Notícias

Para discutir a realidade das pessoas que enfrentam dificuldades de locomoção e fortalecer futuros projetos de lei, a vereadora Aline Mariano (PMDB) realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira, 7, para discutir a questão da acessibilidade no Recife. “Respeitar as pessoas que tenham algum tipo de deficiência é, portanto, reconhecer que elas possuem os mesmos direitos que nós aos bens da sociedade, como, por exemplo: os cegos poderem navegar na internet, utilizando programas especiais para deficientes visuais ou terem acesso à cultura por meio de livros escritos em braille; os surdos assistirem TV com ajuda de legendas ou de um intérprete de libras; os deficientes físicos poderem ter acesso aos locais públicos graças às portas largas e rampas que permitem o trânsito de suas cadeiras de rodas, ou pela garantia de encontrarem vagas em estacionamentos próximas da entrada dos prédios; escolas inclusivas onde as pessoas com deficiência possam estudar nas salas de aula regulares com os demais alunos sem serem discriminados”, exemplificou.

Com a presença dos três mais antigos vereadores, em número de mandatos, da Câmara Municipal do Recife, a Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica realizou reunião na manhã desta quarta-feira, 7. O presidente da Casa de José Mariano, Eduardo Marques (PSB); o presidente da comissão, Carlos Gueiros (PSB) e o relator do colegiado, Antonio Luiz Neto (PTB), todos entrando no sétimo mandato, 24 anos de experiência no Legislativo Municipal cada um, debateram temas importantes que comporão a futura “Constituição” do Recife.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Casa de José Mariano se reuniu nesta terça-feira (6) para debater emendas ao projeto de lei do Executivo nº 14/2017, que dispõe sobre a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao ano de 2018. A comissão, que recebeu dos vereadores da Casa 49 emendas, debateu 23 delas com parlamentares e membros da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas (SEPLAG/PCR) do município.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está julgando a cassação da chapa Dilma-Temer, vitoriosa sem a devida lisura de uma disputa democrática após 900 dias do pedido de julgamento, mas ainda que tardio, pertence a este Tribunal. Dessa forma, o vereador André Régis (PSDB), posicionou-se em relação ao TSE, que tem agora momento histórico para consertar o que aí está posto. “Este governo perdeu a credibilidade e as condições de governabilidade e o TSE não tem alternativa a não ser cassar a chapa, cujas delações demonstram o abuso de poder econômico. Já foram recuperados mais de R$ 20 bilhões retirados dos cofres públicos para beneficiar essas empresas”.

O vereador Marco Aurélio (PRTB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (6) para discutir o requerimento de nº 3915/2017, que solicitava a presença do prefeito Geraldo Julio para dar esclarecimentos em relação à menção de seu nome na delação premiada de um executivo ligado à empresa JBS. A discussão, que havia sido iniciada pelo autor da proposta, o vereador Rinaldo Júnior (PRB), também já havia sido conduzida pela líder do governo na Câmara do Recife, a vereadora Aline Mariano (PMDB).

O requerimento nº 3915/2017, de autoria do vereador Rinaldo Júnior (PRB), foi um dos principais temas de discussão na Câmara do Recife nesta terça-feira (6). O texto, que acabou sendo rejeitado pelos parlamentares durante a reunião plenária, solicitava o comparecimento do prefeito Geraldo Julio na Casa de José Mariano para dar esclarecimentos sobre a menção de seu nome na delação premiada do diretor de relações institucionais da JBS, Ricardo Saud.

Defensor da causa animal com mandato focado nessa questão, o vereador Romero Albuquerque (PP) anunciou a inauguração do Hospital Veterinário de Recife, promessa de campanha do prefeito Geraldo Julio. “Estou orgulhoso de anunciar que próximo dia 8 a cidade sairá mais uma vez na frente das demais capitais do país entregando um hospital par atender exclusivamente animais com equipamentos e espaços modernos de atendimento. Um marco para o Recife”.

Na Rua Antônio de Sá Leitão, no bairro de Boa Viagem, existe um imóvel onde funcionava o hospital Nelson Chaves que passaria por um plano de expansão, porém, segundo o vereador André Régis, (PSDB) a edificação encontra-se inacabada. Durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (06), ele falou que irá ingressar com um pedido de informação à Prefeitura da Cidade do Recife abordando a respectiva obra. “Não sei o motivo da paralisação. O fato é que há vários anos esse prédio está fechado e como já foi relatado pela vizinhança, é um grande foco do mosquito Aedes aegypti”.

A vereadora Aline Mariano (PMDB), líder do governo, fez questão de subir à tribuna na tarde desta terça-feira, 6, para tecer críticas ao requerimento 3915/2017, de autoria do vereador Rinaldo Júnior (PRB). O documento solicita a presença do prefeito com o intuito de esclarecer as denúncias veiculadas nos meios de comunicação, a partir das delações da empresa JBS envolvendo doações para campanhas.

Próxima quinta-feira, dia 8, será inaugurado o Hospital Veterinário do Recife (HVR) e o vereador Ricardo Cruz (PPS) comemorou a notícia durante pronunciamento realizado nesta terça-feira (6), na Câmara. “Estou muito feliz por esta ação tão importante para a causa animal. Chegou o tempo de festejarmos a vinda do hospital que será inaugurado pelo prefeito Geraldo Julio”.