O vereador Alcides Cardoso (DEM) pediu atenção para as sobras das vacinas que estão sendo disponibilizadas no combate ao coronavírus. O assunto foi abordado por ele na manhã desta terça-feira (25), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via videoconferência. De acordo com o parlamentar, o Ministério da Saúde orienta que as sobras devem ser direcionadas aos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunizações.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) comentou, na reunião Ordinária desta terça-feira (25), sobre os 43 requerimentos da vereadora Liana Cirne (PT) que dão ênfase e defendem a rua da Aurora. "Tenho uma relação apaixonada pela rua da Aurora e também histórica. Quando fomos inaugurar as esculturas de (Manoel) Bandeira e João (Cabral de Mello Neto), eu tive a honra de ser a poeta convidada para fazer o recital de inauguração das estátuas", relembrou Cida. A parlamentar também comentou a criação de 16 esculturas de mulheres na cidade.
O projeto de lei nº 118/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), gerou discussões durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife desta terça-feira (25). A matéria, que visa incluir dentre as normas de prevenção de acidentes de edifícios da capital a vedação do uso de elevadores por pessoas com deficiência ou doença rara que sejam incapazes de exercer atos da vida civil que estejam desacompanhadas, motivou ressalvas por parte de alguns parlamentares, que consideraram que a proposta pode gerar exclusão social. Em meio ao debate, a autora pediu que o projeto fosse retirado da pauta.
Quais são as consequências locais do projeto de privatização da Eletrobrás e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), caso ele seja concretizado? Para discutir esse assunto, a Câmara do Recife vai promover no dia 10 de junho, às 9h, uma audiência pública por meio videoconferência. A proposta do debate partiu da vereadora Liana Cirne (PT), que destacou a importância da reflexão durante a reunião Ordinária remota do Poder Legislativo desta terça-feira (25).
Solicitar à Prefeitura do Recife que realize a limpeza e a revitalização de todos os canais localizados no Recife. É isso que pede o vereador Doduel Varela (PSL) no requerimento nº 4293/2021, que foi aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (25). Durante a reunião Ordinária remota, o parlamentar discutiu a proposta e chamou a atenção da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para problemas específicos em três canais da capital.
A vereadora Liana Cirne (PT) sublinhou o requerimento de sua autoria que pede voto de aplausos e congratulações ao projeto social Mãos Solidárias. A vereadora lembrou, na reunião Ordinária desta terça-feira (25), que o projeto teve início em março de 2020, no início da pandemia da covid-19 no Brasil, e já doou cerca de 300 mil marmitas para pessoas que vivem em situação de rua.
Uma polêmica relacionada a um projeto que tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo ganhou repercussão na Câmara do Recife nesta terça-feira (25). Durante a reunião Ordinária remota da Casa de José Mariano, foi votado – e aprovado – o requerimento nº 4290/2021, de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT), que concede voto de aplausos a seis vereadores da Câmara de Araraquara (SP) que teriam sofrido perseguições após se posicionarem contra um projeto da deputada estadual Marta Costa (PSD) contrário à publicidade LGBTQIA+. Na discussão no plenário virtual da Câmara do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) defendeu a proposta da deputada e se opôs à aprovação do requerimento do colega.
A Câmara Municipal do Recife aprovou o projeto de lei nº 13/2021, de autoria do Executivo, que cria o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (CACS Fundeb Recife). Antes das duas votações, em reuniões Ordinária e Extraordinária, nesta terça-feira (25), o vereador Osmar Ricardo (PT), discutiu a proposição e explicou porque votaria contrário.
A escassez de vacinas contra a covid-19 que deveriam ser enviadas a Pernambuco pelo Governo Federal foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) nesta terça-feira (25), durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife. Segundo o parlamentar, tanto o Estado quanto o município possuem estruturas de vacinação eficientes, mas que não conseguem imunizar a população local por conta da falta de imunizantes.
A vereadora Liana Cirne (PT) apresentou 43 requerimentos em defesa da Rua da Aurora, durante a reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (25). “Ela merece que devotemos a nossa atenção e o nosso tempo”, justificou. Ela explicou que era importante apresentar todos os pedidos de uma só vez “para chamar a atenção e apelar para a sensibilidade do prefeito João Campos”, disse. Os 43 foram aprovados.