Notícias

Duas comissões realizaram reuniões extraordinárias, na tarde desta segunda-feira (4), quando aprovaram o projeto de lei do Executivo (PLE) número 10/2022, que promove alterações na Lei Municipal número 18.894, de 21 de fevereiro e 2022, cria cargos efetivos e dispõe sobre a remuneração dos servidores públicos que indica. As comissões de Finanças e Orçamento; e a de Legislação e Justiça, analisaram o PLE, que está tramitando em regime de urgência. Ele agora está apto a ser votado em plenário.

Má infraestrutura, falta de profissionais e baixa cobertura de atendimento. Foram esses os problemas encontrados pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos) em uma série de visitas feitas neste ano aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do Recife. O parlamentar tratou do tema nesta segunda-feira (4), durante a reunião plenária da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira (4) um requerimento da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) que solicita à Comissão Executiva da Casa a criação de uma Comissão Especial para Tratar do Acompanhamento da Gestão dos Mercados Públicos do Recife. Durante a reunião plenária, a parlamentar discutiu o pedido para salientar a importância desses equipamentos e de sua preservação.

Procuradora Especial da Mulher da Câmara do Recife, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) subiu à tribuna da Casa nesta segunda-feira (4) para fazer um convite público para uma palestra que será promovida pelo órgão na próxima quarta-feira (6). Com o tema “Violência Política contra Mulheres”, o evento contará com a participação virtual da deputada federal Rosângela Gomes (Republicanos), autora de uma lei que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher durante as eleições e no exercício de direitos políticos e de funções públicas.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (4), o vereador Ivan Moraes (PSOL) leu uma carta de repúdio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) ao edital da Prefeitura destinado ao financiamento de 150 vagas em comunidades terapêuticas na capital. O parlamentar destacou a utilização do seu mandato para a leitura de posicionamento de várias entidades da sociedade civil para que sejam ouvidas.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) discutiu oito requerimentos de sua autoria que solicitam melhorias para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do Recife. Na reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (4), o parlamentar ressaltou a vitória dos movimentos antimanicomiais e da reforma psiquiátrica. De acordo com ele, tais lutas fizeram compreender e alertar para a necessidade de que "as pessoas deixassem de ser trancafiadas por terem algum tipo de sofrimento mental".

O vereador Alcides Cardoso (sem partido) discutiu o requerimento de número 3518/2022, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que solicitou a criação de uma comissão especial para fazer o acompanhamento da gestão dos mercados públicos do município do Recife. “Parabenizo a vereadora pelo requerimento e aproveito para manifestar o meu desejo de fazer parte do colegiado”, disse. Após as discussões, a solicitação da parlamentar foi aprovada.

O vereador Doduel Varela (PP) anunciou, na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (4), a desfiliação do Partido Social Liberal e a inscrição do seu nome no Partido Progressista (PP). O PSL se juntou oficialmente ao Partido Democratas, em fevereiro, para formação do União Brasil. “Eu vou trilhar novos caminhos, mas não posso deixar de agradecer a todos e todas que estiveram juntos comigo nesta minha caminhada até aqui”, disse.

A vereadora Michele Collins (PP) homenageou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (4), a Igreja Batista da Capunga com um voto de aplausos e congratulações pelas comemorações dos seus 99 anos de fundação. A parlamentar ressaltou que a igreja é uma das grandes obras arquitetônicas da cidade e relatou ações promovidas pela instituição para a inclusão social. Em outro momento da reunião, a parlamentar debateu oito requerimentos de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), sobre os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) da cidade.

A vereadora Dani Portela (PSOL) fez a defesa do reforço do financiamento público para os Centros de Atendimento Psicossociais (CAPs) e pediu justiça para a menina Heloisa Gabrielle, que morreu quarta-feira, dia 30 de março, após ser baleada, em Porto de Galinhas, Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. Em discurso realizado na reunião plenária híbrida da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (04), ela também elogiou a iniciativa da Casa de José Mariano de adotar, a partir de hoje, nas reuniões, a interpretação na Língua Brasileira de Sinais, Libras, usada pela comunidade de surdos.