O vereador Luiz Eustáquio (PSB) parabenizou a Comissão Executiva da Casa pelas medidas anunciadas para prevenção ao novo coronavírus, destacou ainda o convite ao secretário Municipal de Saúde, Jailson Correia, para trazer esclarecimentos sobre a covid-19 e as ações da Prefeitura, nesta terça-feira (17), às 10h. Este é o novo horário das reuniões plenárias estabelecido, dentre outras medidas, pela Comissão Executiva.
As atitudes tomadas pela Prefeitura para conter a expansão da doença covid-19 no Recife foram destacadas pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16). Na tribuna da Casa, ela disse concordar com a antecipação das férias escolares e com a distribuição de kits de alimentação para os pais de alunos da rede pública municipal de ensino — no domingo (15), o Executivo anunciou que essa seria a medida tomada para garantir a merenda dos estudantes. A fato da distribuição ser feita por servidores das unidades de ensino, no entanto, não recebeu a aprovação da parlamentar. "Precisamos pensar em uma logística diferente."
O vereador João da Costa (PT) disse, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (16), que o presidente da República vem tratando a pandemia do coronavírus “com irresponsabilidade e colocando a saúde da população brasileira em risco”. Ele fez a crítica enquanto informava e, ao mesmo tempo comparava, as medidas que dirigentes de outros países vêm tomando para enfrentar os efeitos da pandemia.
Ao elogiar as medidas de prevenção tomadas pela Câmara Municipal para conter o avanço do novo coronavírus no Recife, o vereador Ivan Moraes (PSOL) apresentou sugestões que, em seu entendimento, podem reduzir os impactos econômicos durante o tempo de duração da endemia. “Estamos numa época em que a solidariedade não é mais uma opção. Para evitar que a doença se alastre e cause mortes é preciso que todos nós nos unamos, independentemente de ideologia, para exercitar a solidariedade”, disse , na reunião ordinária desta segunda-feira (16).
A Câmara Municipal do Recife passou a integrar o grupo de instituições públicas que atuam na prevenção à pandemia da covid-19, doença provocada por um novo tipo de coronavírus que já afeta a capital pernambucana. Na manhã desta segunda-feira (16), a Comissão Executiva da Casa se reuniu para definir as medidas tomadas para proteger os servidores e a população. À tarde, durante a reunião plenária, o presidente do Poder Legislativo, o vereador Eduardo Marques (PSB), repercutiu as atitudes tomadas pela Câmara, que passam a valer a partir da terça-feira (17).
A Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife, por meio do Ato número 01/ 2020, estruturado durante reunião na manhã desta segunda-feira (16), elencou uma série de medidas que objetivam evitar o surto do novo coronavírus. As iniciativas visam proteger a saúde dos servidores públicos e terceirizados, bem como das pessoas que participam de eventos na Casa. As ações começarão a valer a partir desta terça-feira (17), por tempo indeterminado e serão reavaliadas constantemente. Foi estabelecido um novo horário de funcionamento da Casa, bem como outras determinações que podem ser acompanhadas logo abaixo:
Policiamento ostensivo, atuação em presídios e praças desportivas, controle de distúrbios civis, combate ao narcotráfico e ao terrorismo. Essas são algumas das atribuições dos cães militares, que foram alvo de uma homenagem na Câmara do Recife nesta quinta-feira (12). Por iniciativa do vereador Ricardo Cruz (Cidadania), a Casa promoveu uma reunião solene no seu pátio externo para enaltecer o trabalho da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), da Polícia Militar. O evento foi conduzido pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Eduardo Marques (PSB).
O presidente da Câmara do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), recebeu alunos do primeiro período de Direito da Uninabuco. A visita dos estudantes, na tarde desta quinta-feira (12), às dependências da Casa, faz parte de atividades extracurriculares. O presidente explicou o funcionamento das reuniões plenárias e falou que a visitação de alunos e de pessoas em geral é de grande importância para a Câmara, que é a casa do povo.
O início das obras da segunda etapa do projeto Porto Novo Recife motivou um discurso do vereador Rodrigo Coutinho (SD) nesta quarta-feira (11). Da tribuna da Câmara Municipal, o parlamentar enalteceu aspectos positivos da iniciativa – orçada em R$ 140 milhões, ela deverá gerar 1.430 empregos durante seu período de construção.
Preocupada com a possibilidade de disseminação do novo coronavírus no Recife, a vereadora Michele Collins (PP), sugeriu que a 13ª Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais Brasil 2020, a se realizar de 17 a 20 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco, seja adiada como forma de prevenção ao vírus. Ela informou na tarde desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal, que o evento deve reunir cerca de três mil pessoas, do mundo inteiro, de 30 países envolvidos e cerca de 700 representantes internacionais. “Peço aos gestores locais para que adiem esse encontro em prol da saúde da população recifense”.