Notícias

A vereadora Michele Collins (PP) aprovou 15 requerimentos, de sua autoria durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (12), por videoconferência. Os assuntos são diversos e solicitam limpeza de canais, retirada de entulhos de ruas, poda de árvores, colocação de lonas plásticas, bem com a realização de outros serviços no sentido de minimizar os efeitos das chuvas do inverno. Ela disse que estes pedidos são feitos por moradores que veem os parlamentares como a voz da comunidade.

O requerimento número 2420/2021, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), sobre o acordo para reajuste dos servidores do magistério firmado no ano passado com o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) foi debatido pelo vereador Rinaldo Junior (PSB). Durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, desta segunda-feira (12), ele se dispôs a dialogar com a gestão e os profissionais sobre o assunto.

Nesta segunda-feira (12), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via videoconferência, três requerimentos elaborados pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos) foram discutidos por ele e aprovados na Casa. Todas as proposições visam melhorias ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência - Samu Recife.

Vereadora exalta Adeccon

16/11/2020
08h00

A vereadora Liana Cirne (PT) repercutiu o requerimento número 2419/2021, de sua autoria, formulando voto de aplausos e congratulações a Rosana Grinberg e a Raimundo Gomes de Barros pelo trabalho em defesa dos direitos do consumidor na Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adeccon). O assunto foi levantado na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (12), via internet.

O vereador Eriberto Rafael (PP) demonstrou preocupação com os números do coronavírus no Recife e no país, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, via videoconferência, desta segunda-feira (12). São mais de 3500 mortes diárias decorrentes da doença no Brasil. O parlamentar também enfatizou as ações da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus.

Nesta segunda-feira (12), a Câmara do Recife votou o projeto de lei do Executivo nº 10/2021, que institui o Programa Emergencial de Pagamento do IPTU e da TRSD referentes ao exercício de 2021. Com o novo plano, os contribuintes que quitarem integralmente as taxas até 30 de abril de 2021 terão direito a uma redução de 10% sobre o débito. O vereador Renato Antunes (PSC), no entanto, se declarou contrário à proposta durante a reunião Ordinária remota. “Esse PLE foi vendido como programa de desconto, mas é antecipação de receita”, afirmou.

O líder do governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), esclareceu que o projeto de lei do Executivo número 10/2021 não propõe uma antecipação de receita municipal através do pagamentos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). “Pelo contrário, ele está abrindo uma concessão para os contribuintes que não pagaram esse imposto em fevereiro. Agora, o prefeito está dando a possibilidade de os recifenses fazê-lo até 30 em abril” afirmou, na reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (12).

“A Prefeitura está atrasada 390 dias. Estou contando”. Em discurso proferido durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife desta segunda-feira (12), a vereadora Liana Cirne (PT) chamou a atenção do Poder Executivo para o cumprimento de um acordo firmado com o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) sobre o reajuste da remuneração básica dos professores de acordo com o piso salarial nacional. A vereadora apresentou um requerimento solicitando à Prefeitura que faça o reajuste de 12,84% determinado pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro de 2020.

O vereador Osmar Ricardo (PT), que também é sindicalista, informou que ano passado os servidores fizeram greve de mais de 15 dias, resultando em acordo coletivo com varias categorias de servidores municipais. Ele disse na manhã desta segunda-feira, durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, ao discutir o requerimento número 2420/2021, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que foi assinado o protocolo, mas não chegou até a Casa José Mariano. “Veio a pandemia e não foi enviado o projeto de lei para a Câmara dos vereadores”.

A vereadora Dani Portela (PSOL) discutiu o requerimento de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), de número 2420/2021, na reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (12). O requerimento dirige indicação ao prefeito do Recife, João Campos e ao secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, a fim de que seja cumprido acordo firmado no ano passado com o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere).