O vereador Aerto Luna (PSB) ressaltou o trabalho que vem realizando em seu mandato e fez uma projeção de planos futuros. Na tribuna da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (7), ele relacionou os temas que objetiva acompanhar e destacou a importância do trabalho parlamentar para a construção de um Recife melhor – que já se prepara para comemorar 500 anos. “Continuarei firme para honrar a todos que confiaram e acreditaram no meu trabalho. E a cada dia, com muita responsabilidade, estarei nesta Casa para contribuir com um futuro mais justo e melhor para todos os recifenses”.
Uma das principais atribuições dos parlamentares é fiscalizar o Poder Público – e foi para tratar das fiscalizações empreendidas por seu mandato que o vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (7). Ele repercutiu as vistorias de seu gabinete às escolas públicas municipais no retorno às aulas deste semestre. Os teatros da capital também foram fiscalizados – segundo o parlamentar, eles correm risco de incêndio.
O vereador Rinaldo Junior (PRB) iniciou a sua fala na tarde desta quarta-feira (07), na Câmara do Recife, referindo-se ao presidente da República, Jair Bolsonaro, como "Johnny Bravo" - apelido que o presidente se autointitulou recentemente. Mas o principal assunto que o levou à tribuna da Casa diz respeito ao que considera um explícito preconceito do chefe da nação contra o Nordeste do País.
A ampliação da Zeis Caranguejo Tabaiares foi tema de pronunciamento do vereador João da Costa (PT), durante a reunião plenária desta terça-feira. O parlamentar comemorou o envio do Projeto do Executivo à Casa e disse que essa é uma luta antiga da comunidade, desde que foi prefeito do Recife. A proposta está em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça; de Meio Ambiente; e de Planejamento Urbano e Obras para análise e recebimento de emendas. "Vou trabalhar pela aprovação do projeto".
O vereador Hélio Guabiraba (sem partido) subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta quarta-feira (7) e parabenizou os profissionais da educação. “Como membro da Comissão de Educação e em nome da presidente dela, a vereadora Ana Lúcia (PRB), eu não poderia deixar de parabenizar todos os professores e profissionais da educação que nunca param de lutar por uma área tão importante.”
O vereador Ricardo Cruz (Cidadania) destacou o projeto de lei de nº 6.799/13 que trata da natureza jurídica dos animais e será votado nesta quarta-feira (7) no Senado Federal. “O projeto tem a finalidade de corrigir a classificação dada aos animais domésticos e silvestres que, de certa forma, são descritos na lei atual como coisa ou objeto”, disse, na reunião plenária.
Com o fim do recesso parlamentar do mês de Julho, a Comissão de Educação, Turismo e Esporte da Câmara do Recife já retomou suas atividades. Na tarde desta quarta-feira (7), o grupo se reuniu na sede do Poder Legislativo para discutir pareceres a projetos de lei. A Comissão recebeu, ainda, um grupo de professoras temporárias contratadas pela rede municipal de ensino – aprovadas em concurso, elas não foram efetivadas pela Prefeitura.
Vereadores que fazem parte da Comissão Interpartidária de Acompanhamento da Defesa Civil realizaram uma visita técnica às áreas de morro consideradas de risco de desabamento, na Zona Norte do Recife, na manhã desta quarta-feira (7). Fizeram parte da comitiva o presidente do colegiado, o vereador Rodrigo Coutinho (SD), Alcides Teixeira Neto (sem partido), Aline Mariano (PP) e Ana Lúcia (PRB).
Foi para ressaltar a Semana Municipal do Aleitamento Materno, em celebração ao Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de proteção e apoio ao aleitamento materno, que a vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (6). A parlamentar também abordou um caso de feminicídio que aconteceu na cidade. “Mayara Araújo, de 19 anos, teve 38% do seu corpo queimado com ácido sulfúrico jogado pelo seu ex companheiro.”
Durante a reunião plenária desta terça-feira (6), na Câmara Municipal do Recife, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu dados do Atlas da Violência, divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O estudo é referente ao ano de 2017 e mostra que dos 20 municípios com maior taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes, 18 estão nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.