Notícias

Ao receber o veto total do Poder Executivo a três projetos de lei de sua autoria, a vereadora Michele Collins (PP) comentou que todas as matérias legislativas tinham o mesmo objetivo: fazer a publicização de ações da Prefeitura do Recife, zelar pela transparência da gestão pública e evitar atos de corrupção. “Minhas três proposições tinham a mesma finalidade, que era fortalecer aquilo que acho de mais importante na gestão pública. Infelizmente, esse não foi o mesmo entendimento do técnico que analisou as minhas propostas”, disse.

Com a persistência do aumento do número de casos de covid-19, o Governo de Pernambuco estendeu até o dia 13 de junho o decreto que, dentre outras medidas, veda a realização de celebrações religiosas aos fins de semana no Estado. Na Câmara do Recife, durante reunião Ordinária desta segunda-feira (7), a decisão foi criticada pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que pediu que o poder público apresentasse justificativas para a restrição.

O vereador Renato Antunes (PSC) discursou na tribuna virtual da Câmara do Recife nesta segunda-feira (7) para fazer um pedido ao Governo do Estado: a volta de celebrações nos templos religiosos aos fins de semana. Atualmente, em virtude do aumento de casos de covid-19 no Estado, os templos de determinados municípios podem realizar as celebrações desses dias apenas de forma virtual. Atividades administrativas e promoção de serviços sociais continuam liberados, nos termos do decreto.

O vereador Doduel Varela (PSL) denunciou que os bairros da Zona Oeste do Recife estão sofrendo um surto de dengue e de chicungunha. “Eu estive no final de semana em diversas comunidades e confesso que fiquei muito surpreso com a quantidade de pessoas que encontrei com os sintomas dessas doenças. Elas não sabem o que fazer, pois também estamos enfrentando a pandemia de covid-19”, afirmou, na reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (7).

Patrimônio Cultural da Humanidade, o frevo tem esse título desde 2011. Mas, ele não é vitalício. A cada dez anos, precisa ser revalidado por autoridades e pela população. “É por isso que vamos realizar uma reunião pública na tarde de hoje para discutir este tema. Estou convidando todos os vereadores e vereadoras; e todos os cidadãos e cidadãs recifenses para participar dos debates”, afirmou o vereador Alcides Cardoso (DEM), na reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (7).

Com dados do registro de ocorrências de crueldade contra animais em Pernambuco, da Gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social, a vereadora Andreza Romero (PP) lamentou o aumento significativo dos maus tratos aos animais. Durante a reunião Plenária Virtual da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), ela afirmou que os dados foram colhidos de janeiro de 2019 a abril de 2021 e, nesse período, já foram registradas 560 ocorrências.

Não é só pela beleza: a arborização urbana ajuda a controlar a elevação de temperaturas e a poluição que assolam as grandes cidades. Para discutir a preservação, manutenção e reposição das árvores do Recife, a Câmara Municipal realizou nesta sexta-feira (4) uma audiência pública com especialistas e representantes da administração pública. O evento foi proposto pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que presidiu o debate.

Quais são as consequências, para o Recife, do desmonte das universidades federais? Para responder a essa pergunta, a Câmara Municipal promoveu uma audiência pública nesta quarta-feira (2), por meio de videoconferência. O debate, cuja iniciativa partiu da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), contou com a participação de representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e de entidades de estudantes e docentes.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), promoveu audiência pública virtual para debater o projeto de lei do Executivo número 11/2021, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da lei orçamentária (LDO) de 2022. A explanação do assunto foi feita pelo secretário municipal de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos. Os vereadores do Recife apresentaram 290 emendas ao projeto.

Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta terça-feira (1º), o vereador Rinaldo Junior (PSB) demonstrou preocupação com a situação de quem trabalha com cultura na cidade, sobretudo com a aproximação do ciclo junino. Ele lembrou que sugeriu há dois meses, através de um requerimento encaminhado ao prefeito João Campos, a criação do Fundo Emergencial da Cultura (FEC).