Presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), a Comissão da Juventude da Câmara do Recife promoveu uma audiência pública virtual nesta quinta-feira (8) para debater os desafios que os jovens enfrentam na atualidade. Na ocasião, o secretário municipal da Juventude, Marcone Ribeiro, falou sobre ações desenvolvidas pela pasta e respondeu a perguntas dos participantes.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife realizou reunião Extraordinária para analisar duas proposições: o projeto de lei do Executivo número 10/2021 e o projeto de lei Ordinária número 59/2021. O primeiro foi aprovado e institui o programa emergencial de pagamento do IPTU e da taxa de resíduos sólidos e o outro, inclui trabalhadores em educação, como grupo prioritário, na fase 1, do programa emergencial de vacinação no Recife, teve a votação adiada. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (8), por videoconferência.
Para discutir com os trabalhadores que estão na linha de frente do combate à covid-19, a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus realizou reunião virtual com representantes dos enfermeiros e agentes comunitários de saúde. “Queremos saber quais as contribuições que estão sendo dadas e as realidades vivenciadas por eles nesta pandemia”, esclareceu o vereador Eriberto Rafael (PP), presidente do colegiado, na abertura da reunião realizada nesta quinta-feira (8).
Presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife reuniu-se virtualmente, na manhã desta quinta-feira (8), para analisar proposições de autoria de diversos parlamentares. O vereador Zé Neto (PROS), membro do colegiado, também participou do andamento dos trabalhos.
A efetivação dos direitos da população em situação de rua do Recife foi pauta de uma reunião virtual promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal nesta quarta-feira (7). Os desafios apresentados pela pandemia, a participação social na construção das políticas públicas, e o atraso na garantia de direitos básicos foram alguns dos pontos discutidos. A Comissão é presidida pela vereadora Michele Collins (PP).
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife, reunida em caráter extraordinário, analisou e aprovou dois projetos, um dos quais o projeto de lei do Executivo (PLE) nº 10/2021, institui o programa emergencial de pagamento do IPTU e da Taxa de Resíduos Sólidos. Também foi analisado e aprovado o projeto de lei Ordinária (PLO), nº 38/2021, concede desconto de meia entrada a profissionais de comunicação, como jornalistas, radialistas e publicitários. Participaram da reunião na tarde desta quarta-feira (07), por videoconferência, o presidente da Comissão, Samuel Salazar (MDB), além dos vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB), Osmar Ricardo (PT) e Aderaldo Pinto (PSB).
Na manhã desta quarta-feira (7), a vereadora Michele Collins (PP) promoveu reunião pública na Câmara do Recife, transmitida via videoconferência, para tratar da questão da pessoa com epilepsia. Especialistas e representantes da sociedade civil debateram e fizeram uma série de sugestões à gestão municipal.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) promoveu audiência pública virtual na tarde desta terça-feira (6) com o fim de debater a prática de atividades físicas e dos exercícios físicos como essenciais no atual momento de pandemia da covid-19. Ele aproveitou a data dedicada a essas atividades, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para realizar o evento e esclarecer que o reconhecimento da essencialidade é fundamental para os profissionais e os estabelecimentos que prestam serviços na área. Cerca de 100 pessoas acompanharam os debates, pelo canal do Youtube da Câmara do Recife, de acordo com o vereador.
Na tarde desta terça-feira (6), durante reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Andreza Romero (PP) repercutiu dois requerimentos de sua autoria que tratam de beneficiar as mães recifenses. A proposição de nº 2164/2021 solicita vaga em creche para criança cuja mãe tenha sido vítima de violência doméstica; já a de nº 2165 pede a instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos públicos.
Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o número de brasileiros pobres saltou de 9,5 milhões em agosto de 2020 para mais de 27 milhões em fevereiro de 2021. Os dados foram abordados durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (6), via videoconferência, pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB). “Isso é muito sério e grave. Você sente esse efeito quando olha para a sociedade”, lamentou.