Notícias

“Só o Compaz não adianta”. Com essas palavras, o vereador Professor Mirinho (SD) defendeu a destinação de recursos públicos municipais para iniciativas contra a violência e de prevenção ao abuso de drogas que vão além dos Centros Comunitários Pela Paz (Compaz). De acordo com o parlamentar, é preciso que os cofres públicos apoiem projetos sociais realizados por entidades privadas no município.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife recebeu, na reunião desta segunda-feira (8), uma comissão de moradores de Jardim Monte Verde, na Zona Sul da cidade, e a secretária executiva de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. Em pauta, as dificuldades enfrentadas pela comunidade após as fortes chuvas. Jardim Monte Verde foi o local que teve mais pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade e Região Metropolitana em maio deste ano.

No plenário da Casa de José Mariano, na noite desta segunda-feira (8), o vereador Hélio Guabiraba (PSB) concedeu a entrega da Medalha de Mérito José Mariano ao deputado federal Felipe Carreras. A vereadora Natália de Menudo (PSB) presidiu a solenidade que contou com a presença de diversos políticos, familiares e amigos de Carreras.

Em Pernambuco, apenas metade das crianças foi vacinada contra a poliomielite, doença que também é conhecida como paralisia infantil. O percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde é que o índice esteja acima de 90% para evitar o retorno da doença. Foram dados trazidos ao plenário da Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (8), pelo vereador e também médico Tadeu Calheiros (Podemos) ao exaltar o início de uma campanha nacional em vigor. “Quero convidar a todos que levem seus filhos aos postos da cidade porque é uma doença que afeta a vida não só da pessoas acometidas, mas da família inteira. Então precisamos reforçar essa campanha que começa”.

Em reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada nesta segunda-feira (8), o vereador Ronaldo Lopes (PSC) expôs a situação vivida pelas crianças que estudam na Escola Municipal Córrego da Bica, no bairro do Passarinho, Zona Norte do Recife. De acordo com ele, os alunos estão desde o mês de maio com as atividades prejudicadas por causa de um muro de arrimo que cedeu.

A vereadora Dani Portela (PSOL) abordou assuntos durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (8), que tratam de racismo e feminicídio. Ela lamentou dois casos ocorridos durante o fim de semana na capital pernambucana: o assassinato de uma mulher por seu namorado e uma abordagem policial violenta praticada contra um jovem negro.

O vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu uma apuração feita por servidores da educação do município do Recife, que detectou a defasagem de profissionais (professores e auxiliares) e a precarização do atendimento nas creches e escolas públicas do município. Na reunião plenária desta segunda-feira (8), ele afirmou que “funcionários de pelo menos 24 creches relataram que muitas turmas das unidades de educação infantil municipal estão ficando sem aula e sem dia letivo por ausência de professores na rede de ensino”.

A criação de uma estátua do poeta Miró da Muribeca, no Circuito da Poesia do Recife, foi o tema de um requerimento aprovado na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta segunda-feira (8), pela Câmara Municipal do Recife, a partir de um requerimento da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). “Para se ter ideia da dimensão deste poeta, quem visitar o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, que é uma espécie de santuário da nossa língua, encontrará um tótem onde Miró recita seus poemas. Ele faz parte da exposição permanente daquele museu, pois é reconhecido como um dos maiores poetas brasileiros da contemporaneidade”, disse.

Sancionada na última quinta-feira (4), a lei do piso salarial dos profissionais de enfermagem foi alvo de um requerimento por sua implantação imediata no município já nesta segunda-feira (8). Na tribuna da Câmara do Recife, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) defendeu que a capital pernambucana acelerasse a adoção da lei federal nº 14.434/2022, que já entrou em vigência e pode ser aplicada por municípios com disponibilidade orçamentária e por instituições privadas e filantrópicas.