Notícias

Na última reunião plenária realizada nesta quarta-feira, 15, na Câmara do Recife, em convocação extraordinária, o aumento das passagens de ônibus na Região Metropolitana, bem como os problemas enfrentados diariamente por usuários e trabalhadores do transporte público foram tema de debate entre os parlamentares. A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) destacou que, desde o dia 5 de janeiro, o valor do Bilhete Único passou de R$ 4,10 para R$ 4,30.

Empresas de terceirização contratadas pela Prefeitura do Recife que não pagam os salários de seus trabalhadores em dia, mesmo quando o Poder Executivo cumpre as obrigações dos contratos regularmente. Esse foi o tema de um discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) durante a reunião plenária extraordinária desta quarta-feira (15). O assunto gerou debate no plenário da Casa e pedidos de rescisão dos contratos das empresas ADLIM Terceirizações e B1 Vigilância, que terceirizam a contratação de trabalhadores para unidades de saúde municipais.

A primeira votação do projeto de lei do Executivo número 01/2025, na Câmara do Recife, movimentou o plenário e levou vários vereadores a discutirem a proposta na manhã desta terça-feira (14), durante a segunda reunião da convocação extraordinária. A matéria dispõe sobre as competências dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal e foi aprovada por 29 votos favoráveis e oito votos contrários. O PLE precisa passar por mais uma votação, que ocorrerá nesta quarta-feira (15), a partir das 10h.

Programas do Governo Federal, combate a fake news e a defesa das conquistas democráticas estiveram em pauta na reunião extraordinária desta terça-feira (14) na Câmara Municipal do Recife. Os vereadores discutiram questão ideológicas relativas aos partidos de direita e de esquerda que formam os mandatos na Casa. Os assuntos foram abordados pelas vereadoras Liana Cirne (PT) e Jô Cavalcanti (PSOL) e pelo vereador Thiago Medina (PL).

Ser eleito vereador, após disputar três eleições para o cargo, e fazer a diferença na vida do recifense foram destacados pelo vereador Júnior de Cleto (PSB), durante o seu primeiro discurso na Câmara do Recife. “Estar aqui foi um sonho realizado, mas sonho que se sonha junto vira realidade. Eu sou nascido e criado nas comunidades pobres e carentes da Zona Norte do Recife”, contou, na reunião extraordinária desta terça-feira (14).

“Eu sou uma mulher ambulante, venho da militância do Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Sem-Teto e hoje estou aqui, no Legislativo Municipal", disse a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) durante a reunião extraordinária da Câmara do Recife nesta terça-feira (14). Ela cumpre o primeiro mandato na Casa e lembrou que é “a única mulher negra periférica eleita nesta Legislatura”. A parlamentar apresentou algumas das pautas que serão prioridades do seu mandato, como moradia, renda básica e meio ambiente.

“Hoje, subo a esta tribuna vestindo a camisa do meu partido e defendendo as bandeiras que eu sempre defendi, por acreditar que o Partido dos Trabalhadores é um elemento de transformação da classe trabalhadora”. Com essas palavras, a vereadora Kari Santos (PT) proferiu um discurso em defesa das políticas promovidas pelo Partido dos Trabalhadores e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – das quais ela disse ter sido beneficiada pessoalmente. Criada na periferia do Recife, a parlamentar se colocou a favor de políticas que fomentem a justiça social e criticou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O decoro parlamentar e a conduta ética de um vereador diante dos demais se tornaram motivo de debate durante a reunião extraordinária da Câmara do Recife promovida nesta terça-feira (14). Levada à tribuna pelo vereador Chico Kiko (PSB), a discussão estava relacionada a comentários feitos durante a reunião plenária da segunda-feira (13) e que, segundo ele, demonstram irresponsabilidade no trato entre os membros da Casa de José Mariano. O vereador Thiago Medina (PL) também se pronunciou sobre o assunto.

O projeto de lei do Executivo (PLE) número 01/2025, que dispõe sobre as competências dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, e dá outras providências, foi analisado e recebeu parecer favorável em duas comissões permanentes da Câmara do Recife: a Comissão de Legislação e Justiça e a de Finanças e Orçamento. Os colegiados se reuniram logo após a primeira reunião extraordinária no plenário da Casa, nesta segunda-feira (13). O PLE será votado em plenário nesta terça-feira (14), às 10h.

Durante a primeira reunião extraordinária da atual Legislatura, nesta segunda-feira (13), a fiscalização ao Poder Executivo foi destacada em discursos no plenário da Câmara Municipal do Recife. O assunto foi trazido à tribuna pelo vereador Eduardo Moura (Novo) e contou com apoio de outros integrantes da bancada de oposição. “Nós somos o poder fiscalizador desta cidade, nós somos o único poder que pode fiscalizar o que está errado”, afirmou.