Iluminação urbana, requalificação de escadarias, serviços de pavimentação, obras voltadas para o abastecimento de água e prevenção de enchentes, ações de limpeza, audiências públicas, eventos solenes. Essas foram algumas das preocupações e conquistas do vereador Hélio Guabiraba (sem partido) em 2019, destacadas pelo parlamentar em um discurso proferido nesta quarta-feira (18), durante a reunião plenária. Na ocasião, ele fez um balanço de seu mandato e teceu agradecimentos às pessoas que o ajudaram durante o ano.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) leu trechos da Carta do Recife, lançada no 6º Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro, promovido pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção e Acidente do Trabalho. Ele ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (18), momentos antes da votação e aprovação do requerimento de sua autoria solicitando a transcrição do documento nos anais da Casa.
Uma informação que circulou no noticiário televisivo pernambucano foi alvo de um discurso do vereador Hélio Guabiraba (sem partido) nesta quarta-feira (18), na tribuna da Câmara do Recife. De acordo com o parlamentar, a notícia dada nesta tarde sobre a existência de um lixão na rua José Idalino, no Brejo da Guabiraba, está desatualizada. “Nós nos juntamos com a comunidade e acabamos com esse lixão há mais de 15 dias.”
O vereador Jayme Asfora (sem partido) destacou a presença de representantes de movimentos sociais e lideranças comunitárias nas galerias do plenário da Câmara, para acompanhar a votação do projeto de lei do Executivo (PLE) nº 36/2019, que promove alterações na legislação tributária do Recife. A medida foi alvo de um entendimento na Casa que possibilitou a votação em separado de trechos considerados problemáticos e foi aprovada em duas votações, na tarde desta terça-feira (17).
Fazer um balanço do desempenho de seu terceiro ano de mandato. Foi esse o objetivo de um discurso proferido pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na Câmara do Recife, nesta quarta-feira (18). Na última reunião plenária de 2019, o parlamentar falou sobre suas ações de destaque nas áreas legislativa, fiscalizatória e de participação popular.
O vereador Ricardo Cruz (Cidadania) tem muito a comemorar nesse final de ano. Ele disse que o acatamento da recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), de suspender fogos de artifício com estampido pela Prefeitura do Recife, é uma vitória de toda a sociedade. Ele disse na tarde desta quarta-feira (18), na Câmara do Recife, que as crianças autistas, idosos, e animais agradecem. “Os fogos agora serão apenas coloridos e o som será feito através de efeito na caixa de projeção”.
A solicitação de uma passarela que deve ser construída sobre a BR 101, no trecho próximo à Avenida Piracicaba que possibilitará uma travessia segura para os moradores do bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. Este é o assunto de um ofício que o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) encaminhará ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ele destacou, na tribuna da Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (18), que o objetivo do documento é evitar acidentes, preservando vidas humanas.
Por recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Prefeitura do Recife acatou e não haverá mais queima de fogos de artifício com estampido nas festas de final de ano da cidade. A vereadora Goretti Queiroz (PSC) comemorou a decisão, que segundo ela vai poupar animais, idosos, doentes e crianças autistas dos transtornos provocados pelo barulho. Ela disse na tarde desta quarta-feira (18), na Câmara do Recife, que essa decisão acertada veio com a pressão da sociedade e a luta dos movimentos da causa animal. A recomendação foi feita pelo promotor Ricardo Coelho, da Promotoria de Meio Ambiente.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) discutiu o requerimento 7828/19 de autoria dele que trata do serviço de remoção de entulhos e extinção do ponto de lixo no Alto José Bonifácio, situado na rua Domingos Sávio. Ele disse na tarde desta quarta-feira (18), na Câmara do Recife, que solicitou que no local sejam colocados jarros com plantas. “Essa será uma forma de conscientizar a população para não colocar lixo nessa área”.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu a recente Portaria número 2.979/ 2019, do Ministério da Saúde. Segundo afirmou o parlamentar, na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (17), a medida muda o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e o financiamento da Atenção Primária da Saúde (APS). “Esta portaria, por supressão do financiamento específico, possibilita a extinção do Nasf em todo o país”.