Notícias

A Comissão de Saúde da Câmara do Recife reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (30), por meio de videoconferência, para distribuir cinco proposições de autoria de diversos parlamentares, além de emitir pareceres para 15 projetos de lei. A presidente do colegiado, vereadora Natália de Menudo (PSB), e o vice-presidente, vereador Tadeu Calheiros (Podemos), conduziram os trabalhos.

As consequências das chuvas no Recife e na Região Metropolitana nortearam o debate na Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta segunda-feira (30). O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) solicitou um minuto de silêncio pelas famílias atingidas e que perderam seus entes queridos. “Estamos passando momentos difíceis, mas pude acompanhar de perto a importante missão da Defesa Civil da nossa cidade e quero estender as minhas congratulações e solidariedade a estes servidores, empenhados em salvar vidas”.

“Estamos em um momento de solidariedade independente de cor partidária”. A afirmação foi feita pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) na tribuna da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (30). Ele destacou as campanhas realizadas por entidades que arrecadam donativos para as vítimas das chuvas, parabenizou a gestão municipal pelas ações emergenciais e enfatizou a necessidade de uma mudança de paradigma.

O vereador Samuel Salazar (MDB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, promoveu uma audiência pública para que a Prefeitura pudesse apresentar o resultado fiscal do primeiro quadrimestre de 2022, na tarde desta segunda-feira (30). O secretário executivo de Projetos Especiais, Márcio Carvalho, exibiu slides da gestão municipal, por meio de videoconferência.

A decisão do prefeito João Campos, de suspender os festejos juninos no Recife por causa das fortes chuvas que fizeram muitas vítimas, foi considerada “precipitada” pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). Para ele, a cadeia produtiva da Cultura não pode ser mais uma vez prejudicada na capital pernambucana. “Sei que o ônus da decisão é de quem toma e ela tanto pode ser elogiada como ser criticada. Mas o argumento da Prefeitura do Recife foi o de suspender a festa para mudar a aplicação de recursos. Isso não seria necessário”, disse, na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (30).

O vereador Paulo Muniz (SD) debateu o requerimento de número 6216/2022, de sua autoria, mas antes da votação, preferiu retirá-lo da Ordem do Dia, para permitir que a pauta do Poder Legislativo ficasse concentrada no tema das fortes chuvas que atingem a capital pernambucana. “Vou atender à solicitação, em solidariedade às vítimas, pois acabei de saber que o número voltou a subir”, afirmou, na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (30).

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu em bloco 34 requerimentos de sua autoria que foram votados e aprovados na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (30). “Os nossos requerimentos, quase em sua totalidade, trazem solicitações para a requalificações de escolas da rede municipal. É importante que façamos reformas nas escolas neste momento em que o prefeito entende que é preciso garantir melhores condições de trabalho para a Educação”.

Devido à continuidade das fortes chuvas que atingem a capital pernambucana, a vereadora Dani Portela (PSOL) disse que é preciso apontar políticas públicas de estado na área de infraestrutura e de urbanização, mas ressaltou que o mais importante “é entender que este é um momento de solidariedade e de unidade para salvar vidas”. Ela fez o discurso na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (30).

O vereador Zé Neto (PROS) discutiu e aprovou o requerimento de número 6.027/2022, de sua autoria, que dirige apelo ao comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, o coronel PM Roberto Santana, para que seja intensificado o policiamento ostensivo no entorno do mercado da Encruzilhada, no bairro de mesmo nome. Ele fez a defesa de sua proposta na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (30).