A organização de um desfile militar recepcionado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia da votação da PEC do voto impresso na Câmara dos Deputados, que acontece nesta terça-feira (10), pode ser interpretada como mais um episódio de ameaça à segurança institucional do País. Foi essa a preocupação que a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) levou à tribuna da Câmara do Recife, na reunião plenária remota desta manhã. Para a parlamentar, os integrantes da Casa de José Mariano precisam repudiar intimidações ao regime democrático vindas do Palácio do Planalto.
Na reunião plenária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou nesta terça-feira (10), o vereador Renato Antunes (PSC) pediu que seja pautada a votação em plenário do projeto de resolução número 22/2021, de sua autoria. Essa matéria institui a “Frente Parlamentar em Defesa do Plano de Drenagem do Recife”, no âmbito da Câmara Municipal. Ele disse que somente um plano competente vai direcionar o escoamento de águas para resolver os problemas da cidade em dias de chuva.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) repercutiu o fato de o Recife ter recebido o selo internacional de destino turístico seguro, do Selo Safe Travels, dado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e chancelado pela Organização Mundial do Turismo. “A retomada econômica passa pelo turismo e o Recife tem se destacado, neste momento de flexibilização da economia, como a sexta capital brasileira nesta área”, disse, na reunião plenária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou nesta terça-feira (10).
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), e o primeiro secretário da Casa, Eriberto Rafael (PP), receberam nesta segunda-feira (9) o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti. Ele veio acompanhado do presidente da seccional Pernambuco, Edmilson Henauth, e de parlamentares das cidades de Igarassu e Caruaru. Conzatti está circulando o país em campanha para a realização da 20ª Marcha dos Legislativos Municipais, que irá acontecer entre os dias 24 e 27 de agosto, em Brasília.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife apresentou, na reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira (9), o resultado de um estudo inédito e revelador sobre a população em situação de rua no centro do Recife. Realizado a partir de um levantamento com 113 pessoas, ele “pretende compreender a realidade dessas pessoas no contexto na pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, bem como apontar a necessidade de novas políticas públicas para essa população”, disse a vereadora Michele Collins (PP).
Dois temas foram abordados em um discurso proferido pela vereadora Liana Cirne (PT) nesta segunda-feira (9), durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife. Na ocasião, a parlamentar comentou um caso de racismo religioso ocorrido no final de julho, quando um pastor evangélico da capital publicou um vídeo na internet em que associava imagens religiosas de matriz africana pintadas no túnel da Abolição a “demônios”. Ela destacou, ainda, a ação popular que move contra a Prefeitura com o objetivo de garantir o pagamento ao reajuste dos professores da rede pública municipal.
"A Lei Maria da Penha é um marco na história do enfrentamento à violência contra nós mulheres", afirmou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), durante a reunião plenária virtual desta segunda-feira (9). Ela também celebrou a reinauguração do Centro de Referência Clarice Lispector, com atendimento presencial 24 horas, bem como a descentralização do serviço, nas chamadas Salas da Mulher, em vários Compaz.
Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida por videoconferêcia, nesta segunda-feira (9), o vereador Luiz Eustáquio ressaltou a necessidade da conscientização para o enfrentamento ao uso das drogas na cidade. Conforme lembrou o parlamentar, a lei municipal número 17.442/ 2008, de sua autoria, institui o dia 12 de agosto como o Dia Municipal de Combate ao Uso de Drogas. “A intenção é poder incentivar as pessoas para que todos possam estar lutando em favor da vida".
A Câmara Municipal do Recife aprovou, em primeira votação, o projeto de lei número 89/2021, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) que inclui a Semana de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo, no calendário oficial de eventos do município. "Propomos ter uma semana de conscientização desse tipo de relacionamento que acomete os homens também, mas em 90% dos casos, quem sofre, somos nós, mulheres”, lamentou a parlamentar.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) fez um apelo para que os parlamentares da Câmara Municipal do Recife prossigam no trabalho de conscientizar a população de que o cenário da pandemia de covid-19 continua preocupante. Ele afirmou que os dados de Pernambuco e do Recife não são mais críticos como vinham sendo, porém, “é preciso que a população permaneça observando as orientações sanitárias e tomando as devidas precauções”.