Notícias

De acordo com a vereadora Liana Cirne (PT), esta terça-feira (31) marca os cinco anos do processo de impedimento que retirou Dilma Rousseff da presidência da República. O assunto foi discutido na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. “Relembrar é viver e a ex-presidenta foi acusada de violar o artigo 35 que impede corretamente operações de crédito em instituições bancárias oficiais”.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) disse, durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (31) via internet, estar preocupado com a falta de segurança pública, especificamente no bairro de Boa Viagem. “Cada semana é uma modalidade diferente de violência, em plena luz do dia”, lamentou.

Repercutir uma reunião realizada na última quinta-feira (26) com a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT), o secretário-executivo dos Direitos dos Animais, Luís dos Anjos, e representantes de movimentos da causa animal. Foi com esse objetivo que a vereadora Andreza Romero (PP) proferiu um discurso nesta terça-feira (31), durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife. Na ocasião, a parlamentar falou dos avanços que a gestão municipal promove no setor e, também, de sua participação recente em uma outra reunião sobre o tema, desta vez com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

O vereador Felipe Alecrim (PSC) lamentou o retorno que recebeu da Prefeitura do Recife para a solicitação de um requerimento de sua autoria e que foi aprovado no plenário da Câmara Municipal do Recife. “Eu pedi que fosse estruturado um centro de apoio a pessoas em situações de rua. A PCR me respondeu dizendo que a cidade do Recife já dispõe de vários equipamentos públicos voltados para esses cuidados”, afirmou, na reunião plenária virtual desta terça-feira (31).

O vereador Ivan Moraes (PSOL) apresentou um estudo do seu mandato sobre os gastos da Prefeitura do Recife com a comunicação, baseado em dados do Portal da Transparência, e disse que neste ano a PCR vem gastando mais com campanhas institucionais do que com educativas. “Mais uma vez fazemos o alerta de que é preciso suspender a institucional durante a pandemia”, afirmou, na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (31).

Na última segunda-feira (30), teve início a primeira edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Crianças do Recife. Autora do projeto que deu origem à lei nº 18.764/2020, que institui o evento, a vereadora Michele Collins (PP) discursou a respeito do tema durante a reunião plenária remota desta terça-feira (31). Na ocasião, ela ressaltou a importância de conscientizar famílias para a prevenção de acidentes que resultem, por exemplo, em intoxicação, queimaduras, lesões ou o afogamento de crianças.

Um discurso crítico à gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) proferido pela vereadora Liana Cirne (PT) nesta segunda-feira (30), durante a reunião plenária remota, foi alvo de comentários do vereador Paulo Muniz (SD). Na tribuna virtual, o parlamentar criticou o uso de alguns termos utilizados pela parlamentar para se referir ao presidente e pediu que os vereadores do Recife se concentrassem em temas relativos ao município.

Em crítica ao aumento do combustível e à bandeira vermelha da energia, a vereadora Liana Cirne (PT) teceu comentários sobre o andamento da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no País. Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta segunda-feira (30), a parlamentar ressaltou que "o presidente da República tem sido falacioso em relação a outros chefes do Executivo. Refiro-me às mentiras que ele tem contado em relação aos governadores dos Estados".

Na reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife, desta segunda-feira (30), o vereador Paulo Muniz (SD) discutiu dois requerimentos de sua autoria que pedem melhorias no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Na ocasião, o parlamentar apontou problemas de esgotamento sanitário no conjunto habitacional Via Mangue 3 e insegurança em vários pontos do bairro.

A segurança de vigilantes de carro-forte e clientes de grandes centros de compra foi tema de discussão do vereador Rinaldo Junior (PSB) na Câmara do Recife nesta segunda-feira (30). Na reunião Ordinária, o parlamentar lembrou ter protocolado o projeto de lei Ordinária número 64/2019, que proíbe atividades de transporte de valores no interior de centros comerciais, shopping center e estabelecimentos durante o horário de atendimento ao público, e pediu celeridade no andamento da proposição.