Notícias

Ao repercutir denúncias do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Comércio Informal (Sintraci), o vereador Ivan Moraes (PSOL) ressaltou que os fiscais da Prefeitura do Recife portam algemas e agem com truculência contra os trabalhadores informais que atuam em alguns pontos do centro da cidade. Segundo ele disse nesta quarta-feira (4), na Câmara Municipal, esses trabalhadores informais se encontram sem cadastro por falta de transparência da gestão. “Muitos deles tentam se inscrever, mas não conseguem informações necessárias. Não sabemos por que esse cadastro não está disponível no site da PCR, de forma simples e acessível a todos”.

“Elas são 52% da população, mas só ocupam 10% das vagas no parlamento. Apenas 16 mulheres ocuparam o cargo de vereadora do Recife em toda história da Câmara Municipal. Hoje, das 39 pessoas que se dedicam à vereança, apenas seis são mulheres. Atualmente, todos os 23 ministérios do Governo Federal são comandados por homens”. Esses foram alguns dados citados pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) durante a reunião plenária da tarde desta quarta-feira (4). Na ocasião, o parlamentar leu um texto redigido pelo Setorial de Mulheres Feministas do seu mandato.

Os pontos de risco dos morros da Zona Norte do Recife vão ser discutidos em uma audiência pública às 14h da próxima quinta-feira (5), na Câmara do Recife. A iniciativa do evento é do vereador Almir Fernando (PCdoB), que levou o assunto à tribuna da Casa durante a reunião plenária desta quarta-feira (4).

Proposta do vereador Fred Ferreira (PSC), em forma de projeto de lei, já tramitando na Câmara do Recife, sugere a criação de Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), a exemplo das que existem em outras cidades como Olinda, Natal, Salvador, Rio de Janeiro.

O secretário de Planejamento Urbano do Recife, Antônio Alexandre, e técnicos do Instituto Pelópidas Silveira apresentaram à Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife, as diretrizes do Plano de Mobilidade da cidade. O presidente da Comissão, vereador Gilberto Alves (PSD), informou que esta exposição serviu para dar conhecimento aos parlamentares sobre o ponto em que o Plano se encontra, antes da elaboração final do documento. Depois de concluído, o Plano será encaminhado à Casa Legislativa, em forma de Projeto de Lei do Executivo, ocasião em que receberá emendas e será alvo de discussões por meio de audiências públicas. O projeto de lei do Executivo deve chegar à Câmara em maio. A reunião aconteceu hoje (03), na sala das comissões da Casa José Mariano e contou com a participação de dezesseis vereadores.

Os requerimentos relativos a duas audiências públicas que tratam sobre problemas habitacionais do Recife foram alvo de debate nesta terça-feira (3), na Câmara do Recife, durante a reunião plenária. O requerimento nº 1578/2018, de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB), solicitava a realização de uma audiência sobre a construção de um habitacional no terreno do Aeroclube, no bairro do Pina. Já o requerimento 1584/2018, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), pedia a liberação do Plenarinho da Câmara para a realização de uma audiência, anteriormente aprovada, sobre imóveis abandonados e moradia popular no centro da capital. Para o vereador Carlos Gueiros (PSB), entretanto, as duas audiências deveriam ser condensadas em um único evento.

Durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (04) o vereador Aderaldo Pinto (PSB) subiu à tribuna para alertar a CTTU sobre a necessidade de fazer ajustes no trânsito da Rua Conselheiro Theodoro, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife. De acordo com o parlamentar, trata-se de uma via estreita onde os carros estacionam dos dois lados, afetando a mobilidade dos veículos que passam pelo local.

“Quem está sendo julgado não é a pessoa de Lula, mas o projeto político que ele representa.” Com essas palavras, a vereadora Marília Arraes (PT) deixou na tribuna da Câmara do Recife sua opinião acerca do processo de julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ganha novo desenvolvimento em sessão do Supremo Tribunal Federal na próxima quarta-feira (4). A vereadora se pronunciou no Legislativo Municipal nesta terça-feira, 3.

O vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna na tarda desta terça-feira, 4, para abordar a falta de fardamento nas escolas da rede municipal. O parlamentar contou que, após fiscalização, sua equipe fez um levantamento e constatou que 94% das escolas do Recife não receberam uniformes adequados.

A suspensão nos repasses a 26 equipes de agentes comunitários de saúde do Recife, publicadas em uma portaria do Ministério da Saúde, foram repercutidas no plenário Câmara do Recife nesta terça-feira (3). O assunto foi levado à tribuna da Casa pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), que teceu críticas à gestão da Prefeitura no setor.