A ausência de fiscais para averiguar o funcionamento dos ônibus de uma empresa do Grande Recife Consórcio de Transportes motivou críticas por parte do vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta segunda-feira (04). O parlamentar fez um discurso sobre o assunto na Câmara do Recife durante a reunião plenária. De acordo com ele, a falta desses profissionais tem prejudicado o transporte de moradores da Zona Norte do Recife.
Estabelecer medidas e procedimentos para os casos de violência contra profissionais da educação nas unidades de ensino públicas e particulares do Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 22/2018, de autoria do vereador Renato Antunes (PSC), que se pronunciou na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (04) para tratar do assunto. Segundo o parlamentar, é preciso criar mecanismos de apoio aos professores que enfrentam situações de violência nas escolas da capital pernambucana.
O vereador Romero Albuquerque (PP) lamentou críticas publicadas em jornais locais, no final de semana, dizendo que ele estaria fazendo propaganda do mandato, antecipando-se às eleições, ao instalar grandes placas numa praça falando de ações em defesa de animais. “Todos aqui sabem da minha produtividade como vereador do Recife, todos são testemunhas do meu empenho desde o primeiro dia de mandato. Nunca faltei uma única sessão”, disse ele, na reunião ordinária desta segunda-feira (4).
Vinte projetos de lei foram distribuídos para análise dos vereadores e outros cinco receberam pareceres durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (4) pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. “Foi uma reunião muito importante e produtiva, em que pudemos analisar diversas matérias de muito interesse para a população recifense”, disse a presidente do colegiado, vereadora Michele Collins (PP). Também participou do encontro o vereador Ivan Moraes (PSOL), vice-presidente. Um dos projetos distribuídos defende o interesse das pessoas que trabalham em motos e um dos que foram aprovados visa a ampliação das Agências de Emprego / SINE no município do Recife.
O Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado anualmente no dia 5 de junho – vai ser alvo de uma programação especial na Câmara do Recife. Entre os dias 4 e 8 de junho, o Poder Legislativo Municipal vai realizar exibições de vídeos e distribuição de material educativo, além de sediar uma feira de produtos orgânicos. O evento é de iniciativa do setor Psicossocial da Casa.
Com o plenário e as galerias da Câmara Municipal do Recife lotados de moradores de Brasília Teimosa, o vereador Ricardo Cruz (PPS) homenageou, na tarde desta quinta-feira (31), uma das moradoras mais populares da localidade e do bairro do Pina: Edileuza Silva do Nascimento, ou simplesmente “Leu”, como é conhecida nas comunidades de pescadores e marisqueiras. Pobre, negra e com um histórico de vida em que se ressalta a luta para garantir a sobrevivência, ela recebeu o título de Cidadã do Recife. “Sua fama já se espalhou pela cidade inteira, em face de sua participação em eventos e projetos, seja como convidada, seja como palestrante e protagonista”, disse.
A Câmara do Recife realizou nesta quinta-feira (31), por meio de sua Comissão de Finanças e Orçamento, uma audiência pública de prestação de contas da Prefeitura sobre o primeiro quadrimestre de 2018, que compreende o período entre os meses de janeiro e abril. Conduzida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), presidente da comissão, a audiência contou com a participação do diretor executivo do Tesouro Municipal, André Nunes.
"O resultado do acordo firmado com a categoria de professores deixou a desejar", conforme avaliação da vereadora Ana Lúcia (PRB), que também é professora, na tarde desta quarta-feira (30), na tribuna da Câmara. Segundo ela o reajuste concedido mal repõe a inflação e será pago de forma escalonada em 1,66% ao mês nos meses de agosto, setembro, e outubro. “A categoria saiu do movimento descontente”.
Ressaltar as ações da atual gestão da Prefeitura para a Guarda Municipal e afirmar que o Poder Executivo está aberto a dialogar com a categoria. Foi com esse objetivo que o vereador Eriberto Rafael (PTC), líder do governo na Câmara do Recife, subiu à tribuna da Casa nesta quarta-feira (30). Ao plenário, o parlamentar disse ainda que os guardas – que se encontram em assembleia permanente desde o início do mês – não seguiram os trâmites legais para a deflagração de greve.
A vereadora Michele Collins (PP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Família e da Vida, organizadora da reunião pública "Contra o aborto e em favor da vida", realizada na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (30), repercutiu no Plenário da Casa o resultado do encontro. Ela lamentou que um momento especial foi tumultuado por manifestantes que tentaram impedir que a reunião continuasse, "porque vieram com o intuito de não deixar o evento acontecer". No entanto, ela informou que apesar disso, a reunião, que contou com a presença da missionária norte-americana Gianna Jessen, acabou sendo feita em outro espaço da Casa, na Sala da Presidência.