As pastorais e movimentos ligados à Arquidiocese de Olinda e Recife foram alvo de uma celebração promovida nesta quinta-feira (27) pela Câmara Municipal do Recife. Considerados meios para assistir e tocar pessoas nas comunidades onde está presente a Igreja Católica, essas ações e seus representantes receberam homenagens da Casa de José Mariano em uma iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo). O vereador Marco Aurélio Filho (PV) presidiu a reunião solene.
Nesta quinta-feira (27), ocorreu uma reunião solene no plenário da Casa de José Mariano em celebração aos 65 anos da Sociedade Auxiliadora Feminina Pentecostal (SAFP), localizada no bairro de Água Fria, Zona Norte da cidade, numa iniciativa do vereador Almir Fernando (PSB). A SAFP foi inaugurada no dia 13 de março de 1959, com o objetivo de levar conforto aos enfermos, bem como de ajudar a igreja nas áreas de evangelização, contribuição e de beneficência à sociedade atendendo às necessidades espirituais e sociais. Na ocasião, 33 mulheres receberam uma homenagem. O vereador Felipe Alecrim (Novo) presidiu a solenidade.
A Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao promotor de Justiça do Estado de Pernambuco, Maviael de Souza Silva, por iniciativa do vereador Doduel Varela (PSD), que fez a entrega da honraria em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (26). “Hoje, esta Casa Legislativa tem a honra de homenagear um profissional de extrema competência e dedicação ao serviço público. O compromisso de doutor Maviael com a dignidade, o decoro, o zelo, a probidade, a eficiência e o interesse público são princípios que norteiam sua conduta e servem de exemplo para todos aqueles que têm como dever servir ao próximo”, disse o parlamentar.
Comemorado anualmente em 27 de junho, o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino foi tema de uma reunião solene promovida pela Câmara do Recife nesta quarta-feira (26). O evento, proposto pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), teve como um de seus objetivos homenagear agremiações e personalidades que se destacaram no ciclo junino de 2024 ou ao longo de suas trajetórias. O vereador Doduel Varela (PSD) presidiu a cerimônia.
Homenagear as pessoas que fazem a diferença na vida da população com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi com esse objetivo que a Câmara do Recife promoveu uma reunião solene nesta terça-feira (25), no plenário da Casa de José Mariano. A cerimônia foi realizada por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo) em alusão ao Dia do Orgulho Autista, que ocorreu no último 18 de junho. O vereador Tadeu Calheiros (MDB) presidiu o evento.
Nesta terça-feira (25), em reunião plenária da Câmara Municipal, o vereador Ivan Moraes (PSOL) sugeriu a construção de um local, onde a cultura popular do Recife seja divulgada durante o ano inteiro. O nome do espaço seria Cidade da Cultura Popular e ficaria localizado próximo do Mercado das Flores, no bairro de Santo Antônio. A ideia do local foi concebida pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e apresentada durante audiência pública promovida pelo parlamentar.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) destacou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (25), o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho, com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pela venda e pelo consumo de drogas. “A data é importante para alertar a sociedade sobre essa questão do uso de drogas, que tem destruído muitas famílias e a saúde dos usuários”, disse.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (25), o vereador Marco Aurélio Filho (PV) reforçou a defesa sobre a ampliação da política pública voltada para a saúde bucal e destacou a importância para os profissionais da área, do projeto de lei do Executivo nº 19/2024. A proposta disciplina a Bonificação por Desempenho da Saúde Bucal, regulamentando a distribuição local dos recursos relacionados ao "pagamento por desempenho da saúde bucal na atenção primária à saúde, no âmbito do SUS", instituído pelo Ministério da Saúde
Durante pronunciamento realizado na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (25), o vereador Carlos Muniz (PSB) destacou duas ações coordenadas pela gestão municipal: a entrega da 100ª obra de contenção de encosta e a desapropriação dos edifícios do Trianon e Art Palácio para a construção do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu três votos de aplausos de sua autoria durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (25). Todos os requerimentos reconhecem oficialmente o trabalho de pessoas e instituições do Recife, da área da cultura, e foram aprovados por unanimidade.