Notícias

As políticas públicas para os animais da cidade do Recife foram debatidas numa audiência promovida pelo vereador Romero Albuquerque (PP). Durante a tarde desta quinta-feira (1), instituições em defesa dos animais, protetores, veterinários e público em geral fizeram questão de participar e esclarecer o assunto no Plenarinho da Casa.

A partir de iniciativa do vereador Rodrigo Coutinho (SD), a Câmara Municipal do Recife promoveu audiência pública nesta quinta-feira, primeiro de junho, sobre o novo projeto de mobilidade urbana da cidade que está sendo elaborado por exigência de lei federal. “O nosso propósito foi dar conhecimento ao recifense de um plano que está em andamento e trazer professores e representantes de áreas técnicas para ampliar o debate”, disse. Dias antes, a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, da Câmara, esteve no Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) onde os vereadores receberam todas as informações do documento que está sendo feito. “Esperamos que esse plano chegue ao Legislativo Municipal até o final do ano, em forma de projeto de lei, para ser votado. Agora, estamos apenas antecipando os debates, pois eles precisam ser amplos”, explicou Coutinho.

Discutir a importância das calçadas e das condições para o modo de transporte a pé no Recife. Foi com esse objetivo que a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife recebeu, na tarde desta quarta-feira (31), o arquiteto e urbanista Francisco Cunha, membro do movimento Olhe Pelo Recife – Cidadania a Pé. Em sua palestra, ele destacou os problemas de se privilegiar as políticas voltadas para o transporte motorizado individual – carros e motos –, que concentra para si 80% do espaço público urbano.

O vereador Marco Aurélio (PRTB), primeiro secretário da Casa de José Mariano, criticou a atuação Companhia de Transporte e Trânsito Urbano (CTTU) durante as chuvas que afetaram o Recife nesta quarta-feira (31). Em discurso realizado na Câmara do Recife, o parlamentar disse ter constatado problemas em diversos semáforos da capital e uma falta de orientadores de trânsito nessas localidades. De acordo com Marco Aurélio, não havia agentes nas ruas por falta de equipamentos apropriados para o mau tempo.

“As fortes chuvas que atingem o Recife, também têm causado transtornos às escolas da Rede Municipal da Cidade”, disse a vereadora Ana Lúcia (PRB), que também cobrou da Secretaria de Educação o plano de requalificação dos estabelecimentos de ensino. Segundo destacou na tribuna da Câmara, na tarde desta quarta-feira, 31, pelo menos três escolas do Recife tiveram problemas em suas estruturas, nesse período chuvoso.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) lamentou as duas mortes ocorridas na manhã desta quarta-feira, 31, por causa do deslizamento de uma barreira na Rua Leôncio Rodrigues, no bairro de Dois Unidos, Zona Norte do Recife. Na tribuna da Casa de José Mariano, ele lembrou que estas foram as mais graves ocorrências registradas na cidade, neste período chuvoso. “Foi uma tragédia que vitimou duas pessoas da mesma família”.

O vereador Chico Kiko (PP) repercutiu, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta quarta-feira (31), a mudança de gestão do sistema público de aluguel de bicicletas do município, o Bike PE. Neste mês, o serviço deixou de ser operado pela empresa pernambucana Serttel para ser assumido pela paulista Tembici. Em seu discurso, o parlamentar salientou a necessidade de se expandir o sistema até os bairros periféricos da capital.

Apesar de ter apresentado um resultado positivo, cumprindo as metas fiscais estabelecidas para o primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril), a Prefeitura do Recife levou um susto no último mês do período. As duas principais receitas do município, o Imposto Sobre Serviço (ISS) e o repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tiveram resultados negativos. “Foram quedas nominais em relação ao exercício anterior, o que pode ensejar uma mudança de tendência de melhoria do cenário econômico”, analisou o secretário de Finanças, Ricardo Dantas, em audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento, na manhã desta quarta-feira, 31, para avaliação do cumprimento das metas fiscais para os primeiros quatro meses deste ano.

Um projeto que visa garantir mais informação a pacientes de hospitais e clínicas do Recife ficou mais próximo de se tornar uma lei municipal nesta terça-feira (30). Em reunião na Câmara Municipal, a Comissão de Finanças e Orçamento da Casa concedeu parecer pela aprovação ao projeto de lei nº 18/2017, que institui a obrigatoriedade de entrega de um miniprontuário médico a pessoas atendidas por estabelecimentos de saúde públicos e privados.

A liberação de recursos por parte da Caixa Econômica Federal à Prefeitura do Recife e a regularização do fornecimento de água em alguns bairros da cidade foram os dois apelos realizados durante o pronunciamento do vereador Almir Fernando (PCdoB). Em discurso realizado na tarde de hoje (30), o parlamentar ressaltou a importância da resolução das duas questões para a cidade.