Notícias

De autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), o requerimento nº 628/2022 dirige indicação ao prefeito para que a próxima creche a ser construída no bairro Alto José do Pinho, na Zona Norte, seja denominada “Creche Dona Detinha”, uma líder comunitária bastante atuante na região. O parlamentar fez questão de abordar a matéria durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (8). Outro assunto também discutido por ele, foi o voto de repúdio a um vereador de Curitiba que invadiu uma Igreja Católica durante uma missa.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou o projeto de lei de sua autoria, de número 48/2022, em tramitação na Casa, que pretende instituir no Calendário Oficial de Eventos do Recife a “Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Retinoblastoma”, um tumor maligno raro originário das células da retina. O assunto foi abordado nesta terça-feira (8), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife.

A Comissão Mista da Câmara do Recife foi instalada, por videoconferência, nesta segunda-feira (7). O objetivo do colegiado é analisar as contas da Prefeitura do Recife do exercício de 2011. Tendo o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Samuel Salazar (MDB) como relator, também estavam presentes na instalação o presidente da Comissão Mista e também de Legislação e Justiça, Felipe Francismar (PSB), e os vereadores Marcos di Bria Júnior (PSB), Renato Antunes (PSC) e Marco Aurélio Filho (PRTB).

O vereador Renato Antunes (PSC) solicitou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), o reajuste do piso salarial dos professores da rede pública municipal. Na ocasião, ele ressaltou que o Governo Federal aprovou uma portaria de reajuste para o piso salarial da classe de 33%. Ele aproveitou a ocasião para informar que não exercerá a liderança da bancada de Oposição na Casa, no próximo ano.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), o vereador Dilson Batista (Avante) solicitou ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que determine a troca do Comando-Geral da Polícia Militar de Pernambuco, assumindo, assim, uma mulher. A solicitação foi feita através do requerimento número 211/2022, de sua autoria. O parlamentar pediu a ajuda dos demais vereadores da Casa para a aprovação do requerimento e recordou que pedido semelhante foi também feito ao chefe do Executivo municipal.

Tratar dos principais pontos que as instituições, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o seu mandato devem enfrentar em 2022. Foi com esse objetivo que o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (7), durante a reunião plenária híbrida do Poder Legislativo. No discurso, o parlamentar abordou uma ampla série de temas e desafios, da disputa presidencial à política sobre drogas da capital pernambucana.

Ao celebrar a primeira reunião Ordinária de forma híbrida, no plenário da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (7), o vereador Osmar Ricardo (PT) falou sobre o seu retorno à Casa, após quatro anos em que não teve mandato. O parlamentar aproveitou o momento de seu pronunciamento para fazer a defesa do reajuste salarial dos servidores municipais.

Na condição de líder da bancada do PSOL na Câmara Municipal do Recife, cargo que foi anunciado hoje, a vereadora Dani Portela disse, em discurso realizado na tribuna do plenário que, juntamente com o vereador Ivan Moraes, também membro do partido, lutarão “todos os dias para seguir combatendo o bolsonarismo e suas implicações”. Além desse enfoque, ela aproveitou a oportunidade para fazer considerações sobre a gestão pública do PSB Recife. “Somos governados há anos pelo mesmo partido, que se preocupa mais com a imagem pública do que com ações efetivas para a população. Precisamos falar em alternância de poder”, defendeu, na reunião Ordinária desta segunda-feira (7), a primeira realizada de forma híbrida, na Casa de José Mariano.

Os casos recentes de violência contra pessoas negras no Brasil foram repercutidos pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) na Câmara do Recife nesta segunda-feira (7), durante a reunião plenária híbrida do Poder Legislativo. Na tribuna do plenário, o parlamentar fez um alerta sobre a persistência dos casos de racismo no país. Ele divulgou, ainda, a realização de um ato por justiça para o povo negro que será promovido na capital nesta tarde e contará com a participação da Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara.

Ao lembrar que era a primeira reunião Ordinária híbrida desde o início da atual Legislatura, iniciada em janeiro de 2021, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) ressaltou que estava feliz com a participação dos parlamentares no plenário da Câmara Municipal do Recife. Em saudação aos presentes no plenário, afirmou que “hoje é o primeiro dia presencial e, como primeiro vice-presidente desta Casa, estamos de braços abertos para todos e todas. Podem contar com a minha contribuição”, disse, na reunião Ordinária realizada de forma híbrida, na manhã desta segunda-feira (7).