Notícias

Dos vinte e dois projetos de lei analisados pela Comissão de Legislação e Justiça, oito foram aprovados, quatro retirados de pauta, dois tiveram pedido de vista e oito foram rejeitados. A comissão também distribuiu na tarde desta segunda-feira (15), na Câmara do Recife, vinte e três novos projetos de lei entre os membros do grupo.

O vereador Wanderson Florêncio (PSC) agradeceu aos eleitores que garantiram, nas eleições do dia sete deste mês, o ingresso dele na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a partir de 1º de fevereiro de 2019. “Vou honrar o interesse de todos os pernambucanos que votaram em mim. A minha campanha foi feita totalmente baseada em atender o desejo de uma população que não estava sendo ouvida. Irei defender os interesses dessas pessoas”, afirmou, na reunião ordinária desta segunda-feira (15).

A vereadora Ana Lúcia (PRB) parabenizou todos os professores e professoras pela passagem do seu dia. Na tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (15), Dia do Professor, a parlamentar afirmou a satisfação em exercer a profissão por mais de 20 anos. “Quero destacar a delícia e o prazer que é ser professor. Mesmo com tantos percalços, dificuldades e desafios, ser professor é muito prazeroso”.

O vereador Renato Antunes (PSC) aproveitou a passagem do Dia do Professor, comemorado nesta segunda-feira (15), para fazer um apelo no sentido de que o projeto de lei número 22/2018, de sua autoria, seja colocado em pauta ainda este ano. A matéria estabelece medidas e procedimentos para os casos de violência contra profissionais da educação ocorridos no âmbito das unidades de ensino da rede pública municipal e da rede particular localizadas no município do Recife. “Mais do que palavras, este projeto de lei é um reconhecimento de que a educação precisa ser levada a sério”, disse, na reunião ordinária.

Além de se solidarizar com a funcionária pública Paula Guerra, agredida recentemente por apoiadores do candidato à presidência pelo PSL, o vereador Ivan Moraes (PSOL) pediu a todos para refletirem sobre os planos para educação postos pelos dois candidatos em campanha, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad (PT). Aproveitou a comemoração do Dia dos Professores, na tarde desta segunda-feira (15), na Câmara do Recife, para saudar os colegas parlamentares que ensinam e refletir sobre propostas.

Preocupado com os episódios de violência relacionados com as eleições, o vereador Ivan Moraes (PSOL) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para alertar sobre o acirramento dos ânimos que vem se registrando na campanha presidencial. “O que está acontecendo no País não é próprio do comportamento democrático. O acirramento está gerando casos graves que chamam a atenção de todos os republicanos, independentemente de que lado esteja. As ocorrências são assustadoras”, afirmou, na reunião ordinária desta quarta-feira (11).

O vereador Almir Fernando (PCdoB) agradeceu aos eleitores que lhe deram cerca de 13 mil votos, nas eleições de domingo, em que concorreu ao cargo de deputado estadual. “Somente no Recife, recebi 10.400 mil votos, dos quais sete mil são de eleitores de bairros da Zona Norte. O restante foram votos de outras cidades. Quero agradecer a todos os eleitores, embora não tenha sido eleito”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (11).

A Semana Municipal da Mulher Empreendedora na Cidade do Recife, realizada na semana do dia 8 de outubro, é lei municipal (18.221/2016) e tem como um dos objetivos homenagear as cidadãs recifenses que contribuem para o desenvolvimento econômico, incentivando a realização de atividades que proporcionem a proteção, apoio e incentivo ao empreendedorismo feminino. A proposição é da vereadora Michele Collins (PP), que enalteceu o assunto durante e reunião plenária desta quarta-feira (10).

Os seis anos em que o candidato à presidência da República, Fernando Haddad, esteve no Ministério da Educação foram criticados pelo vereador André Régis (PSDB), durante a reunião plenária realizada na manhã desta quarta-feira (10). “Preocupado como todos nós estamos com a educação no Brasil, é preciso deixar claro que a gestão deixou marcas profundas de estagnação”.

O vereador Aderaldo Pinto (PSB) destacou, na manhã desta quarta-feira (10) na Câmara Municipal do Recife, dois assuntos que dizem respeito, segundo afirmou, a pleitos encaminhados pela comunidade ao seu mandato. Ele relatou as medidas tomadas para resolver as duas questões: a proibição de estacionamento nos dois lados da Rua Gomes Taborda, mais conhecida como Rua da Lama, e a construção de vestiário no Campo do 15, na Avenida do Forte, ambos na Zona Oeste do Recife.