Faculdades, centros universitários e universidades privadas do Recife deverão proporcionar a seus estudantes, professores e funcionários treinamentos de evacuação para casos de incêndio. É isso que dispõe o projeto de lei nº 386/2017, de autoria do vereador André Régis (PSDB), que foi aprovado em primeira discussão pela Casa de José Mariano na tarde desta segunda-feira (26). Na ocasião, o parlamentar subiu à tribuna para defender a proposta.
O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (26) para fazer um discurso de agradecimento pelo fim da greve dos médicos da rede pública municipal do Recife. A categoria, que estava paralisada desde o dia 21 de setembro, retornou às unidades de saúde na última quinta-feira (22).
O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu, na reunião ordinária desta segunda-feira (26), duas decisões tomadas pela Prefeitura do Recife: a de realizar a Conferência das Cidades, que vai discutir a minuta do projeto de lei que apresentará o Plano Diretor; e a exclusão de dois Centros de Educação Infantis (Cemeis) do programa de escola por tempo integral. Ambas as decisões ocorreram, segundo ele, a toque de caixa.
O vereador Eriberto Rafael (PTC) pediu apoio dos vereadores para aprovar o projeto de resolução número 23/2018, de sua autoria e que estava na ordem do dia, que dispõe sobre a criação do banco de ideias legislativas na Câmara Municipal do Recife. “A ideia deste Projeto de Resolução é termos um espaço no site para que a população possa enviar ideias de Projetos de Lei”, disse o vereador, nesta segunda-feira (26).
O vereador Romero Albuquerque (PP) anunciou que até o dia 19 de dezembro será regulamentada a lei municipal 17.918/2013, que proíbe a circulação, no Recife, de carroças movidas a tração animal. “Mas eu quero informar que ela não será regulamentada por iniciativa do prefeito Geraldo Julio. A Prefeitura do Recife, até aqui, não demonstrou nenhum interesse e engavetou essa lei desde 2013. Inclusive, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) respondeu a meus pedidos de informações sobre essa lei citando que não havia previsão para a regulamentação”, anunciou o vereador, na reunião ordinária desta segunda-feira (26).
O possível ingresso do Recife no Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA) motivou um discurso do vereador André Régis (PSDB) nesta segunda-feira (26). Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar se posicionou desfavorável à contratação da associação pública baseada em Santa Catarina. De acordo com ele, é preciso valorizar empresas locais do setor.
Natural de Natal, Rio Grande do Norte, o Major Dilion Balduíno da Silva é o atual maestro e comandante da Companhia de Música da Polícia Militar de Pernambuco. Em 1994, o Major mudou-se para a capital pernambucana, quando ingressou na PM de Pernambuco, como Sargento-Músico. E na manhã desta segunda-feira (26), no plenário da Casa de José Mariano, o potiguar recebeu o Título de Cidadão do Recife, cuja iniciativa partiu do vereador Wanderson Florêncio (PSC). O vereador Renato Antunes (PSC) conduziu a reunião solene.
A Câmara do Recife concedeu nesta quinta-feira (22) sua maior honraria, a Medalha de Mérito José Mariano, ao desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Fernando Cerqueira. A homenagem foi feita por inciativa da vereadora Michele Collins (PP), a partir de um requerimento do ex-vereador João Arraes. A solenidade, que aconteceu no plenário da Casa de José Mariano, foi prestigiada por personalidades da esfera jurídica do Estado.
O Parlamento Jovem do Recife promoveu, na manhã desta quinta-feira (22), no Plenarinho, a palestra “A Inclusão do Jovem no Mercado de Trabalho. Como proceder?”. O encontro teve caráter informativo e levou conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento no meio profissional aos estudantes da rede pública de ensino. Na ocasião, os jovens aprenderam a criação de um bom currículo, plataformas de estágio e outros meios que possibilitam a inserção no mercado de trabalho.
A Câmara aprovou um voto de aplauso para os biomédicos e as biomédicas recifenses em razão da comemoração do Dia Nacional do(a) Biomédico(a). Antes da votação, na tarde desta quarta-feira (21), o autor da proposição, vereador Ivan Moraes (PSOL), destacou a profissão e a sua importância no cenário local e nacional. “No Brasil, Pernambuco é o estado que mais tem biomédicos e biomédicas. São 2.410 profissionais”, disse ele. O parlamentar lembrou ainda que o vereador Eriberto Rafael (PTC) integra a categoria, da mesma forma que Gabriela Ayres Fragoso Nascimento - filha do diretor do departamento Legislativo da Câmara, Paulo Rogério Nascimento.