Notícias

Na primeira reunião após o recesso parlamentar de julho, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife analisou dez projetos de lei, dos quais oito foram aprovados. Presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), ela foi realizada de forma virtual, na tarde desta quarta-feira (4).

“Todas as crianças nas creches”. Foi esse o tema escolhido pelo mandato da vereadora Dani Portela (PSOL) para uma audiência pública realizada pela Câmara do Recife a respeito da universalização do serviço na capital pernambucana, em especial nas comunidades de Alto José do Pinho, Córrego do Deodato, Ilha de Deus e Bode. O evento aconteceu nesta quarta-feira (4), por videoconferência, e contou com a participação do secretário de Educação, Fred Amâncio, e de representantes de entidades da sociedade civil.

A vereadora Dani Portela (PSOL) fez ponderações sobre o projeto de lei número 118/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que altera a lei municipal número 18.076/ 2014. Esta lei estabelece normas de prevenção de acidentes a serem cumpridas pelos condôminos e/ou administradores nos elevadores dos edifícios da Recife. Durante a reunião plenária virtual desta terça-feira (3), Dani Portela afirmou que o projeto “fere o Estatuto da Pessoa com Deficiência”.

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (3), em primeira discussão, o projeto de lei nº 118/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que visa proibir o uso de elevadores, sem a presença de acompanhante, por pessoas com deficiência ou doença rara que sejam incapazes de exercer atos da vida civil. Durante a reunião plenária remota, a parlamentar fez uso da tribuna virtual para defender a proposta.

Retomando os trabalhos neste segundo semestre, a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes reuniu-se na tarde desta terça-feira (3) para analisar projetos de lei de autoria de diversos parlamentares. Estiveram acompanhando os trabalhos virtualmente, a presidente do colegiado, Ana Lúcia (Republicanos), Hélio Guabiraba (PSB) e Cida Pedrosa (PCdoB).

Três propostas apresentadas à Câmara do Recife pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) foram discutidas pela autora nesta terça-feira (3), durante a reunião plenária remota. A parlamentar destacou os requerimentos nº 6887/2021, nº 6888/2021 e nº 6889/2021, todos voltados para a saúde municipal. As três matérias foram aprovadas pelo plenário da Casa.

No dia em que foi anunciada a ampliação da vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 23 anos, no Recife, o vereador Ivan Moraes (PSOL) criticou a forma usada para a divulgação. “O anúncio da ampliação ocorreu, mais uma vez, através das redes sociais do prefeito, como ele tem feito todas as vezes. Isso contraria o princípio da impessoalidade, pois não deveria ter sido feito pelas redes pessoais, mas usar as mídias oficiais da Prefeitura”, disse, na reunião plenária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou nesta terça-feira (3).

O vereador Júnior Tércio (Podemos) fez uso da palavra durante a reunião plenária remota desta terça-feira (3) para discutir duas proposições de sua autoria que se encontravam na ordem do dia. Os requerimentos nº 6891/2021 e nº 6892/2021 solicitam ao Poder Executivo que amplie a prestação de serviços à população em situação de rua nos setores de imunização contra a covid-19 e de oferta de vagas de emprego, respectivamente. Ambas as matérias foram aprovadas pelo plenário da Casa.

O retorno às aulas presenciais na rede pública municipal do Recife foi repercutido pelo vereador Renato Antunes (PSC) nesta terça-feira (3), em discurso proferido durante a reunião plenária remota da Câmara Municipal. O parlamentar disse que vai fiscalizar as unidades de ensino da capital para verificar se os protocolos de segurança são cumpridos de forma adequada. Os estudantes da rede ficaram longe das salas de aula por cerca de um ano e quatro meses, por conta da pandemia de covid-19.

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) ocupou a tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (3) para repercutir propostas para a melhoria do centro do Recife que podem ser implementadas pela Prefeitura. O parlamentar destacou, ainda, uma visita que fez no último sábado (31), com membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ao principal eixo comercial da região.