Notícias

Salário digno para os professores e sua valorização nas esferas municipal, estadual e federal. Foi essa a demanda que o vereador Chico Kiko (PP) deixou na tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (15), Dia dos Professores. Em seu discurso, o parlamentar criticou concursos públicos que ofertam à categoria vagas de trabalho com vencimentos de um salário mínimo.

Por meio da Resolução nº 2.574, de 20 de agosto de 2013, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), foi estabelecido que, anualmente, a Câmara Municipal do Recife se engajaria ao Outubro Rosa com a realização de eventos e atividades. E na manhã desta terça-feira (15), a parlamentar promoveu uma reunião pública para debater o assunto. “O propósito é o de conscientizar o quadro de servidores da Casa de José Mariano e a sociedade recifense para a importância da realização da prevenção, além de estudar políticas públicas para fortalecer a rede de combate ao câncer de mama”.

Chamar a atenção para o preconceito vivido pelas pessoas que sofrem de uma doença do tecido conjuntivo, sem cura e de causas genéticas, que pode até levar à morte. Essa é a proposta da Semana de Conscientização da Epidermólise Bolhosa, que acontece em Pernambuco neste mês. O evento foi destacado na Câmara do Recife nesta segunda-feira (14), pela vereadora Goretti Queiroz (PSC), que deve realizar uma audiência pública sobre o tema.

Em tramitação na Câmara do Recife desde o dia 30 de setembro, as leis orçamentárias municipais – Lei Orçamentária Anual (LOA) e Plano Plurianual (PPA) - terão até 21 de outubro como prazo para receber as emendas aditivas, modificativas e supressivas dos vereadores. O calendário da tramitação foi anunciado durante a reunião da Comissão de Finanças e Orçamento, pelo presidente do colegiado, vereador Eriberto Rafael (PSB), na tarde desta segunda-feira (14). “As emendas serão discutidas uma a uma, com a presença dos vereadores e da população, da mesma forma como fizemos no ano passado”, afirmou.

O Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro, foi motivo de um discurso da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) na Câmara do Recife já nesta segunda-feira (14). Professora da rede pública municipal, a parlamentar defendeu o reconhecimento e o respeito à categoria.

Agora é lei: o 17 de Maio foi instituído no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife como o Dia do Catador. A vereadora Goretti Queiroz (PSC), autora do projeto de lei que originou a legislação, comemorou a sanção da Lei Municipal 18.637/2019. Ela agradeceu ao prefeito Geraldo Julio que sancionou a lei cujo objetivo é reconhecer a importância desses trabalhadores. “Os catadores são essenciais para a preservação da natureza, manutenção do bem estar da sociedade, e zelo pelo Recife. Por isso, são merecedores de nossa justa homenagem”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (14).

O vereador Ivan Moraes (PSOL) exibiu vídeo com entrevista do treinador do Esporte Clube Bahia, professor Roger Machado, onde ele faz desabafo e questiona o racismo no Brasil. O vereador disse na tarde desta segunda-feira (14), na Câmara do Recife, que após o jogo de futebol entre o Fluminense e o Bahia, o treinador Roger deu uma verdadeira aula sobre o racismo estrutural existente no país. “Esse dois clubes de futebol são os únicos da primeira divisão do Campeonato Brasileiro a manterem treinadores negros em seus quadros”. Por isso o vereador fez questão de exibir, no plenário da Casa, o vídeo com a coletiva de imprensa do treinador.

Uma semana depois de o vereador Ivan Moraes (PSOL) cobrar a aplicação de verbas públicas para a Rádio Frei Caneca, liberadas através de emendas de sua autoria na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 e de 2019, o líder do governo, vereador Eriberto Rafael (PTC), esclareceu que elas serão usadas para a estruturação daquele veículo de comunicação. “Não somente as verbas liberadas a partir de proposta do vereador Ivan, como também outras que foram destinadas a partir de iniciativa da deputada federal Luciana Santos”, disse Rafael, na reunião ordinária desta segunda-feira (14).

A situação de um grupo de 55 migrantes venezuelanos esteve no centro das preocupações da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife nesta segunda-feira (14). Provenientes do município de Tucupita, eles começaram a chegar à capital pernambucana há cerca de 15 dias e têm contado com a ajuda da população para sobreviver. Na reunião com representantes das gestões municipal e estadual, além de organizações não governamentais, os vereadores conversaram com os migrantes para buscar entender suas necessidades.

Uma audiência pública para debater a mobilidade urbana da cidade será convocada pelo vereador João da Costa (PT). A audiência pública, segundo ele informou na tarde desta segunda-feira (14), na Câmara do Recife, ainda não tem data marcada, mas deverá ser anunciada em breve. “Apesar dos esforços dos governos em melhorar a mobilidade, a exemplo da Zona Sul, coma Via Mangue, criação de ciclovias e ciclofaixas, ainda há gargalos, especialmente na Zona Norte da cidade. Quem mais sofre com isso são os trabalhadores que perdem tempo considerável nos congestionamentos em transportes coletivos”.