Na reunião plenária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (20), o vereador Dílson Batista (Avante) fez três esclarecimentos. O primeiro foi sobre projeto de lei, de sua autoria, que propõe reservar vagas em habitacionais da Prefeitura do Recife para mulheres vítimas de violência domésticas. O segundo, sobre o que ele considera como necessidade de o cidadão comum portar arma de fogo. E o terceiro, para falar do afastamento de um coronel da Polícia Militar de Pernambuco.
A Câmara Municipal do Recife aprovou nesta segunda (20), durante reunião plenária virtual, por unanimidade o projeto de resolução número 38/2021, que cria a Escola do Legislativo. A proposta foi encaminhada ao plenário pela Comissão Executiva e prevê a promoção de cursos de formação e qualificação para servidores da Casa de José Mariano, além de possibilitar parcerias com outras instituições para colaborações técnicas.
As declarações do humorista Fábio Porchat em um podcast divulgado na semana passada repercutiram na Câmara do Recife nesta segunda-feira (20), durante a reunião plenária remota. Na ocasião, ele teria feito uma defesa de produções de humor direcionadas a religiões. Na tribuna virtual, a vereadora Michele Collins (PP) fez críticas a Porchat disse que vai protocolar uma nota de repúdio contra as afirmações. “Ninguém tem que ridicularizar a religião de ninguém. Religião não é para ser jogada ao vento”, defendeu a parlamentar.
“Pele alvo: a cor da violência policial”, este é o nome da pesquisa realizada pela Rede de Observatórios da Segurança, que foi repercutida pela vereadora Dani Portela (PSOL) no plenário virtual da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (20). “Escolhi essa pesquisa para ser o ponto da minha fala de hoje, pois ela sintetiza muitos dos elementos que tentei trazer aqui durante esse ano: de que nós não podemos fechar os olhos para o fato de que a vida da população negra ainda é tratada de forma descartável ou, como bem dizia Elza Soares já em 1998: a carne mais barata do mercado é a carne negra”.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) parabenizou o vereador Marco Aurélio Filho pela apresentação do requerimento de número 14219/2021, que foi discutido e aprovado na reunião plenária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (20). O requerimento concedeu voto de aplausos e congratulações ao Samu Recife, em comemoração aos 20 anos de atendimentos à população recifense.
Salários atrasados, reajuste salarial ignorado e nenhum sinal do pagamento do 13º. Essa, de acordo com o vereador Rinaldo Junior (PSB), é a situação dos trabalhadores da empresa Premius, que presta serviços à Secretaria de Saúde de Governo de Pernambuco. O parlamentar denunciou o caso na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (20). Ele pediu à pasta que tomasse as medidas necessárias para rescindir o contrato com a empresa inadimplente.
A Festa de Santa Luzia foi destacada durante a reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (20). O vereador Felipe Alecrim (PSC) parabenizou o requerimento 14271/2021, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PP), formulando votos de aplausos e congratulações à Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Santa Luzia, no bairro da Torre, e ao Monsenhor Romeu da Fonte pela Festa da padroeira, Santa Luzia, que foi realizada no último dia 13.
De acordo com o vereador Fred Ferreira (PSC), a capital pernambucana "não se preparou" para o leilão da tecnologia móvel de quinta geração, o 5G, ocorrido nos últimos dias 4 e 5 de novembro, em Brasília. “O Recife mais uma vez ficou para trás e está de fora da lista das cidades prontas para o 5G. Várias outras largaram na frente”. O pronunciamento do parlamentar ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife.
A vereadora Liana Cirne (PT) abordou dois temas, na reunião plenária virtual, realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (20): no primeiro, informou que entrará com representação criminal contra um pastor evangélico por intolerância religiosa. No segundo, repercutiu matéria de um jornal local que fala de um projeto de lei, de seu mandato, que garante vagas em habitacionais a famílias LGBTQIA+ .
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), acompanhou o prefeito João Campos durante sanção à lei que oficializou o repasse de R$ 30 milhões, da Casa de José Mariano, para serem investidos em obras públicas em bairros e comunidades da cidade. A assinatura ocorreu na sede da Prefeitura, na tarde desta quinta-feira (16), e contou com a presença do secretário de Governo e Participação Social, Carlos Muniz, e dos vereadores Eriberto Rafael (PP), primeiro-secretário da Casa, e Samuel Salazar (MDB), líder do Governo, além da vereadora Ana Lúcia (Republicanos).