Os resultados do Programa internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que colocou o Brasil entre os 20 piores países na área da educação, voltaram a ser tema de discurso do vereador André Régis (PSDB) na Câmara do Recife. O parlamentar já havia se pronunciado na última terça-feira (3), data em que os dados foram divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nesta quarta-feira (4), o vereador subiu a tribuna da Casa para comentar a baixa repercussão na imprensa dos resultados do país no ranking.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) voltou a citar a campanha internacional dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Na tribuna da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (4), ela fez questão também de destacar que é autora da lei municipal número 18.351/17, que institui no calendário oficial do Recife o Mês de Mobilização de Todos pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Campanha do Laço Branco). O evento traz o mês de dezembro como um mês de mobilização de todos pelo fim da violência contra as mulheres.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) rebateu declarações dos deputados estaduais Wanderson Florêncio e Marco Aurélio Medeiros, que segundo ele teriam criticado o Projeto de Lei 36/2019, do Poder Executivo Municipal. “Eles foram para os jornais e blogs dizerem que a Câmara votou essa matéria e que ela vai estabelecer o aumento do Imposto Predial Territorial Urbano. Quero dizer que esse projeto ainda não foi votado, sequer foi discutido pelos vereadores do Recife. E, principalmente, a matéria não propõe o aumento do IPTU”, afirmou, em reunião ordinária desta quarta-feira (4).
Todos os anos, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife deverá promover cursos de capacitação para jovens e adultos nas áreas de recepção, apoio ao turista e difusão cultural. É isso que quer o projeto de lei nº 277/2019, que se encontra em tramitação na Câmara do Recife. A matéria recebeu nesta quarta-feira (4) um parecer pela aprovação da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa, durante reunião promovida na Sala das Comissões do Poder Legislativo.
Elas e eles são lideranças de equipe, conciliam o trabalho pedagógico com o administrativo nas unidades de ensino e destacam-se pela difícil tarefa de contribuir para com um bom ambiente para os professores, alunos e demais colaboradores das instituições de ensino. Gestores escolares receberam homenagem da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife, para lembrar o Dia do Diretor de Escola. A data, que celebra o profissional responsável pelas decisões da escola, é 12 de novembro, mas por uma questão de pauta nos trabalhos legislativos foi comemorada na noite desta terça-feira (3).
Requerimentos constantes na pauta de votação, na tarde desta terça-feira (03), solicitando melhorias na infraestrutura de escolas do Recife, levaram o vereador André Régis (PSDB) à tribuna da Casa de José Mariano, em dois momentos distintos, para discutir um único assunto: a necessidade de investimentos no ensino fundamental. Ele destacou o trabalho realizado por sua equipe para manutenção da plataforma Raio X das Escolas (www.raioxdasescolas.com.br), mas dedicou um maior tempo para discutir o desempenho dos estudantes no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).
Os pareceres a 16 projetos que tramitam na Câmara Municipal do Recife foram discutidos e votados pela Comissão de Legislação e Justiça da Casa na tarde desta terça-feira (3). Ao final do debate, o vereador Aerto Luna (PSB), que preside o grupo, deu destaque à aprovação do projeto de resolução nº 35/2018, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC). A matéria visa criar na Câmara o “Opine”, um mecanismo eletrônico de participação popular.
O vereador Fred Ferreira (PSC) teceu críticas ao novo sistema de câmeras que registram multas no Recife. Conforme destacou durante a reunião plenária desta terça-feira (03), ele foi procurado por diversas pessoas que reclamaram dessa medida. Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) os equipamentos foram instalados em novembro, funcionavam em caráter educativo e, no início desta semana, entraram em operação definitiva em 16 pontos da cidade.
Para não deixar passar em branco o Dia da Pessoa com Deficiência, o vereador Ivan Moraes (Psol) lembrou que um quarto de nossa população possui algum tipo de dificuldade. Mas salientou que, nesses últimos três anos, pode ver a Câmara do Recife receber equipamentos que ajudam na acessibilidade, como banheiro, portas dos gabinetes em braile, audiências e debates sobre o tema para que todos pudessem dialogar com essas pessoas. Ele disse na tarde desta terça-feira (3), no plenário da Casa de José Mariano, que realizou uma audiência pública para surdos com mais de quatrocentas pessoas.
Na data que celebra o Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, a Câmara do Recife realizou – por iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (sem partido) – uma homenagem àqueles que promovem o ritmo em Pernambuco e na capital. Após o evento, que distribuiu diplomas comemorativos a diversas personalidades, o parlamentar subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (3) para comemorar o sucesso da solenidade.