Os dois principais instrumentos que nortearão o planejamento e o orçamento da Prefeitura do Recife para 2019, o Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual, já estão tramitando na Câmara Municipal. Até o dia 22 deste mês, os projetos de lei 16/2018 (PPA) e 17/2018 (LOA), que foram enviados pelo Poder Executivo, estão aptos a receber emendas dos vereadores. Essas duas matérias são vitais para o funcionamento da máquina pública: enquanto a LOA prevê todos os gastos do governo para o próximo ano, o PPA apresenta os programas temáticos e as metas para os próximos quatro anos em diversos temas.
O vereador Antonio Luiz Neto (PTB) defendeu a democracia brasileira e chamou a atenção de todos os eleitores à responsabilidade de ir às urnas e conceder o voto a candidatos que garantam o estado de direito. Ocupando a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (2), o vereador visitou a história recente do Brasil, destacou a necessidade da consciência política e o reconhecimento a homens e mulheres que lutaram para a manutenção dos direitos e garantias fundamentais.
O vereador Renato Antunes (PSC) analisou a situação política que o País está vivendo, às vésperas das eleições de sete de outubro, a partir de visita que realizou a uma escola privada de ensino fundamental 2. “Na visita que fiz à escola, perguntei aos jovens qual a opinião sobre a política. Eles, que tinham entre 12 e 13 anos, me responderam que se trata de uma prática que está associada à corrupção, aos ladrões e à Lavajato”, disse, na reunião desta terça-feira, (2).
Para o vereador André Régis (PSDB) o clima dessa eleição do próximo domingo é de tudo ou nada. “A responsabilidade por esse estado de coisas é do Partido dos Trabalhadores. Os grandes quadros do PT sumiram de cena, foram aos poucos desaparecendo, não se ouve falar mais deles”.
O vereador Rogério de Lucca (PSL) alertou para os perigos de se acreditar, sem questionamentos, nos resultados das pesquisas de opinião que estão sendo divulgados nas mídias sociais nesta última semana que antecede as eleições de sete de outubro. “Os resultados são contraditórios , pois em muitas dessas pesquisas os índices de aceitação e de rejeição dos candidatos não fecham. Estamos sendo abastecidos com muitas informações de pesquisas, mas é preciso questionar esses possíveis resultados”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira, (2).
O Governo Japonês convidou o vereador André Régis (PSDB) para conhecer de perto o sistema de ensino e as escolas japonesas. O vereador deverá ir a Tóquio em novembro para visita, que deverá ser realizada em conjunto com o corpo técnico da Embaixada Brasileira naquele país. Ele disse na tarde desta segunda-feira (1º), na Câmara do Recife, que estava muito honrado com o convite para conhecer o ensino fundamental, básico e o técnico”.
A passagem do Dia Nacional do Idoso, transcorrido nesta segunda-feira, 1º de outubro, foi registrada pela vereadora Michele Collins (PP), na reunião plenária desta segunda-feira. “A data foi instituída por meio da lei federal 11.433, de 2006. Hoje, comemoramos, também os 15 anos de vigência do Estatuto do idoso, que é uma importante iniciativa de caráter protetivo dos direitos fundamentais desse público”, afirmou.
A passagem do Dia Nacional do Idoso, transcorrido nesta segunda-feira, 1º de outubro, foi registrada pela vereador Michele Collins (PP), na reunião plenária desta segunda-feira. “A data foi instituída por meio da lei federal 11.433, de 2006. Hoje, comemoramos, também os 15 anos de vigência do Estatuto do idoso, que é uma importante iniciativa de caráter protetivo dos direitos fundamentais desse público”, afirmou.
O vereador Renato Antunes (PSC) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (1º), para repercutir a visita que fez à Creche Municipal Senador Paulo Guerra, na Imbiribeira. De acordo com ele, o local tem boa estrutura física, mas lamentou o fato de não possuir um Conselho Escolar. “O Conselho é responsável por zelar pela manutenção e por participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola. Além disso, tem um papel fundamental na democratização da educação”, afirmou o parlamentar.
A vereadora Ana Lúcia (PRB) comemorou oficialização do Habitacional Encanta Moça I e II. A publicação aconteceu no último dia 25 deste mês e contempla a construção de 600 apartamentos no terreno do antigo Aeroclube do Pina. A área vinha sendo cogitada para a implantação de um Parque Verde, mas já havia a destinação do local para um habitacional. “Estou feliz com a portaria federal publicada no Diario Oficial da União destinando verbas para a construção do habitacional naquela área tão necessitada”.