. Uma das dificuldades encontradas, segundo o parlamentar, seria instalar um aplicativo de celular para liberar o benefício.

Criada em junho deste ano, a Comissão de Representação Suprapartidária para o acompanhamento dos efeitos das chuvas no Recife foi tema de um discurso proferido pela vereadora Aline Mariano (PP) na reunião plenária desta terça-feira (2). Em resposta aos pronunciamentos de outros parlamentares sobre as chuvas que atingiram a capital nesta manhã, a presidente do novo colegiado solicitou que os vereadores unam seus esforços aos da Comissão para que sua atuação seja mais efetiva.

A situação em que se encontra a Praça Miguel de Cervantes, no bairro da Ilha do Leite, área central da capital pernambucana, foi destacada em reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (2). O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) criticou o atraso nas obras de drenagem de águas pluviais e melhoria do passeio público que estão em andamento no local.

O déficit habitacional do Recife e a questão da moradia popular no centro da cidade serão temas de uma audiência pública a ser promovida pela Câmara Municipal na manhã do dia 2 de setembro, na sede do Poder Legislativo. Autor do requerimento pelo debate, que foi aprovado pelo plenário nesta terça-feira (2), o vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna durante a votação da proposta. No seu discurso, o parlamentar cobrou ações efetivas da Prefeitura e mais transparência em relação às políticas públicas sobre moradia.

Preocupado com as chuvas nesta terça-feira (2), o vereador Renato Antunes (PL), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, falou sobre as dificuldades de transitar na cidade em dias chuvosos e também da preocupação de quem mora em áreas de risco. Ele cobrou respostas a um requerimento que enviou ao prefeito João Campos (PSB), em que solicita informações sobre o pagamento do Auxílio Municipal e Estadual. O parlamentar lembrou que a Casa de José Mariano fez o repasse de R$ 15 milhões à Prefeitura para auxiliar as famílias atingidas.

A vereadora Dani Portela (PSOL) repercutiu, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), o caso de racismo sofrido pelos filhos da atriz Giovanna Ewbank e do ator Bruno Gagliasso. Ela também criticou o erro na transmissão da reportagem no programa Mais Você, da Rede Globo. Além disso, a parlamentar pediu um minuto de silêncio em homenagem ao poeta Miró da Muribeca, que morreu neste domingo (31).

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), o vereador Professor Mirinho (SD) repudiou a afirmação xenofóbica que a página de arbitragem 'De olho no apito' fez sobre o árbitro Rodrigo Pereira, que é nordestino. De acordo com o parlamentar, durante um jogo entre Londrina x Sampaio Corrêa, no último dia 19, o blog disse que é "um absurdo ser um nordestino a apitar um jogo como esse", em referência a Rodrigo Pereira.

O vice-líder do Governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Rinaldo Junior (PSB), contestou críticas à gestão do prefeito João Campos, que foram apresentadas em plenário, por vereadores. Eles fizeram questionamento sobre o pagamento do auxílio emergencial à população atingida pelas fortes chuvas deste ano e ao cumprimento de prazos para entrega de obras públicas. “Quero esclarecer alguns pontos que foram levantados nessa tribuna, pois a Prefeitura do Recife já disponibilizou os recursos para o auxílio. Eles, inclusive, foram liberados com a anuência dessa Câmara. Precisamos agora desburocratizar o processo no sistema financeiro para que o dinheiro chegue nas mãos de quem mais precisa”, afirmou, na reunião plenária híbrida realizada na manhã desta terça-feira (2), pela Câmara Municipal do Recife.