Notícias

Na audiência pública sobre o habitacional Encanta Moça realizada pela vereadora Aline Mariano (PP), na manhã desta terça-feira (10), foram feitos diversos esclarecimentos sobre a obra e muitos questionamentos, esclarecidos. Dado a importância do assunto, resolveu repercutir o evento à tarde, no plenário da Câmara Municipal. “São poucos os espaços no Recife para se construir habitacionais e por isso precisam ser bem aproveitados para priorizar habitação para quem de fato precisa. Pedi para que seja avaliada a possibilidade de se ampliar a área construída naquele local. Se não houver impedimentos ambientais pode ser uma boa solução”.

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) denunciou o roubo de 19 cavalos do Centro de Vigilância Ambiental da Prefeitura do Recife . Ela disse na tarde desta terça-feira (10), na Câmara Municipal, que homens armados levaram os animais, durante uma madrugada do mês de agosto e "ninguém sabe onde estes animais estão". A vereadora ressaltou também que é preciso fazer cumprir a lei de Tração Animal, que proíbe a circulação de veículos de tração animal na cidade. Lembrou que esta lei, de número 17.918/13, foi regulamentada pelo decreto do Executivo 32.121/19. Pediu, então, que seja de fato implantada e cumprida.

O vereador André Régis (PSDB) destacou a Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral da ONU, que entrou em vigor em 2 de setembro de 1990, sendo ratificada pelo Brasil em 24 de setembro do mesmo ano. Por isso, nesta terça-feira (10), na Câmara Municipal, ele destacou a atuação de seu mandato na fiscalização das escolas, falou da importância da primeira infância e a necessidade de atenção do município com esta fase da vida.

A requalificação do Centro de Saúde Iná Rosa Borges, entregue na manhã desta terça-feira (10), foi tema de um discurso proferido durante a tarde pelo vereador Carlos Gueiros (PSB) na Câmara do Recife. O parlamentar lembrou que as más condições da unidade foram alvo de uma ação fiscalizatória empreendida por seu mandato, que levou essa demanda ao prefeito Geraldo Julio.

O vereador Jayme Asfora (sem partido) reivindicou a criação de dois comitês gestores, sendo um deles para fiscalizar o Centro do Recife. Ele participa das reuniões da Associação Comercial de Pernambuco (ACP) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para discutir a revitalização do centro comercial. Aliás, ele pretende criar, através de um projeto de Resolução já em tramitação na Câmara, a Frente Parlamentar em Defesa do Centro e disse que há dois anos cobra a requalificação da praça Dom Vital. Disse ainda na tarde dessa terça-feira (10), na Casa de José Mariano que cobra providências.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) defendeu a legalização do Jogo do Bicho em Pernambuco. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (10), ele destacou que a ação não só tiraria o jogo da clandestinidade, mas obrigaria a cobrança e a arrecadação de impostos. “Temos hoje banqueiros de outros estados que usufruem do dinheiro das pessoas daqui, sem contribuir em nada com o social”, afirmou.

O uso do terreno do antigo Aeroclube de Pernambuco, localizado na Zona Sul do Recife, esteve no centro dos debates da reunião plenária da Casa de José Mariano nesta terça-feira (10). O tema foi levado à tribuna pelo vereador André Régis (PSDB), que defende uma proposta de uso multifuncional da área.

O Mercado de São José é o mais emblemático do Recife, na opinião do vereador Jayme Asfora (sem partido), "mas apesar de terem sido retirados os ambulantes do entorno, o que se vê é muito lixo, sujeira e condições precárias". Isso tudo está relatado, segundo o vereador, nos jornais da cidade em reportagens mostrando que os comerciantes, num total de 236, foram realocados para um anexo, mas os problemas continuam.

O vereador Renato Antunes (PSC) denunciou que o decreto do Executivo 32.869/19 desloca créditos da rubrica de investimentos para a de custeio, ou seja, contratação de mão de obra. "Trata-se de crédito suplementar que poderia ter ido para a requalificação de postos de saúde, como a que foi feita no Centro de Saúde Iná Rosa Borges, entregue à população". Ele disse na tarde dessa terça-feira (10), na Câmara do Recife que os R$ 9 milhões deslocados dariam para reformar mais 20 postos de saúde.

A inauguração de uma unidade do Instituto Maria da Penha (IMP) na capital pernambucana motivou um discurso da vereadora Ana Lúcia (PRB) na tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (10). Ela formulou um voto de aplauso ao Instituto e a sua vice-presidente, Regina Célia. O requerimento foi aprovado pela Casa de José Mariano.