Notícias

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) lembrou o dia 3 de novembro de 1932, data em que foi instituído o direito ao voto feminino no Brasil, representando o direito à igualdade entre todos. Ela disse na tarde desta segunda-feira (4), na Câmara do Recife, que se sentia representada pela data. “Há 87 anos ganhamos o direito de votar nas eleições nacionais por meio do Código Eleitoral Provisório, de 1932, mas a conquista não foi completa. O Código permitia apenas que mulheres casadas, com autorização do marido, viúvas e solteiras com renda própria, votassem”.

O vereador Samuel Salazar (MDB) convidou a população para participar da palestra sobre alergia alimentar que acontecerá nesta terça-feira (5), no Plenarinho da Casa, às 9 horas. Ele disse, na tarde desta segunda-feira (04), na Câmara do Recife, que o encontro deverá contar com a participação de especialistas sobre o tema. “Elaborei um projeto de lei no sentido de criar uma semana sobre alergia alimentar no calendário de eventos do município. Dessa forma todos os anos teremos palestras e debates, mantendo o assunto em pauta. O PL é o de numero 235/2019”.

As contas da Secretaria de Saúde do Recife foram alvo de uma audiência pública promovida na Casa de José Mariano na tarde desta sexta-feira (1º). Em pauta, estavam os dados da área relativos ao segundo quadrimestre de 2019, que compreende os meses de maio a agosto deste ano. Ao final da audiência, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Rogério de Lucca (PSL), aprovou as contas da Prefeitura.

Um dos campeões de apresentação de emendas ao projeto de lei do Executivo número 28/2018, que propõe a revisão do Plano Diretor do Recife, o vereador Ivan Moraes (PSol) promoveu reunião pública na manhã desta quinta-feira (31) para apresentar ao público algumas das 126 emendas de sua autoria para modificação do texto original da Prefeitura do Recife e os estudos que foram realizados para elaboração dessas propostas. “O mandato que eu represento vem se envolvendo muito no processo de elaboração do futuro Plano Diretor, desde as primeiras escutas realizadas até agora, que é o prazo de análise das emendas. O nosso objetivo é ajudar a melhorar o projeto de lei que está em tramitação”, analisou o vereador.

Na noite desta quarta-feira (30), a Câmara Municipal do Recife realizou a sexta edição do “Prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira” para reconhecer, divulgar e incentivar a atuação dos profissionais e entidades ligadas à saúde do município. A comenda está prevista na Lei Municipal nº 17.708/2011, que foi originada em projeto de lei do vereador Gilberto Alves (PSD). Foram 36 homenageados e o evento foi bastante prestigiado. O plenário e as galerias da Casa de José Mariano ficaram lotados. “Sinto-me feliz por ser o autor desta iniciativa, que possibilita a concessão da Medalha Fernando Figueira pelos nobres parlamentares a esses verdadeiros anjos da guarda”, ressaltou Gilberto Alves. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB) conduziu a solenidade.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife realizou reunião, no final da tarde desta quarta-feira (30), em que houve distribuição de oito projetos de lei para serem analisados pelos vereadores e aprovação de outros seis. “É importante a garantia das reuniões deste colegiado que analisa as matérias legislativas e realiza debates de temas ligados à educação. O nosso trabalho contribui para a construção de uma cidadania crítica e uma sociedade melhor”, avaliou a presidente da comissão, vereadora Ana Lúcia (Republicanos). O vereador Hélio Guabiraba (sem partido) participou da reunião.

A Comissão de Segurança Cidadã, presidida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), analisou na tarde dessa quarta-feira (30), na Câmara do Recife, dezenove projetos de lei e distribuiu cinco para serem analisados e receberem pareceres. Participaram do encontro os vereadores Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Ricardo Cruz (Cidadania). Para discutir a segurança na cidade, a Comissão vai promover uma audiência pública, no próximo dia 7 de novembro, no Plenarinho da Casa.

Sem partido há quase cinco meses, o vereador Samuel Salazar afirmou nesta quarta-feira (30) que sua situação partidária deve ser definida ainda nesta semana – mais precisamente, na próxima sexta-feira (1º). Assim como os vereadores Alcides Teixeira Neto e Hélio Guabiraba, o parlamentar foi expulso do PRTB em junho deste ano, sob a justificativa de que não fazia oposição declarada ao prefeito Geraldo Julio.

Instituir o dia 19 de outubro como o Dia Municipal do Profissional de Tecnologia da Informação. É esse o objetivo do projeto de lei nº 289/2019, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC), que ficou mais perto de se tornar lei nesta quarta-feira (30). Durante a reunião plenária realizada nesta tarde, a Câmara do Recife aprovou a proposta, que agora segue para a sanção da Prefeitura. Na tribuna da Casa, o parlamentar autor fez questão de agradecer aos colegas vereadores pelo apoio.