Na reunião Virtual da Câmara do Recife desta segunda-feira (31), o vereador Alcides Cardoso (DEM) discutiu o requerimento número 4497/2021 de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) que pede ao prefeito João Campos para providenciar a pintura nas cores arco-íris em algumas esquinas do Recife. O parlamentar votou contrário ao requerimento e salientou que a motivação foi por ele estar contra a lei 9503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que determina as cores da faixa de pedestre.
O plenário virtual da Câmara Municipal do Recife aprovou a entrega da mais alta comenda do Legislativo Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano, à escritora e ativista contra o racismo, Inaldete Pinheiro de Andrade. A decisão foi tomada na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (31), quando foram votados os pareceres de números 97/2021 e 230/2021, respectivamente, das comissões de Legislação e Justiça; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.
Durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, desta segunda-feira (31), via internet, o vereador Renato Antunes (PSC) discutiu o requerimento nº 4497/2021, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que sugere a pintura nas cores do arco-íris nas faixas de pedestres na esquina da rua das Ninfas, rua Manoel Borba, no bairro da Boa Vista e Marco Zero. O requerimento não foi aprovado no plenário virtual.
O vereador Júnior Tércio (Podemos) manifestou-se contra requerimento de número 4497/2021, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (31). O requerimento dirigia indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para providenciar a pintura temporária nas cores do arco-íris nas faixas de pedestres na esquina da rua das Ninfas, rua Manoel Borba, no bairro da Boa Vista e Marco Zero, no bairro do Recife. O requerimento foi rejeitado.
O vereador Fred Ferreira (PSC) reconheceu que houve exagero na ação dos homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco que se insurgiram contra os manifestantes, nas ruas do centro do Recife, sábado, dia 29. “Houve erro, mas também houve acerto. Os policiais também foram agredidos pelos manifestantes que jogaram paus e pedras e ainda picharam ônibus”, afirmou, na reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (31).
Em reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (31), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) referendou a necessidade de exoneração de quem autorizou as agressões contra a manifestação realizada por integrantes dos movimentos sociais sábado (29). O protesto que pediu aceleração no ritmo de vacinação e o impeachment do presidente da República foi encerrado com bombas de gás lacrimogênio, tiros de balas de borracha e muita correria nas ruas do centro. Dois homens estão ameaçados de perder uma visão e a vereadora Liana Cirne (PT) foi agredida com um spray de pimenta.
Nesta segunda-feira (31), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via videoconferência, o vereador Rinaldo Junior (PSB) fez uma análise sobre a manifestação ocorrida contra o governo Bolsonaro, no último sábado (29), nas ruas do centro do Recife. Ele criticou a violência policial ao reprimir um ato pacífico e lamentou que a vereadora Liana Cirne (PT) tenha sido agredida por um policial que jogou spray de pimenta em seu rosto.
Em nome do Poder Legislativo do Recife, a Comissão Executiva da Câmara Municipal repudia com veemência os atos violentos ocorridos neste sábado (29), durante manifestação no centro da cidade. Uma das vítimas destes atos foi a vereadora Liana Cirne (PT), covardemente atingida nos olhos com spray de pimenta, quando tentava dialogar com policiais militares na Ponte Princesa Isabel.
Dois projetos de lei ordinária foram aprovados pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Recife, que realizou reunião virtual nesta sexta-feira (28). Além da análise e aprovação dos pareceres aos projetos, o colegiado também discutiu a necessidade de a Casa de José Mariano adotar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Trata-se de um programa do Ministério do Meio Ambiente, que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife reuniu-se de forma extraordinária, por videoconferência, na manhã desta sexta-feira (28), para analisar o projeto de lei de número 9/2021, de autoria do Executivo. Ele visa instituir a Política Municipal de Cultura de Paz e Justiça Restaurativa do Recife. O colegiado emitiu parecer pela aprovação da matéria e analisou as 34 emendas propostas. A relatoria foi do vereador Rinaldo Junior (PSB).