Reeleito em primeiro turno, com recorde de 78% dos votos recifenses, o prefeito João Campos, 31 anos, tomou posse para o novo mandato de 2025 a 2028 à frente da Prefeitura do Recife, em reunião solene realizada na Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira (1º). Ele é o quarto prefeito consecutivo filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), à frente do Poder Executivo. Também foi empossado o vice-prefeito Victor Marques (PCdoB), em solenidade conduzida pelo presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB).
As vereadoras e os vereadores escolhidos pela população nas eleições de 2024 para a Câmara Municipal do Recife tomaram posse em uma reunião solene promovida na tarde desta quarta-feira (1º), na sede do Poder Legislativo. Os 37 parlamentares empossados vão cumprir seus mandatos na 19ª Legislatura da Casa, entre os anos de 2025 e 2028. No evento, eles ainda deliberaram, por meio de votação aberta, a composição da Comissão Executiva que assume o comando da Câmara no biênio 2025-2026.
Nesta quarta-feira (1º), às 15h, a Câmara Municipal do Recife dará posse aos vereadores, prefeito e vice-prefeito da cidade, durante reunião solene que será realizada no plenário da Casa. Na ocasião, será eleita a Comissão Executiva que comandará o Poder Legislativo Municipal pelos próximos dois anos. Todo o evento será transmitido ao vivo pelo site institucional ( www.recife.pe.leg.br).
Os números expressivos da produção legislativa e a grande quantidade de atividades realizadas em 2024 demonstram o bom trabalho desenvolvido pelos vereadores do Recife na Câmara Municipal. O presidente da Casa de José Mariano, vereador Romerinho Jatobá (PSB), ressaltou o empenho de homens e mulheres em traduzir os anseios da população. “Os vereadores se empenharam muito em fazer o serviço chegar na ponta da cidade, sobretudo naquelas áreas que mais precisam do poder público. Então, considero 2024 como um ano muito positivo, de muito trabalho e de muita entrega para o recifense”.
A reforma administrativa proposta pelo projeto de lei do Executivo (PLE) número 33/2024, com vistas a adequar a estrutura da Prefeitura do Recife para os próximos quatro anos, de 2025 a 2028, além do projeto de lei Ordinária (PLO) número 218/2024, que atualiza os subsídios dos secretários municipais, foram aprovados pela Câmara do Recife. As duas proposições foram votadas, em segundo turno, em reunião extraordinária do Poder Legislativo Municipal realizada na manhã desta sexta-feira (27). Agora, as duas medidas seguem para sanção do prefeito João Campos.
A Câmara Municipal do Recife aprovou nesta quinta-feira (26), em primeira votação, dois projetos de lei que promovem mudanças na organização e na remuneração do secretariado da Prefeitura, além de outras alterações na estrutura da administração municipal. Na reunião extraordinária, os parlamentares se posicionaram a favor do projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 218/2024, que reajusta o subsídio das secretárias e secretários da Prefeitura, e o projeto de Lei do Executivo (PLE) nº 33/2024, que dispõe sobre a estrutura e funcionamento da Administração Direta e Indireta da capital.
Em reuniões extraordinárias, as comissões de Finanças e Orçamento e de Legislação e Justiça da Câmara do Recife deliberaram na manhã desta segunda-feira (30) sobre o projeto de lei do Executivo nº 33/2024, que dispõe sobre a estrutura e funcionamento da Administração Direta e Indireta do município. A matéria, que tramita em regime de urgência, recebeu votações favoráveis em ambos os colegiados. Dentre as principais mudanças previstas, está a criação da Secretaria de Ordem Pública e Segurança.
A Câmara Municipal do Recife está trabalhando em regime extraordinário neste final de ano para analisar duas proposições até o dia 30 de dezembro. O anúncio foi feito pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), presidente do Poder Legislativo, na reunião plenária realizada nesta segunda-feira (23), às 10h. Uma das matérias que serão analisadas e votadas é o projeto de Lei do Executivo (PLE) número 33/2024, que dispõe sobre a estrutura e o funcionamento da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal; e a outra é o projeto de Lei Ordinária (PLO) 218/2024, que altera o inciso III do art. 1º da Lei Municipal nº 18.568, de 12 de abril de 2019.
No Recife, a data de 20 de dezembro marca no calendário oficial o Dia Municipal da Solidariedade. Para comemorar esse evento, a Casa de José Mariano promoveu nesta sexta-feira (20), por iniciativa do vereador Almir Fernando (PSB), uma solenidade para homenagear instituições e projetos que materializam valores de cuidado e o amor ao próximo. O vereador Tadeu Calheiros (MDB) presidiu a cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal.
Este homem tinha a alma libertária e o sentimento do povo: José Mariano Carneiro da Cunha, o popular José Mariano, que é reconhecido como um dos principais abolicionistas pernambucanos, foi também um grande tribuno popular. A imagem do patrono da Câmara Municipal do Recife ganhou reforço com a descoberta recente de dois documentos que estavam esquecidos nos arquivos da Faculdade de Direito do Recife, onde ele estudou e se formou em 1870.