Notícias

Dois pedidos, um para atualizar e adequar o Portal da Transparência da Prefeitura do Recife, e o outro para que a gestão municipal dê uma destinação social dos bens que estão armazenados em imóvel público localizado no Engenho do Meio, foram debatidos na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (14). As duas solicitações constam de requerimentos de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL) e foram destacadas em debate com participação de outros parlamentares como Eduardo Moura (Novo), Felipe Alecrim (Novo) e Rinaldo Junior (PSB).

Foi aprovado na Câmara do Recife o requerimento de nº 2.551/2025, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que concede voto de aplausos e congratulações ao Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Ministério dos Portos e Aeroportos, pela implantação de uma sala multissensorial voltada ao atendimento de pessoas com TEA no Aeroporto Internacional do Recife. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (14), a autora do requerimento e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacaram a importância do programa.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (14), o vereador Carlos Muniz (PSB) fez ponderações sobre o armamento da Guarda Municipal, considerando notícias de que a Prefeitura tem dado passos para a implantação do armamento gradual da corporação. Ele falou sobre a importância de diferenciar as atribuições da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal. “Eu não sou contra que a Guarda se arme, mas não toda a Guarda, porque a gente tem que verificar aqueles que são concursados, que não tinham arma, se vão querer se armar também, de forma voluntária. E também acho que deveria ser em nível de inspetor, porque tem um acervo técnico mais apropriado para isso, pela hierarquia", salientou. Segundo o parlamentar é fundamental que a Casa se aproprie do assunto para contribuir com a sociedade.

As notícias de duas mortes violentas que ocorreram neste fim de semana, na capital pernambucana, foram repercutidas na Câmara do Recife, durante a reunião plenária desta segunda-feira (14). Os vereadores lamentaram o caso da menina Helen Santos de Sousa, de três anos, atingida na cabeça por uma bala perdida, no bairro de Água Fria, na Zona Norte, e da idosa Marli Ferreira da Silva, de 73 anos, morta a facadas pelo filho, no bairro do Jordão, na Zona Sul. Os parlamentares cobraram a punição dos autores dos crimes e também ações do Governo do Estado para o combate à violência.

Os investimentos da Prefeitura na preparação do município para as chuvas deste ano foram repercutidos na Câmara do Recife nesta segunda-feira (14), durante a reunião plenária do Poder Legislativo. Na tribuna da Casa, os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Eduardo Mota (PSB) trataram das iniciativas do Executivo na Ação Inverno de 2025, como a limpeza de canais e a contenção de encostas.

O vereador Alef Collins (PP) debateu o requerimento número 2334/2025, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações à Associação e Movimento de Apoio às Pessoas com Epilepsia de Pernambuco (Amape-PE), por ocasião da passagem do Dia Municipal de Conscientização sobre a Epilepsia, comemorado anualmente em 26 de março. O requerimento foi aprovado na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (14). “O Brasil tem cerca de 3 milhões de pessoas com essa doença. Por questão de justiça social, destaco a situação das pessoas que enfrentam a epilepsia e tem dificuldade de viver com a doença. Ela ocasiona situação em que pessoas tem convulsões e perdem o sentido de direção. Essa Casa [legislativa] se importa com essa questão e com a doença. Mais de 100 mil pessoas recebem o diagnóstico de epilepsia por ano, no país”, disse. O vereador destacou o papel da presidente Adriana Bacman, à frente da Amape-PE, e lembrou que o Dia Municipal de Conscientização sobre a Epilepsia foi criado pela lei municipal número 18.720/2020, de autoria da então vereadora Michele Collins.

Sob a presidência do vereador Hélio Guabiraba (PSB) e com a presença dos vereadores Eduardo Moura (Novo), Fabiano Ferraz (MDB) e da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Comissão de Segurança Cidadã da Câmara do Recife reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (10), para fazer a distribuição de um projeto de lei Ordinária.O PLO em questão é o de nº 69/2025, que altera a nomenclatura da Guarda Civil Municipal de Recife para Polícia Municipal de Recife. De autoria de Fabiano Ferraz, a proposta ficou sob a relatoria de Hélio Guabiraba. "Eu tenho certeza que farei uma boa relatoria de acordo com os anseios da população do Recife, para que a nossa Guarda Municipal possa contribuir muito mais do que está contribuindo na cidade", afirmou o presidente do colegiado.

A Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (10), para distribuir seis projetos de lei Ordinária entre os membros do colegiado, que emitirão pareceres às matérias a serem analisados em um próximo encontro. Quatro proposições terão a relatoria da presidente do colegiado, Jô Cavalcanti (PSOL), e as demais, do vereador Júnior Bocão (PSD). O próximo encontro da Comissão foi marcado para o próximo dia 8 de maio, às 9h.

Com o propósito de esclarecer a população acerca da concessão dos quatro parques urbanos do Recife à iniciativa privada, assim como colher subsídios e fazer encaminhamentos, o vereador Alef Collins (PP) realizou audiência pública na tarde desta quarta-feira (9), quando reuniu usuários dos parques, representantes do poder público e da empresa que administrará os equipamentos urbanos para debater o assunto. De acordo com o parlamentar as intervenções a serem realizadas vão impactar a vida de milhares de recifenses, como as numerosas pessoas que usufruem diariamente dos espaços, e os prestadores de serviços ali instalados, o que exige ampla discussão com a sociedade.

Sob a presidência do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), a Comissão de Políticas Públicas da Juventude da Câmara do Recife reuniu-se, nesta quarta-feira (9), e realizou a distribuição de um projeto de lei Ordinária. Com a presença dos vereadores Thiago Medina (PL) e Felipe Francismar (PSB), o colegiado, por sugestão do presidente, decidiu realizar visitas a projetos no Recife que tratam de políticas públicas para a juventude. Uma outra proposta apresentada por Rodrigo Coutinho e acatada pelos demais foi a de incluir Esportes no seio da Comissão da Juventude. "A presidência está fazendo um projeto de decreto Legislativo para a gente poder, efetivamente, ter a Comissão de Juventude e Esportes, fazendo com que a nossa Comissão amplie o leque de debates e discussões", detalhou.