Notícias

A Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor realizou, na manhã desta quarta-feira (20), a primeira atividade de discussão do projeto de lei do Executivo número 28/2018, que é a proposta de legislação urbanística que trata da organização e funcionamento da cidade e que vai dar novo direcionamento para as políticas de desenvolvimento do município. Numa reunião, na Sala das Comissões, o colegiado recebeu o secretário de Planejamento Urbano, Antônio Alexandre e o presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, João Domingos Azevedo, que coordenaram a elaboração do documento que agora está tramitando na Câmara, além de representantes da assessoria especial do prefeito Geraldo Júlio e técnicos da Prefeitura.

Na tarde desta terça-feira (19), o vereador Ivan Moraes (PSOL) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife e pediu que fosse retirado da pauta de votação, o veto parcial ao projeto de lei do Executivo (PLE) número 12/ 2018, que dispõe sobre a remuneração dos servidores e empregados da Prefeitura do Recife, explicando que a medida veta uma gratificação para a categoria dos enfermeiros. “As enfermeiras e os enfermeiros esperam esse adicional. Trata-se de um aumento de 4%", disse.

Projeto de lei votado e posteriormente sancionado ano passado com veto pela Prefeitura voltou à Câmara do Recife para votação de veto parcial, no qual o Executivo retirou pagamento de adicional de plantão dos enfermeiros municipais. O líder do governo na Casa, vereador Eriberto Rafael (PTC) argumentou que pediu o adiamento da votação do veto para conversar melhor com a gestão sobre o assunto. O adiamento foi concedido e o veto só volta a ser apreciado novamente na próxima semana.

Parabenizar o deputado federal – e representante de seu partido – Eduardo da Fonte (PP-PE) pela apresentação de uma proposta legislativa no Congresso Nacional. Foi com esse objetivo que o vereador Chico Kiko (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (19). O projeto de lei nº 632/2019 prevê que mulheres possam adquirir spray de pimenta e armas de eletrochoque.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, enviou ao Congresso uma série de medidas judiciais – três projetos de lei -, já conhecida como pacote anticrime, que prevê uso de maior força policial. O pacote estabelece ainda ações contra corrupção, crime organizado e crimes violentos. Mas, para o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) as medidas precisam de debates mais intensos na sociedade.

Parque, conjunto habitacional e unidade de ensino. Para o vereador André Régis (PSDB), um projeto de uso múltiplo que contemplasse esses três equipamentos seria o destino ideal para o terreno do antigo Aeroclube, localizado no bairro do Pina. O parlamentar subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (19) para defender sua proposta, resultado de um estudo realizado por seu mandato.

Reconduzido à presidência da Comissão de Segurança Cidadã da Câmara do Recife, o vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu a tribuna da Casa nesta terça-feira (19) para falar sobre suas perspectivas para o tema. Ao plenário, o parlamentar adiantou que vai convidar o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, e o secretário de Defesa Social de Estado, Antônio de Pádua para debates a respeito do Pacto pela Vida.

O vereador João da Costa (PT) anunciou que o PT faz parte da bancada de governo na Câmara Municipal do Recife e, em nível estadual, volta a compor a Frente Popular de Pernambuco. Ele fez essas afirmações na reunião ordinária desta segunda-feira (18) e aproveitou para dizer que está fazendo esse caminho político de volta “por conta do caos que se instalou no país após a posse de Jair Bolsonaro no governo”.

Ao comentar o que chamou de "caos instalado no governo federal", o vereador Ivan Moraes (PSOL) saudou a fala do colega João da Costa (PT) pela oportunidade do relato feito, também tecendo críticas às confusões no núcleo próximo ao presidente da República, Jair Bolsonaro, acrescentando que há mentiras e confusão proposital. Segundo ele, o ministro da secretaria Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, foi colocado no PSL sem ser do partido, não havendo engano algum.

Quando se aproxima o carnaval a Prefeitura do Recife coloca tapumes em monumentos espalhados pela cidade, notadamente no Palácio do Campo das Princesas – Palácio do Governo – e o Teatro de Santa Isabel, no intuito de proteger esses equipamentos. No entanto, o vereador André Régis (PSDB), durante a reunião plenária desta segunda-feira (18), criticou a colocação alegando que passa imagem negativa do recifense.