Parlamentares da Câmara Municipal do Recife reagiram com indignação à afirmação feita por um líder religioso de São Paulo, que atribuiu a um espírito maligno a manifestação do autismo numa criança. “Não podemos admitir que um pastor ocupe o púlpito de uma igreja para fazer pregação cristã e ofenda nossos filhos, dizendo que dentro de nossos filhos tem uma presença maligna. Deus criou a diversidade, inclusive a neurológica. Com essa afirmação, o pastor ofendeu crianças e famílias. Temos a obrigação de fazer esta defesa”, disse a vereadora Liana Cirne (PT), a primeira vereadora a se pronunciar sobre o tema, na reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira, 21.
Ao repercutir a vitória do prefeito João Campos nas eleições do dia 6 de outubro, o vereador Zé Neto (PSB) disse, na reunião plenária da Câmara Municipal, realizada na manhã desta segunda-feira, 21, que os votos conquistados “o credenciam a voos maiores” e que, com a reeleição, ele se tornou “uma liderança regional e, quem sabe, nacional”. O parlamentar lembrou que Campos atingiu 78% dos votos válidos do Recife e que sua candidatura venceu em todas as zonais do município. Esses resultados, segundo o vereador, fazem com que o apoio de João Campos seja decisivo no segundo turno de cidades de Pernambuco e até de estados vizinhos.
A sanção da lei federal 14.992/2024, no dia 3 de outubro, foi repercutida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (21). A nova lei, de autoria da deputada federal Iza Arruda (MDB), visa a estabelecer medidas ligadas à inserção de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho. Em seu discurso, Eustáquio comemorou a novidade legislativa. “Essa lei traz não apenas a questão do cuidado, mas traz [também] a oportunidade de trabalho, de estágio, a oportunidade para essas pessoas que são muito importantes para a nossa sociedade”.
O vereador Marco Aurélio Filho (PV) destacou, na tribuna da Casa de José Mariano, durante reunião plenária desta segunda-feira (21), o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) de que a água potável e o saneamento são essenciais para a realização de todos os direitos humanos e, ao mesmo tempo, criticou os serviços oferecidos pela Compesa. “Como nós podemos acha normal famílias viverem sem água na cidade do Recife? E pior: receber a conta e as torneiras continuarem sem água”.
A vereadora Natália de Menudo (PSB) repercutiu, nesta segunda-feira, (21), durante plenária da Câmara Municipal do Recife, uma notícia publicada no Jornal do Commercio do dia último 4, sobre a não conclusão de uma licitação do governo de Pernambuco para a contratação de câmeras de monitoramento. “Uma informação muito preocupante que trago com grande perplexidade. O governo do Estado mais uma vez não conseguiu concluir a licitação para a contratação das câmeras de monitoramento que são essenciais para a segurança pública, ou seja, mais uma vez o governo falhou e estamos à mercê da criminalidade”.
Foram três manhãs dedicadas a palestras e atividades práticas que tiveram em comum a acessibilidade e a inclusão. Assim foi a Oficina de Vivências Inclusivas, promovida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal do Recife, direcionada aos servidores da Casa. De quarta (16) a sexta-feira (18), estiveram em pauta, no plenarinho, os desafios enfrentados por pessoas com deficiência auditiva, visual e física.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na manhã desta quinta-feira (17), por videoconferência, para analisar 13 proposições. Todas receberam parecer pela aprovação no colegiado. Dentre elas, está o projeto de lei Ordinária (PLO) número 207/2022 que aprova a Política Municipal de Uso e Distribuição de Remédios Derivados da Cannabis, e o de número 188/2024, que institui o “Dia Municipal de Conscientização do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)” no Calendário Oficial da cidade. O presidente da Comissão, vereador Zé Neto (PSB), conduziu o encontro que também contou com a participação de Chico Kiko (PSB) e Samuel Salazar (MDB).
Compartilhar informações para aumentar a inclusão no local do trabalho e melhorar o atendimento ao público. Com esse objetivo, a Escola do Legislativo do Recife deu início à Oficina de Vivências Inclusivas, nesta quarta-feira (16), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. O evento é destinado aos servidores da Casa e conta com palestras ministradas por pessoas com deficiências, além da exibição de vídeos e atividades práticas. A iniciativa acontece até a sexta-feira (18), sempre das 9h às 12h.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (15), o vereador Amaro Cipriano Maguari (PP) destacou a importância da fiscalização aos órgãos públicos, parabenizou os professores pelo Dia do Professor e cumprimentou os vereadores eleitos que estavam presentes. “Eu quero deixar algo de importante para vocês [Eduardo Moura (Novo), Jô Cavalcanti (PSOL) e Kari Santos (PT) – vereadores eleitos], é que os órgãos públicos da Prefeitura do Recife merecem ser mais fiscalizados", afirmou.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questão de saudar a vereadora eleita pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Jô Cavalcanti. Juntamente com outros novos parlamentares do Recife, Kari Santos (PT) e Eduardo Moura (Novo), ela acompanhou os debates e votações que ocorreram na Casa de José Mariano na manhã desta terça-feira (15). “Quatro anos depois de elegermos Dani Portela, eu tenho a honra de estar dando lugar a Jô Cavalcanti que, certamente, continuará as pautas e as lutas que eu tenho representado”.