Notícias

A passagem do Dia Nacional do Idoso, transcorrido nesta segunda-feira, 1º de outubro, foi registrada pela vereador Michele Collins (PP), na reunião plenária desta segunda-feira. “A data foi instituída por meio da lei federal 11.433, de 2006. Hoje, comemoramos, também os 15 anos de vigência do Estatuto do idoso, que é uma importante iniciativa de caráter protetivo dos direitos fundamentais desse público”, afirmou.

O vereador Renato Antunes (PSC) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (1º), para repercutir a visita que fez à Creche Municipal Senador Paulo Guerra, na Imbiribeira. De acordo com ele, o local tem boa estrutura física, mas lamentou o fato de não possuir um Conselho Escolar. “O Conselho é responsável por zelar pela manutenção e por participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola. Além disso, tem um papel fundamental na democratização da educação”, afirmou o parlamentar.

A vereadora Ana Lúcia (PRB) comemorou oficialização do Habitacional Encanta Moça I e II. A publicação aconteceu no último dia 25 deste mês e contempla a construção de 600 apartamentos no terreno do antigo Aeroclube do Pina. A área vinha sendo cogitada para a implantação de um Parque Verde, mas já havia a destinação do local para um habitacional. “Estou feliz com a portaria federal publicada no Diario Oficial da União destinando verbas para a construção do habitacional naquela área tão necessitada”.

O vereador Rinaldo Junior (PRB) repercutiu o assassinato do advogado Flávio Mendes Amorim, 47 anos, que foi abordado por dois homens enquanto pedalava com a esposa no Parque das Esculturas, no molhe do Porto do Recife, domingo. “O governador precisa dar uma resposta à sociedade. Desta vez foi Flávio, que saiu para pedalar e não voltou. Da próxima, pode ser qualquer um de nós. Estamos sem segurança e com medo, mas os bandidos é que deviam estar com medo, não nós que somos cidadãos de bem”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira, 1º de outubro.

Diante de um plenário repleto de pessoas de várias idades mas, predominantemente de jovens, o treinador de triathlon, Rolnan Gueiros Rosas, recebeu a maior comenda do legislativo municipal, a Medalha de Mérito José Mariano. A iniciativa partiu do vereador Almir Fernando (PCdoB) que justificou conceder a honraria a um dos grandes influenciadores do esporte em Pernambuco. A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (28) e foi presidida pelo vereador Hélio Guabiraba (PRTB).

Só no Recife elas são 100 mulheres com a missão de darem suporte físico e emocional nos partos. As doulas são consideradas essenciais na vida de milhares de mulheres e nesta sexta-feira (28), no plenarinho da Casa, foi sediado o 2º Congresso da Associação de Doulas de Pernambuco. O evento teve vários momentos de discussões e fizeram parte do encontro representantes de instituições de saúde pública; o Ministério Público de Pernambuco e profissionais da área.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), representou o poder legislativo durante as comemorações do Dia Nacional da República Popular da China, que celebra os 69 anos de independência do país. A cônsul-geral da China em Recife Yan Yuqing esteve à frente do evento, que aconteceu na noite desta quinta-feira (27), no salão Joaquim Nabuco do Sheraton Reserva do Paiva Hotel, no Cabo de Santo Agostinho.

As quedas contínuas no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) vão provocar uma mudança histórica na arrecadação do município. Pela primeira vez, o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), que segue em tendência de alta, deve assumir o posto de principal fonte de recursos do Recife. Esses e outros dados foram divulgados pela Secretaria de Finanças nesta quinta-feira (27), durante uma audiência pública sobre a avaliação das metas fiscais do segundo quadrimestre de 2018. O evento, promovido pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife, aconteceu no plenarinho da Casa de José Mariano.

Associado ao crescimento de pessoas que buscam por uma vida saudável, o número de feiras orgânicas itinerantes cresce na capital pernambucana e a Casa de José Mariano passa a receber quinzenalmente produtores que oferecem esse tipo de alimentos. Aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), desde que passou a ser regular, a segunda edição da feira, na área externa da Câmara. Entre os produtos comercializados estão verduras, raízes, legumes, hortaliças e os beneficiados, chamado deste modo pelos vendedores os alimentos que tenham em sua base produtos orgânicos, como os pães de batata, cenoura e macaxeira.

Associado ao crescimento de pessoas que buscam por uma vida saudável, o número de feiras orgânicas itinerantes cresce na capital e a Casa de José Mariano passa a receber quinzenalmente produtores que oferecem esse tipo de alimentos. Aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), desde que passou a ser regular, a segunda edição da feira, na área externa da Câmara. A iniciativa é do setor de Psicossocial da Casa.