Notícias

O vereador Jayme Asfora (SEM PARTIDO) criticou a demora na aplicação da lei municipal número 18.528/18, aprovada ano passado, com uma emenda dele, que prevê que o transporte por aplicativo pudesse usar terminais e plataformas de embarque e desembarque em aeroportos, terminal rodoviário (TIP) e circular podendo estacionar em grandes eventos como carnaval, São João e outros. “Esses eventos trazem muitos turistas para o Recife, além da própria população. Os Táxis não conseguem suprir a demanda. Trata-se de artigo de lei que deve ser cumprida”.

A próxima reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) foi tema de um discurso do vereador Ivan Moraes (PP) realizado na Câmara do Recife nesta terça-feira (26). Agendado para a manhã da próxima quinta-feira (28), o encontro do grupo pode definir o reajuste das tarifas de ônibus da região metropolitana. Na tribuna da Casa de José Mariano, Ivan Moraes defendeu que a Câmara, que tem um assento no Conselho, se manifeste contra o aumento.

Ao rebater críticas feitas pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), acerca de email enviado pelo Ministro da Educação para escolas de todo país, recomendando a obrigatoriedade de cantar o Hino Nacional e recitar slogan de campanha de Jair Bolsonaro “Brasil acima de tudo, Deus acima de Todos”, o vereador Renato Antunes (PSC) afirmou que o colega desconhece lei federal 12.031/2009 do Partido dos Trabalhadores determinando a execução do hino nas escolas públicas uma vez por semana. “Acho que o PT e o PSOL queriam cantar o hino da Venezuela nas escolas brasileiras, fica a sugestão”.

Foi com sentimento de indignação que o vereador João da Costa (PT) subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta terça-feira (26). O parlamentar abordou a iniciativa do ministro da Educação, Ricardo Veléz, de enviar uma carta para as escolas do Brasil, pedindo que fosse cantado o Hino Nacional todos os dias.

Por iniciativa da vereadora Michele Collins (PP), o Recife já tem uma ocasião que estimula o debate sobre as doenças raras. É a Semana Municipal de Conscientização sobre as Doenças Raras, instituída pela lei nº 18.507/2018, celebrada anualmente na semana do dia 28 de fevereiro. Na reunião plenária desta terça-feira (26), a parlamentar fez questão de subir à tribuna da Câmara do Recife para repercutir o assunto.

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (26) para elogiar as iniciativas do Executivo municipal que visam tornar o próximo Carnaval mais responsável com o meio ambiente. Dentre as ações destacadas pela parlamentar, estão um ecoponto fixo no bairro do Recife e 30 pontos de entregas voluntárias nos polos descentralizados.

A vereadora Michele Collins (PP) parabenizou o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) pelo lançamento do programa #PartiuFuturo - Jovens rumo à mudança. Segundo destacou na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (25), “a ação vai inserir adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em setores do Judiciário estadual para que desenvolvam atividades de aprendizagem e prestação de serviços à comunidade”.

Devido ao número considerável de projetos para serem analisados e receberem pareceres, cerca de 300 ao todo, o presidente da Comissão de Legislação e Justiça, vereador Aerto Luna (sem partido), sugeriu a criação de uma força-tarefa, que pode ser composta por membros da Procuradoria Jurídica e de Assessores Legislativos da Câmara do Recife. Durante a reunião da Comissão, foram analisados cinco projetos. Destes, dois foram aprovados, dois tiveram pedidos de vista e um foi rejeitado.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Casa de José Mariano vai realizar na próxima quarta-feira (27), às 10h, uma audiência pública para analisar as contas do Poder Executivo municipal relativas ao terceiro quadrimestre de 2018. Presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), a Comissão avaliará, no plenarinho da Câmara do Recife, o cumprimento das metas fiscais do período. Segundo o parlamentar, como o terceiro quadrimestre encerra o ano fiscal, será possível fazer um balanço final de 2018.

Preocupado com a ocupação irregular do Parque dos Manguezais, de propriedade da Marinha do Brasil, mas administrado pela Prefeitura do Recife, o vereador Renato Antunes (PSC) convidou a população para participar de uma audiência pública que ele vai promover no Plenarinho da Câmara Municipal, no dia 13 de março, às 9 horas, aberta à participação de todos.