Com o som do triângulo, sanfona e zabumba, o forró por onde passa anima o público, sobretudo no mês de junho com a chegada das festividades juninas. E para homenagear esse ritmo contagiante, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) promoveu uma reunião solene na manhã desta quarta-feira (6) que foi marcada pela presença de dezenas de artistas consagrados. O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) presidiu a solenidade.
Um dos instrumentos de transparência da gestão fiscal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), cujo projeto de lei número 07/2018 referente ao exercício de 2019 é de autoria da Prefeitura do Recife, foi discutido pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, que realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira (6). A LDO estabelece os parâmetros para o orçamento a ser elaborado e executado e tem a finalidade de orientar a elaboração do orçamento anual, adequando-o às diretrizes e metas da administração pública previstas no Plano Plurianual (PPA).
O vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (05) para repercutir um manifesto encabeçado por seu partido e que visa unificar legendas políticas em torno de um projeto de união de centro e pelo avanço de reformas. O documento, lançado nesta terça-feira em Brasília, motivou um discurso do parlamentar a respeito das diferenças ideológicas do espectro político e sobre os desafios do chamado estado de bem estar social, que une liberdades econômicas e garantias sociais.
O vereador Ricardo Cruz (PPS) fez um apelo, durante reunião ordinária desta terça-feira (5), para que a Prefeitura do Recife pague o salário integral dos guardas municipais que tiveram descontados os dias parados por causa do estado de assembleia geral permanente decretado no início do mês passado. “Tive reunião, ontem, com representantes da Secretaria de Segurança Urbana para me posicionar diante deste mesmo tema e agora volto a repeti-lo em plenário”, disse. Segundo ele, muitos guardas receberam apenas cinquenta centavos de salário referente ao mês de maio.
O vereador Davi Muniz (PEN) manifestou satisfação diante da decisão do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Francisco Tenório Santos, que revogou mandado de segurança que resultaria no despejo das 572 famílias residentes da comunidade 21 de abril, localizada no bairro da Várzea. “Havia uma indignação muito grande diante da ação movida pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O despejo seria uma violência, uma agressão muito grande, mas graças a Deus isso não ocorrerá”, afirmou, na reunião ordinária desta terça-feira (5).
Os cerca de 60 barraqueiros que vendem coco verde e outros produtos na extensão da orla de Boa Viagem estão pedindo à Prefeitura do Recife a reforma de seus quiosques, melhoria na iluminação, reforço na segurança da área e definição de um horário de funcionamento, visando atender bem ao recifense e ao turista. Eles compareceram ao plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (5), onde a vereadora Aline Mariano (PP) realizou audiência pública para debater o tema: “Projeto Orla de Boa Viagem”.
Nome pomposo para um atleta cuja simplicidade cativou pernambucanos e recifenses. Rivalidade à parte entre clubes de futebol, Edinaldo Batista Libânio, o Grafite, querido do Santa Cruz, agora pertence a todas as torcidas, para orgulho dos tricolores. Proposto pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), o jogador recebeu o Título de Cidadão do Recife na Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (04) . A solenidade foi presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PROS).
Dos nove projetos de lei analisados pela Comissão de Legislação e Justiça, o presidente do grupo, vereador Aerto Luna (PRP), destacou na tarde desta segunda-feira (4) o de número 89/2017, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC). A proposta garante que as obras edificadas no município terão a qualidade fiscalizada pela Prefeitura do Recife.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (04) um parecer da Comissão Mista para Opinar sobre as Contas do Poder Executivo, que analisou o exercício financeiro de 2005 do ex-prefeito João Paulo. O grupo, formado pelas comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento do Poder Legislativo, seguiu em sua análise a recomendação do Tribunal de Contas de Pernambuco, que recomendou a aprovação, com ressalvas, das contas. Durante a votação, 25 parlamentares se posicionaram favoravelmente à prestação de contas.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) disse que o Congresso de Mulheres da Assembleia de Deus em Pernambuco, realizado entre os dias 31 de maio a 3 de junho, já é um dos marcos das comemorações do centenário da denominação religiosa no Estado. “Quero parabenizar a todas as mulheres que fizeram deste congresso um marco inesquecível. É uma enorme alegria, como vereadora, ter esse encontro tão especial em nossa cidade”, afirmou, durante a reunião plenária desta segunda-feira (4). Pernambuco já é o estado nordestino com o maior número de protestantes, especialmente pentecostais.